20 de julho de 2016

Noticia: Unicef alerta que mais de 240 mil crianças têm desnutrição aguda na Nigéria

“...e haverá fomes,” Mateus 24:7
Ao todo, 244 mil meninos e meninas sofrem de desnutrição aguda e com o elevado risco de morte no estado de Borno, no nordeste da Nigéria, por conta da piora da situação humanitária devido ao conflito com o grupo jihadista Boko Haram, alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta terça-feira.

Segundo dados da agência da ONU para a infância, do total de crianças que vive essa situação em Borno quase 50 mil poderiam morrer se não receberem tratamento em breve.

"Serão 130 crianças morrendo em média por dias por causas relacionadas à desnutrição aguda se a resposta não aumentar rapidamente", advertiu o diretor regional do Unicef para África Ocidental e Central, Manuel Fontaine, em comunicado.

Depois de visitar a região, ele pediu a colaboração da comunidade internacional.

"Precisamos que todos os aliados e doadores deem um passo à frente para evitar que mais crianças morram", alertou.

Segundo o Unicef, a crise alimentar na região se agrava à medida que as tropas da força multinacional vão recuperando o controle de territórios até então em poder do Boko Haram. Os lugares que agora são acessíveis apresentam um panorama desolador: cidades completamente destruídas que acolhem pessoas deslocadas sem acesso a condições adequadas de higiene, água ou alimentos.

Além disso, o diretor regional do Unicef advertiu que a situação irá piorar nos próximos meses, já que as organizações humanitárias ainda não têm acesso a quase 2 milhões de pessoas que vivem em áreas pouco seguras.

O conflito na Nigéria já dura sete anos e nesse período o Boko Haram assassinou mais de 12 mil pessoas, segundo estimativas do governo - embora outras fontes elevem este número a mais do que o dobro -. A situação também provocou o deslocamento de mais de 2,5 milhões.
Fonte: EFE.


Notícias. Com
Deixe seu comentário
Whatsapp
Tweet
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário