30 de agosto de 2016

Slides: Lição 10 - O Messias Davídico e seu Reino - Jovens


Clique nos links abaixo
Clique aqui EBD



Veja aqui as <Lições Bíblicas Jovens: Isaías: Eis-me aqui, envia-me a mim 3º Trimestre 2016


LEIA TAMBÉM:DINÂMICAS

através deste site.Almeida Revista e Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.

Slides:






O MESSIAS DAVÍDICO E SEU REINO
1. TEXTO DO DIA "Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai." (Lc 1.32)
2. SÍNTESE O reino messiânico será pleno de paz, alegria, justiça e amor.
3. TEXTO BÍBLICO Isaías 11.2-5, 10
4. 2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. 3 E deleitar-se-á no temor do Senhor e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; 4 mas julgará com justiça os pobres, e repreenderá com equidade os mansos da terra, e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. 5 E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a verdade, o cinto dos seus rins. 10 E acontecerá, naquele dia, que as nações perguntarão pela raiz de Jessé, posta por pendão dos povos, e o lugar do seu repouso será glorioso.
5. INTRODUÇÃO
6. INTRODUÇÃO • Na lição de hoje veremos que Isaías tem em vista a dinastia de Davi prevendo a vinda do Messias. • O Messias surgiria da linhagem de Jessé para a salvação de Israel. • Ele seria o ápice dos reis do pacto davídico e o surgimento do majestoso Reino de Deus e a futura glória desse Reino. • Jesus se apresenta como esse Messias no NT.
7. I - O MESSIAS E SEU REINO
8. 1. Atributos do Messias • Isaías indica a origem e as competências do Messias. • Para os destinatários de Isaias o messias era Ezequias. • Porém seus atributos são relidos no NT. • Ele teria comunicação direta com o Espírito Santo e também a unção do mesmo para cumprir sua missão. • Os atributos designados a Ele esclarecem a perfeição de suas ações: todos os tesouros de sabedoria e todo o entendimento lhe seria dado para se ajustar a todas as ocasiões.
9. 2. A justiça do Reino • Nos tempos do Antigo Testamento, a justiça era responsabilidade do rei. • A ordem e a prática da justiça deveria ser em defesa dos pobres e oprimidos. • O Messias julgará com retidão baseado no que é sensato. • O Reino de Deus no NT consiste nessa retidão a nós atribuída mediante uma correta posição diante de Deus (de pecadores a purificados) por meio de Cristo.
10. 3. O reto juiz • O Messias não terá apenas o conhecimento equilibrado para garantir a justiça social, mas também terá a força para colocar em vigor o que Ele sabe estar correto. • A justiça está relacionada com a fidelidade. • Ele não apenas faz justiça aos fracos, mas demonstra fidelidade à aliança com Deus. • Justiça e fidelidade são partes integrais de suas vestes, o cinturão segurava todas as peças do vestuário, e sua fidelidade aos homens e a Deus esboçam a nobreza de seu caráter (Is 11.5).
11. PENSE As qualidades do Messias nos levam a ter certeza de que sua glória, força e poder vão além de qualquer força humana.
12. PONTO IMPORTANTE Para o profeta Isaías, o Messias não terá apenas o conhecimento para garantir a justiça social, mas também terá a força para colocar em vigor o que Ele sabe estar correto.
13. II - A FUTURA RESTAURAÇÃO DE ISRAEL
14. 1. Promessas de restauração • A derrota dos inimigos e a restauração de Israel e a releitura no NT do Messias e o futuro Reino Universal de Deus. • Em Abraão todos os povos da terra seriam abençoados (Gn 12.3). • Seu governo será absolutamente universal e Deus se tornará tudo para todos. • Cristo será glorificado e todas as coisas estarão incluídas no seu poder restaurador (1Co 15.28; Ef 1.10).
15. 2. Características do Reino restaurado • Esperança de condições ideais de vida sobre a Terra com o Messias. • Uma era sem conflito universal = paz e segurança entre o lobo e o cordeiro; a criança e os leão, o urso e a serpente. • Um mundo sem exploração. • Um quadro de verdadeira paz e harmonia entre os povos e nações, que reflete as relações de justiça entre os homens. • Um Reino sem maldade, onde os seres humanos viverão em paz entre si e principalmente com Deus.
16. 3. O novo êxodo • O retorno à terra prometida de todos os filhos de Israel que foram espalhados pelas nações opressoras dos vários impérios que destruíram seu povo. • Êxodo ocorrido em parte com a fundação do estado de Israel em 1948. • Em Isaías, o remanescente como sendo os desterrados de Israel (Is 11.12) = nos Evangelhos a pregação do Reino como um tema central e universal.
17. PENSE Deus sempre nos anima em meio aos momentos difíceis trazendo suas promessas e restauração.
18. PONTO IMPORTANTE A restauração de Israel também implica a restauração da Igreja.
19. III - OS CRENTES E O REINO
20. 1. O lugar do Reino (Ef 1.10) • A vida cristã é um meio pelo qual o Reino pode ser expresso. • Reino de Deus = seres humanos regenerados. • O reino tem um rei: Jesus. • Reino dos Céus porque o céu é habitação de Deus, porém, quando o Reino finalmente se estabelecer, a autoridade de Jesus Cristo será exercida em todos os lugares.
21. 2. O Reino como virtudes cristãs (Rm 14.17) • O Reino de Deus abrange todas as coisas sobre as quais Deus exerce poder - a vida dos homens, o mundo e tudo que nele existe. • O Reino messiânico foi profetizado e esperado pelos judeus na dimensão material e objetiva. • Jesus demonstra que o Reino de Deus tem uma dimensão subjetiva, espiritual e transcendente à matéria (Lc 17.21). • Por isso, a dificuldade dos judeus entenderem Jesus.
22. 3. O Reino de Deus é paz e alegria (Gl 5.22) • Paz e alegria são aspectos do Reino e também características do fruto do Espírito que é desenvolvido por Deus na alma do crente.
23. PENSE O reinado de Deus precisa iniciar em nossas vidas, em nossos corações, em nossos lares e em nossas igrejas.
24. PONTO IMPORTANTE O Reino messiânico foi profetizado e esperado pelos judeus, no entanto, não faz parte da dimensão material e objetiva como eles esperavam.
25. CONSIDERAÇÕES FINAIS
26. CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesta lição nos aprendemos que: 1. O reino do messias seria de justiça, onde os pobres e oprimidos seriam resgatados. 2. Jesus demonstrou que o Reino de Deus está acima dos interesses materiais, um mundo sem opressores e oprimidos. 3. Promover o Reino de Deus em um mundo onde prevalece a falta de amor, a ingratidão e a desonestidade se torna tarefa crucial para os cristãos.
27. Subsídios bibliográficos
28. "O Messias é chamado de Rebento e Renovo. Estas palavras significam um pequeno e tenro broto que se rompe com facilidade. Quando a família real fosse cortada, e quase nivelada ao solo, iria brotar novamente. A casa de Davi estava completamente decaída na época do nascimento de Cristo. O Messias deu assim uma notícia antecipada de que o seu Reino não era deste mundo. Porém, o Espírito Santo, com todos os seus dons e graças, repousa e permanece nEle (Cl 1.29; 2.9). O Messias seria justo e reto em todo o seu reinado. [...] O Evangelho muda a natureza e faz com que os mesmos que pisoteavam os mansos da terra sejam amáveis e mansos para com eles. Porém isso será mais plenamente mostrado nos últimos dias. Também Cristo, o grande Pastor, cuidará do seu rebanho para que a natureza dos problemas e da própria morte seja transformada e não façam nenhum dano real. O povo de Deus será liberto não somente do mal, mas também do temor do mal. Enquanto isto, façamos com que o nosso exemplo e esforço possam ajudar o progresso da honra de Cristo e de seu reino de paz" (HENRY, Matthew. Comentário Bíblico. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.p. 569).
29. "Isaías 10.1-4 faz parte de Isaías 9 e define a base pela qual o julgamento de Israel fora decretado. Deus então declara que julgará a Assíria, que excedeu em sua tarefa, destruindo Israel em vez de discipliná-lo (vv. 5-19). Mesmo assim, um remanescente permanece e Deus livrará os sobreviventes. O discorrer da passagem agora nos mostra a mensagem principal desses capítulos. Um dia virá, quando os reinos do homem serão suplantados pelos reinados de Deus. O Messias de Deus, guiado e impulsionado pelo Espírito de Deus, julgará a Terra, estabelecerá a justiça e até mesmo trará paz à própria natureza. Naquele dia, todas as nações do mundo se submeterão ao Senhor, e Deus levará seu povo escolhido de volta à sua terra natal. Naquele dia, todo Israel louvará a Deus pela salvação e o fará conhecido a todo o mundo" (RICHARS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 418).
30. HORA DA REVISÃO 1. Quais seriam os principais atributos do Messias de acordo com Isaías 11.2? R) Sobre Ele repousaria o Espírito do Senhor, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. 2. Qual foi uma das principais promessas que Deus fez a Abraão? R) Que todos os povos da terra seriam abençoados através dele. 3. Quem serão os habitantes do Reino de Deus? R) Os israelitas e todos os que foram salvos em Cristo Jesus. 4. Qual a principal descrição que o profeta faz do Reino de Deus? R) Um tempo de verdadeira paz e harmonia entre os povos e nações, que reflete nas relações de justiça entre os homens. 5. Conforme Romanos 14.17, quais as principais características desse Reino? R) Será um Reino de justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
31. Referências
32. REFERÊNCIAS ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Fundamentos Bíblicos de um Autêntico Avivamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. ARAUJO, Israel de. Dicionário do Movimento Pentecostal. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. Comentário Bíblico Beacon. Vol 4. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. CROATTO, J. S. Isaías. Vol I: 1-39. O profeta da justiça e da fidelidade. Petrópolis: Vozes, 1989. FEINBERG, Charles L. Os profetas menores. São Paulo: Vida, 1988. LIÇÕES BÍBLICAS JOVENS. Isaias: eis-me aqui, envia-me a mim. 3º Trim, Edição Professor, Rio de Janeiro, 2016.
33. REFERÊNCIAS MERRILL, H. Eugene. História de Israel no Antigo Testamento: O reino de sacerdotes que Deus colocou entre as nações. 12.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013. NAKANOSE, Shigeyuki; PEDRO, Enilda de Paula. Como ler o Primeiro Isaías (Is 1-39). São Paulo: Paulus, 2002. RENDTORFF, Rolf. Antigo Testamento: uma introdução. Santo André- SP: Academia Cristã, 2009. SCHOKEL, Alonso Luís; SICRE. José Luís. Os profetas. São Paulo: Paulus, 2004. SICRE, José Luís. Profetismo em Israel. Petrópolis: Vozes, 1996. SILVA, Airton José. A voz necessária: encontro com os profetas do século VIII a.C. São Paulo: Paulus, 1998. ZUCK, B. Roy. Teologia do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.
34.  Por Pr. Natalino das Neves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário