1 de julho de 2016

Noticia: Os maiores buracos artificiais do mundo


Dois lugares do planeta disputam o posto de possuirem o maior buraco artificial do mundo. Nenhum deles têm qualquer objetivo científico ou participa de alguma competição de escavação. Ao contrário, seus proprietários perfuram centenas de metros abaixo da crosta terrestre com um único objetivo: fazer dinheiro.

Situados em lugares diferentes do mundo, os dois buracos têm características bem diferentes. Um se parece com uma obra de engenharia. É simétrico, de linhas projetadas e visivelmente técnico. Tudo parece exato. O outro, ao contrário, se parece mais com uma escavação a céu aberto, onde as milhares de toneladas de terra extraídas diariamente são jogadas de lado, sem cuidado aparente.

Mirna, Sibéria
O primeiro desses buracos gigantes se localiza na Rússia e é considerado por muitos, inclusive fora do país, como o maior buraco do mundo. Seu diâmetro é de 1.25 quilômetros e sua profundidade de 525 metros. Situado no leste da Sibéria, próximo à cidade de Mirna, o gigantesco túnel vertical é uma das maiores minas de diamente do mundo.

A diferença de pressão barométrica existente entre o fundo da mina e sua saída foi responsável por diversos acidentes com helicópteros e aviões de pequeno porte, que foram literalmente sugados para dentro do buraco. Atualmente os vôos sobre a mina são expressamente proibidos.

Para se ter uma idéia da profundidade do buraco russo, um caminhão leva em média 2 horas para descer até sua base. Em sua jornada utiliza uma estrada em formato de caracol que contorna as paredes do buraco. Por se localizar em uma área muito fria, ligeiramente abaixo do círculo polar Ártico, a temperatura no interior da mina é da ordem -45ºC.

Utah, EUA
O segundo buraco se encontra nos Estados Unidos e é considerado, ao menos pelos norte-americanos, como o maior buraco da face da Terra. Situada no Estado de Utah, a mina de cobre de Kennecott's Bingham tem, segundo seus proprietários, nada menos que 4 mil metros de diâmetro por 1200 metros de profundidade e desde sua história, já retirou de dentro da terra pelo menos 17 milhões de toneladas de cobre. A mina é tão grande que pode ser vista facilmente da Estação Espacial Internacional, ISS, quando cruza os EUA.

Em busca do precioso metal, a mina continua sendo escavada, e até 2015 terá 1360 metros de profundidade.

Na mina de cobre dos EUA tudo parece gigante. Para o transporte do material de dentro das escavações são usados caminhões especiais, como o mostrado abaixo. Em cada viagem, cada um deles carrega aproximadamente 300 toneladas de material e de acordo com o fabricante, cad
a pneu custa o equivalente a 25 mil dólares. Repare, na foto acima, os diversos caminhões dentro do 
gigantesco buraco !

Comparando-se os dois buracos, nota-se claramente que existe uma grande diferença de estilos. Os russo parecem mais organizados em seu objetivo e escavaram um túnel bem formatado, em sentido vertical. Ao contrário, os americanos parecem abrir uma espécie de cânion artificial sem fim. A decisão é sua. Afinal, qual o maior buraco artificial do mundo?
Fonte: APOLO11.



Leia mais: Notícias. Com
Deixe seu comentário
Whatsapp
Tweet
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário