23 de agosto de 2016

O POÇO DE ABRAÃO - Arqueologia Bíblica

Tel Berseba é sem dúvida alguma um dos locais mais interessantes a serem visitados por aqueles que procuram um turismo bíblico puro sem a rota comum de templos e locais utilizados por seitas idólatras. Este local abriga um dos poços mais antigos de Israel, e é bem provável que o mesmo seja o que na Bíblia é descrito como o Poço de Abraão, pelo qual ele teria pago pelo terro o valor de Sete Ovelhas, daí o nome do local ser Poço das Sete.
Tel Berseba é um sítio arqueológico no sul de Israel, alí estão localizadas as ruínas da cidade bíblíca de Berseba.
Em Hebraico, o nome Beer-Sheva significa, Poço das Sete, em memória das Sete Ovelhas dadas por Abraão a Elimeleque como valor de compra do poço que ele comprou após ter achado no local água.
Gênesis 21: 28 a 31


וַיַּצֵּב אַבְרָהָם, אֶת-שֶׁבַע כִּבְשֹׂת הַצֹּאן–לְבַדְּהֶן.
Pôs Abraão, porém, à parte sete cordeiras do rebanho.

וַיֹּאמֶר אֲבִימֶלֶךְ, אֶל-אַבְרָהָם: מָה הֵנָּה, שֶׁבַע כְּבָשֹׂת הָאֵלֶּה, אֲשֶׁר הִצַּבְתָּ, לְבַדָּנָה.
E perguntou Abimeleque a Abraão: Que significam estas sete cordeiras que puseste à parte?

וַיֹּאמֶר–כִּי אֶת-שֶׁבַע כְּבָשֹׂת, תִּקַּח מִיָּדִי: בַּעֲבוּר תִּהְיֶה-לִּי לְעֵדָה, כִּי חָפַרְתִּי אֶת-הַבְּאֵר הַזֹּאת.
Respondeu Abraão: Estas sete cordeiras receberás da minha mão para que me sirvam de testemunho de que eu cavei este poço.

עַל-כֵּן, קָרָא לַמָּקוֹם הַהוּא–בְּאֵר שָׁבַע: כִּי שָׁם נִשְׁבְּעוּ, שְׁנֵיהֶם.
Pelo que chamou aquele lugar Beer-Seba, porque ali os dois juraram.

Achados arqueológicos provam que a cidade era habitada desde a Idade do Cobre.
Isto deve-se provavelmente à abundância de correntes de água subterrâneas, como mostram os vários poços na cidade.

O Altar
As ruas da antiga Berseba estão dispostas em forma de grade, com áreas separadas para uso administrativo, residencial, comercial e militário. A cidade é até agora o primeiro povoamento planeado na região. O sítio é também notável pelo seu elaborado sistema de água e enorme cisterna, escavada na rocha por baixo da cidade.
Um grande altar foi descoberto neste sítio arqueológico onde suas pedras estavam espalhadas pelas ruas da cidade, obra provavelmente do ato de purificação do Rei Ezequias que determinou a restrução dos altares das aseras, e das máscaras.

II Reis 18:1-5
1 Ora, sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.
2 Tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Abi, filha de Zacarias.
3 Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.
4 Tirou os altos, quebrou as colunas, e deitou abaixo a Asera; e despedaçou a serpente de bronze que Moisés fizera (porquanto até aquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso), e chamou-lhe Neüstã.
5 Confiou no Senhor Deus de Israel, de modo que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.

א וַיְהִי בִּשְׁנַת שָׁלֹשׁ, לְהוֹשֵׁעַ בֶּן-אֵלָה מֶלֶךְ יִשְׂרָאֵל, מָלַךְ חִזְקִיָּה בֶן-אָחָז, מֶלֶךְ יְהוּדָה.
ב בֶּן-עֶשְׂרִים וְחָמֵשׁ שָׁנָה, הָיָה בְמָלְכוֹ, וְעֶשְׂרִים וָתֵשַׁע שָׁנָה, מָלַךְ בִּירוּשָׁלִָם; וְשֵׁם אִמּוֹ, אֲבִי בַּת-זְכַרְיָה.
ג וַיַּעַשׂ הַיָּשָׁר, בְּעֵינֵי יְהוָה, כְּכֹל אֲשֶׁר-עָשָׂה, דָּוִד אָבִיו.
ד הוּא הֵסִיר אֶת-הַבָּמוֹת, וְשִׁבַּר אֶת-הַמַּצֵּבֹת, וְכָרַת, אֶת-הָאֲשֵׁרָה; וְכִתַּת נְחַשׁ הַנְּחֹשֶׁת אֲשֶׁר-עָשָׂה מֹשֶׁה, כִּי עַד-הַיָּמִים הָהֵמָּה הָיוּ בְנֵי-יִשְׂרָאֵל מְקַטְּרִים לוֹ, וַיִּקְרָא-לוֹ, נְחֻשְׁתָּן.
ה בַּיהוָה אֱלֹהֵי-יִשְׂרָאֵל, בָּטָח; וְאַחֲרָיו לֹא-הָיָה כָמֹהוּ, בְּכֹל מַלְכֵי יְהוּדָה, וַאֲשֶׁר הָיוּ, לְפָנָיו.

Foram derribados na presença dele os altares dos baalins; e ele derribou os altares de incenso que estavam acima deles; as aseras e as imagens esculpidas e de fundição ele os quebrou e reduziu a pó, que espargiu sobre as sepulturas dos que lhes tinham sacrificado.
E os ossos dos sacerdotes queimou sobre os seus altares; e purificou Judá e Jerusalém.

O Altar foi reconstruído com várias pedras encontradas em uso secundário nas muralhas de um edifício mais moderno.
Este altar testemunha a existência de um templo ou sítio de culto na cidade que foi provavelmente desmantelado durante as reformas de Ezequias.
O Templo, segundo os arqueólogos provavelmente ficava situado sobre um dos edifícios que é repleto de porões que mais tarde foi utilizado provavelmente para a produção de vinho na região.
Berseba é um dos sítios arqueológicos declarado como Patrimônio Mundial da Humanidade(2005).
A moderna cidade israelita de Berseba encontra-se bem próximo de Tel Beer-Sheva e seus edifícios podem ser vistos ao longo do passeio sobre esta colina repleta de ruínas.
Importância do Local
O Poço de Beer-Sheva é uma riqueza arquológica sem precedentes e segundo os arqueólogos foi escavado por volta de 1.200 a 1.300 A.C. sendo este um fator que confirma ainda mais sua peculiaridade como sendo o poço da descrição bíblica.
Sendo assim, viveu em torno deste poço, Abraão, o Patriarca que fundou as bases de fé de mais de 3.000 bilhões de pessoas no Mundo, vivendo boa parte de sua vida das águas deste poço.

Creio que qualquer visitante que tem o privilégio de conhecer este local poderá compreender a simplicidade e o tamanho da Graça do Eterno, pois era tradição cavarem poços junto aos ribeiros e a regiões baixas, mas Abraão o cavou sobre a colina a entrada da porta da cidade, e sobre a prosperidade concedida por Adonai a Abraão, seu próprio inimigo reconhece declarando:
כב וַיְהִי, בָּעֵת הַהִוא, וַיֹּאמֶר אֲבִימֶלֶךְ וּפִיכֹל שַׂר-צְבָאוֹ, אֶל-אַבְרָהָם לֵאמֹר: אֱלֹהִים עִמְּךָ, בְּכֹל אֲשֶׁר-אַתָּה עֹשֶׂה. כג וְעַתָּה, הִשָּׁבְעָה לִּי בֵאלֹהִים הֵנָּה, אִם-תִּשְׁקֹר לִי, וּלְנִינִי וּלְנֶכְדִּי; כַּחֶסֶד אֲשֶׁר-עָשִׂיתִי עִמְּךָ, תַּעֲשֶׂה עִמָּדִי, וְעִם-הָאָרֶץ, אֲשֶׁר-גַּרְתָּה בָּהּ. כד וַיֹּאמֶר, אַבְרָהָם, אָנֹכִי, אִשָּׁבֵעַ.
“Naquele mesmo tempo Abimeleque, com Ficol, o chefe do seu exército, falou a Abraão, dizendo: Deus é contigo em tudo o que fazes; agora pois, jura-me aqui por Deus que não te haverás falsamente comigo, nem com meu filho, nem com o filho do meu filho; mas segundo a beneficência que te fiz, me farás a mim, e à terra onde peregrinaste. Respondeu Abraão: Eu jurarei.” (Gen 21:22,24)
Este é um dos locais visitados por líderes e pastores que fazem parte do Curso do Instituto Bíblico em Jerusalém.


Deixe seu comentário
Whatsapp
Tweet
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário