31 de julho de 2018

Lição 6: Uma vida cheia do espírito: Dinâmica: Luz do Mundo: Texto de Reflexão – Discipulando - Cpad 3º Ciclo


Professores e Professoras, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!




Dinâmica: Cheios do Espírito Santo
Objetivo:
Valorizara presença do Espírito Santo em nossa vida.
Material Didático:
Bexigas para todos os participantes.
Atividade didática:
Antes de entregar as bexigas aos participantes e com as bexigas ainda vazias pegue uma agulha faça um pequeno furo em algumas bexigas sem que ninguém veja, pode até fazer dois ou três furos em algumas bexigas. Desde modo quando eles forem encher acontecerá o seguinte:
- As bexigas sem furo, irão encher normalmente.
- As bexigas com um furo apenas irão encher, mas irão esvaziar-se.
- As bexigas com mais de um furo, podem ate não encher porque a pessoa não terá força para encher, ou então enche, mas se esvazia muito mais rápido que as outras.
- Entregar as bexigas e pedir que cada um encha as bexigas e esperar a todos os outros terminarem de encher. Quando todos encherem pedir para que eles soltem as bexigas, desde modo as bexigas irão realizar uma trajetória, podendo ir longe, ou então ir alto e depois cair perto de quem a lançou, isso não importa.
Conclusão: Aqueles que estão cheios do Espírito Santo, vão mais longe, evangelizam os outros. Os que estão vazios não espalham a palavra de Deus, porque quando ouvem a Palavra rapidamente se esvaziam e porque se esvaziam? Porque suas vidas estão cheias de "buracos" que impedem que Deus entre em sua vida e ali permaneça, o prazer imediato oferecido pelo mundo, o pecado etc.
Não podemos ser como as bexigas furadas, precisamos fechar esses buracos para que possamos deixar O espírito Santo habitar em nós.
Encerre a Dinâmica lendo: 1 Cor 3,16 "Não sabeis que sois templo do Espírito e que o Espirito de Deus habita em vós?"
Autor: Anderson Roberto







Dinâmica: Sempre Cheio
Objetivo:
Mostrar aos alunos a importância de sermos cheios do Espírito Santo.
Material Didático:
Bexigas de sopro
Atividade didática:
Entregue a cada aluno uma bexiga, em seguida peça para que todos deixe-a bem cheia, no entanto não pode amarrar. Peça para que todos levantem as mãos o mais alto que puder e em seguida soltem as bexigas todos juntos.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: blogatitudedeaprendiz.blogspot.com- Dinâmica






Texto de Reflexão:

Diga-lhe que assim com a bexiga precisou de ar para poder permanecer nas alturas assim também é a vida do cristão, enquanto estivermos cheios do Espírito Santo, nossa vida espiritual estará lá em cima, e quando estamos vazios do Espírito Santo nossa vida estará como as bexigas vazias, ou seja, em baixo.
Devemos ceder ao Espírito Santo de tal maneira que Ele possa nos possuir totalmente, e neste sentido, ficarmos cheios. Romanos 8:9 e Efésios 1:13-14 afirmam que Ele habita dentro de cada crente, mas que pode se entristecer (Efésios 4:30). Quando permitimos que isto aconteça, não experimentamos a plenitude da operação e poder do Espírito Santo, dentro e através de nós. Para estarmos cheios do Espírito, Ele deve ter liberdade para ocupar cada parte de nossas vidas, nos guiando e controlando. Seu poder, então, pode ser exercitado através de nós a fim de que o que façamos produza frutos para Deus. Estar cheio do Espírito não se aplica somente a atos externos; também se aplica aos pensamentos mais secretos e motivações para nossos atos. Salmos 19:14 diz: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”
O pecado é o que nos separa de estarmos cheios do Espírito Santo, e a obediência a Deus é a maneira pela qual continuamos cheios do Espírito. Nosso foco deve ser a plenitude, como dito em Efésios 5:18, mas apesar disso, orar para estarmos cheios do Espírito Santo não é o suficiente para que o sejamos. É preciso também nossa obediência aos mandamentos de Deus pois isso permite ao Espírito liberdade para trabalhar dentro de nós. Por sermos criaturas pecadoras, é impossível estarmos cheios do Espírito todo o tempo. Devemos lidar imediatamente com o pecado em nossas vidas, e assim renovar nosso compromisso em estarmos cheios do Espírito e por Ele guiados.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: blogatitudedeaprendiz.blogspot.com






 Bíblia online
 Bíblia sagrada online


Nenhum comentário:

Postar um comentário