23 de agosto de 2016

Lição 9- Relacionado-se com os estudos: Dinâmica: Desenhando minha mensagem - Discipulando 3º Ciclo


Clique nos links abaixo
Clique aqui EBD
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.

Dinâmica da Lição 09: Relacionando-se com os estudos (Discipulando 3º Ciclo)

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:

1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Relacionando-se com os estudos.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Desenhando minha mensagem”.
Dinâmica: Desenhando minha mensagem

Objetivo:
Refletir sobre a importância do estudo para a vida cristã e cotidiana.
Material didático:
Folhas de papel A4 ou ofício
Lápis ou canetas
Atividade didática:
Entregue um papel e uma caneta para cada aluno. Explique o tempo que cada um terá para expressar através de desenho (não podem compartilhar com frases) como estudar para a glória de Deus ou em que o estudo pode contribuir para a vida do cristão. Explique que o importante não é o fato do desenho sair feio ou bonito, mas sim a participação, por isso incentive a participação de todos. Quando todos terminarem, cada um deverá apresentar sua obra de arte a classe e explicar o significado do desenho.
Após a participação dos seus alunos explique que por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico, cultural e espiritual. Sem conhecimento ou acesso a informações, como posso saber que tenho direito à saúde e bem-estar, ao meio ambiente sadio, a condições adequadas de trabalho, a ser tratada com dignidade a me aproximar de Deus etc? Os impactos da Educação são extensos e profundos. Veja o que mais uma Educação faz na vida do cristão e do seu país:
1. Combate à miséria do mundo. Grande parte das pessoas que vivem na miséria não teve acesso aos estudos.
2. Ajudamos no crescimento da economia. Os países com economias bem desenvolvidas têm cidadãos dedicados ao estudo.
3. Promove a Saúde. O cristão que estuda se previne melhor contra as doenças.
4. Diminui a violência. A maioria dos jovens envolvidos com violência em nosso país são aqueles que não dedicaram sua vida ao estudo.
5. Garante o acesso aos seus direitos. Quem estuda conhece seus direitos.
6. Ajuda a proteger o meio ambiente. A educação é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente.
7. Aumenta a sua capacidade intelectual. Quem estuda tem mais informação em sua mente e consequentemente sua capacidade intelectual será mais enriquecida.
8. Fortalece a democracia e a cidadania. Hoje a educação assume cada vez mais um papel crucial na relação entre democracia e cidadania. Todo o mal de que as sociedades presentes padecem fica a dever-se à alienação que os seus cidadãos assimilaram nas últimas décadas quanto à participação na discussão dos assuntos públicos e políticos.
9. Ajuda a compreender o mundo. O exercício de conhecer, do estudar, do investigar a partir de um processo de ensino articulado, contribui para uma aprendizagem significativa do aluno, pois faculta a este saberes e compreensão do mundo que o cerca.
10. Promove um maior conhecimento de Deus. Este conhecimento, esta sabedoria divina vem através da meditação nas Sagradas Escrituras, a Bíblia, pois a Palavra de Deus representa o próprio Deus.

Ao final leia: “...quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” ( 1 Co 10.31).

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos! Escriba digital,

Nenhum comentário:

Postar um comentário