28 de agosto de 2016

Alinhamento planetário Vênus e Júpiter

Os cinco planetas mais brilhantes: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão reunidos no céu noturno, nos dando uma bela oportunidade de contemplá-los juntos pela última vez nos próximos anos.

O raro alinhamento planetário acontece nesse final de mês, após o pôr do Sol. Os planetas irão formar uma linha que se estenderá do horizonte oeste ao leste.

Mesmo que você não tenha familiaridade com o céu noturno e os corpos celestes, não se preocupe, pois preparamos um tutorial rápido e fácil para que qualquer pessoa consiga identificar os 5 planetas.

1° Etapa do alinhamento

Durante o mês de julho, Júpiter, Marte e Saturno já estão visíveis logo após o pôr do Sol. No fim de julho, Mercúrio começa a se levantar no horizonte oeste, mais ainda estará bem pertinho do Sol, o que dificulta um pouco sua observação. Para encontrá-los, basta ficar de frente para o horizonte oeste, onde o Sol estará se pondo. Assim que a noite começa a despontar, poderemos ver esses quatro planetas. A ordem será (de oeste para leste): Mercúrio, Júpiter, Marte e Saturno, como mostra a imagem abaixo:

Região oeste do céu no dia 31 de julho de 2016, logo após o pôr do Sol.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

Júpiter é o mais brilhante de todos; Saturno estará no ponto mais alto do céu; Mercúrio tem o brilho mais tênue, e Marte se destaca por sua coloração avermelhada.

2° Etapa do alinhamento

No dia 1° de agosto, Mercúrio (o planeta mais próximo do Sol) já estará bem visível no horizonte oeste, e durante os próximos dias ele ganha altura e fica ainda mais fácil de ser encontrado. Um ponto interessante durante essa segunda etapa do alinhamento é que a Lua estará na fase Nova (invisível) no dia 02 de agosto, porém, no dia 4, um pequeno filete do nosso satélite natural irá ocultar Mercúrio.

Região oeste do céu no dia 04 de agosto de 2016, logo após o pôr do Sol.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

A ocultação de Mercúrio pela Lua é um outro evento à parte, mas será visível apenas no extremo sul da América do Sul. No dia 6 de agosto a Lua estará mais alta e mais iluminada, e irá ocultar Júpiter, mas essa ocultação só será visível no sul do Pacífico e no sudeste da Ásia.

3° Etapa do alinhamento - os 5 planetas no céu

A partir do dia 15 de agosto, Vênus (o planeta mais brilhante do céu noturno) começa a aparecer no horizonte oeste assim que o Sol se põe, completando a formação e revelando o raro alinhamento dos 5 planetas mais brilhantes.

Região oeste do céu no dia 19 de agosto de 2016, logo após o pôr do Sol.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

No dia 1 ° de setembro, Vênus estará ainda mais alto no céu, porém Mercúrio já estará abaixo do horizonte, e não estará visível. Júpiter o segue logo atrás, se escondendo atrás do horizonte, e assim termina essa bela configuração.

Durante esse alinhamento que ocorre agora em agosto de 2016, todos os 5 planetas mais brilhantes estarão visíveis em uma área de apenas 75 graus. Uma câmera fotográfica de grande angular será capaz de fotografar os 5 planetas em uma mesma imagem.

Vale lembrar que esse alinhamento é apenas visual, do ponto de vista de um observador aqui na Terra. Os planetas em si não estarão alinhados de forma real, como podemos ver na imagem abaixo:

Posição dos planetas no dia 21 de agosto de 2016.
Créditos: Solar System Scope

Alinhamento de 5 planetas - um evento raro

Daqui a 24 anos, no dia 8 de setembro de 2040, teremos um alinhamento incrível envolvendo os 5 planetas mais brilhantes, quando eles estarão juntos em uma área de apenas 9.3 graus. Isso significa que se você esticar seu braço, será possível esconder todos os 5 planetas na palma da sua mão! Esse será o alinhamento "mais próximo" desde 18 de dezembro de 1186!

-"Ah, mas levará tanto tempo pra termos um alinhamento igual a esse?!" Na verdade não. Daqui a dois anos teremos outro alinhamento dos 5 planetas mais brilhantes, bem parecido com esse de 2016.

Veja aqui a posição dos planetas em tempo real, ou escolha uma data!

Em janeiro e fevereiro desse ano, também tivemos um alinhamento parecido, envolvendo os mesmos 5 planetas (antes do amanhecer). Agora temos os mesmos planetas após o pôr do Sol, isso porque há 7 meses a Terra estava atrás desses planetas. Dessa vez alcançamos eles e estamos na frente, como se estivéssemos observando o evento através de um espelho retrovisor.

Antes disso, outro alinhamento dos 5 planetas mais brilhantes havia acontecido em 2005, e o próximo (como vocês já sabem) será em outubro de 2018.

Em outubro de 2017, um asteroide fará uma aproximação perigosa com a Terra

Isso nos mostra que esses alinhamentos não acontecem com tanta frequência. A parte boa é que eles duram alguns dias (ou semanas), assim, mesmo que o tempo estiver nublado em sua cidade, provavelmente você ainda terá uma noite limpa para contemplá-los no céu noturno. Uma oportunidade única de observar a maioria dos planetas vizinhos ao mesmo tempo.
Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Notícias. Com
Deixe seu comentário
Whatsapp
Tweet
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário