3 de agosto de 2016

Lição 6 – Jesus faz amizade perto do poço - Jardim de Infância

  
Clique nos links abaixo
CliqueAqui EBD
Lições Bíblicas Jardim de Infância: O meu amigo guarda e cuida do seu povo de 5 e 6 anos 3º Trimestre. 2016: CPAD
através deste site.Almeida Revista e Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.

JARDIM DE INFANCIA – Tema: Amigos de Deus no Novo Testamento
Comentarista: Paula Renata Santos
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva

Lição 6 – Jesus faz amizade perto do poço

Nisso veio uma mulher samaritana tirar água do poço. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”. Jesus estava ali sozinho, pois os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.

Texto Bíblico: Jo 4.3-42


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam aprender que Jesus é um Amigo maravilhoso que sempre nos escuta e nos ajuda.

Para memorizar:
“Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas.” (Sl 9.1 - NVI)

Aprendendo a Bíblia
Certa vez, Jesus precisou passar por uma cidade chamada Samaria. Os judeus consideravam os samaritanos impuros e não passavam por suas cidades, porque eles eram maus e desobedientes a Deus. Então, Jesus chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus já estava cansado da viagem e resolveu parar um pouco ali, sentando-se à beira do poço. Já era meio dia.

Nisso veio uma mulher samaritana tirar água do poço. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”. Jesus estava ali sozinho, pois os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.

A mulher samaritana perguntou a Jesus: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim uma samaritana água para beber?” Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.

Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe pede água, você lhe teria pedido e ele lhe daria água viva”.

Disse a mulher samaritana: “o senhor não tem com que tirar água e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?”

Jesus sabia que a mulher junto ao poço era uma pessoa triste e necessitava mais do que um copo de água para ficar satisfeita. Ela necessitava de uma vida nova.

Jesus respondeu:
– Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der será fonte de água a jorrar para a vida eterna.

A mulher lhe disse:
– Senhor, eu quero dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água. Vejo que o senhor é profeta? Então, pergunto: Onde devemos adorar a Deus: nossos antepassados adoraram neste monte e os judeus adoram em Jerusalém.

Jesus disse:
– Creia em mim mulher, você sabe que a salvação vem dos judeus. Deus é espírito e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Não importa o lugar.

A mulher disse:
– eu sei que o Messias, chamado Cristo, está para vir ao mundo. Quando ele vier, explicará tudo para nós.

Então Jesus disse:

– Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você.
Quando a mulher ouviu isso, largou o cântaro, voltou para a cidade e disse ao povo: venham ver o homem que disse ser o Cristo. Então, saíram da cidade e foram para onde Jesus estava. Assim, quando os samaritanos chegaram perto de Jesus, insistiram para que ficassem com eles por alguns dias. E Jesus ficou ali dois dias. E por causa do testemunho da mulher e das palavras de Jesus, muitos outros creram.

E disseram à mulher:
- agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo.

Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que Jesus deu algo mais importante do que a água para a mulher junto ao poço. A água ajuda as pessoas a viverem, mas Jesus ofereceu uma água melhor que garante a vida para sempre com Deus. A mulher ficou feliz em saber que Jesus traz vida e foi contar isso para o povo da sua cidade. As pessoas quiseram conhecer Jesus também e receberam vida.

Quem quer conhecer Jesus e receber vida eterna?
Faça um apelo aos que ainda não aceitaram a Jesus como seu Salvador. E ore com os que já aceitaram e não sentem a alegria que a mulher sentiu.

Oficina criativa
Imprimir o desenho no link abaixo para os pequenos fazer a atividade


Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-gkM1_3fHI7Q/UgFLjvT1nCI/AAAAAAAAKSU/_0jmsL8orn4/s1600/Mulher+Samaritana_jpg+5.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário