22 de agosto de 2016

Slides: Lição 9 - O Sinal do Emanuel - Jovens


Clique nos links abaixo
Clique aqui EBD

Veja aqui as <Lições Bíblicas Jovens: Isaías: Eis-me aqui, envia-me a mim 3º Trimestre 2016
LEIA TAMBÉM:DINÂMICAS
através deste site.Almeida Revista e Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.

Slides:




LIÇÃO 9 - O SINAL DO EMANUEL
1. TEXTO DO DIA "E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus." (Lc 1.35)

2. SÍNTESE O Emanuel, Deus conosco, é a maior prova de amor e cuidado de Deus para com seus filhos.

3. TEXTO BÍBLICO Isaías 7.10-16

4. 10 E continuou o Senhor a falar com Acaz, dizendo: 11 Pede para ti ao Senhor, teu Deus, um sinal; pede-o ou embaixo nas profundezas ou em cima nas alturas. 12 Acaz, porém, disse: Não o pedirei, nem tentarei ao Senhor. 13 Então, ele disse: Ouvi, agora, ó casa de Davi! Pouco vos é afadigardes os homens, senão que ainda afadigareis também ao meu Deus? 14 Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. 15 Manteiga e mel comerá, até que ele saiba rejeitar o mal e escolher o bem. 16 Na verdade, antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra de que te enfadas será desamparada dos seus dois reis.
5. INTRODUÇÃO
6. INTRODUÇÃO • Uma das mais belas profecias de Isaías: o maior gesto de amor do Deus Todo Poderoso, sua proximidade com a sua criação, o Emanuel, o "Deus conosco". • A profecia foi dada diante de um rei idólatra e desobediente, demostrando que o amor de Deus transcende qualquer maldade e desobediência humana. • Com o advento de Cristo, fica evidenciado a grandeza deste amor, o Deus encarnado que se doa pela humanidade.
7. I - O CONTEXTO IMEDIATO DA PROFECIA MESSIÂNICA
8. 1. A ameaça a Jerusalém • A guerra siro-efraimita (735-734 a.C): O rei de Israel (Reino Norte) faz aliança com rei de Damasco, capital da Síria (não confundir com Assíria) para barrar o avanço da Assíria. • Acaz, o rei de Jerusalém (Reino do Sul) é convidado, mas não aceita fazer parte da aliança. Por isso Israel e a Síria invadem Judá (2 Rs 16.5). • Então, Acaz, um rei idólatra (ofereceu próprios filhos), desobedecendo a orientação de Isaias, faz aliança com a Assíria (2Rs 16.7-9). • Isaias cita a guerra siro-efraimita várias vezes em Is 7-8.
9. 2. O medo do povo e do rei • O medo tomou conta do rei e do povo com a ameaça da aliança do Reino Norte com a Síria. • Acaz não confiou em Deus (recomendação de Isaias). • O preço da aliança com a Assíria teve como custo a submissão e pagamento de pesados tributos (2 Rs 16.8), além de riquezas que foram retiradas do templo. • O pagamento de tributos era pago pelo povo. • Para Isaias Acaz tentou resolver um problema com outro maior ainda.
10. PENSE Às vezes, o medo gera em nós uma sensação de desamparo total. É nessas horas que o Deus Emanuel se torna manifesto. Ele nunca desampara os seus filhos durante as situações de angústia ou adversidades profundas.
11. PONTO IMPORTANTE Além da profecia messiânica do Emanuel que se cumpriria em Cristo, havia nessa profecia de Isaías um sentido imediato, um livramento que Deus estava dando para o povo naquele momento da história.
12. II - O SINAL DO EMANUEL
13. 1. O contexto da profecia • A profecia estava sendo predita para o presente, mas um sentido muito mais abrangente. • Acaz não pede sinal, dizendo não querer tentar Deus, mas na realidade é porque não tem fé em Yahweh (hipocrisia). • O filho citado que nasceria era para o tempo do profeta, é relido no NT ao mencionar o nascimento de Jesus (Mt 1.22-23).
14. 1. O contexto da profecia “[...] Deus mesmo faz nascer o menino e lhe impõe nome sobre-humano. Somente dito de Cristo é que este oráculo adquire seu pleno sentido; até então tinha sido antes esperança e anseio, ideal não realizado, no entanto, ideal crido e desejado, e desta forma tensão para o futuro, como anúncio e preparação” (SCHOKEL; SICRE, 2004, p. 160).
15. 2. O significado do Emanuel • Emanuel = immánu (conosco) + El (Deus) = Deus conosco. • Cumprimento pleno na encarnação de Jesus: O Deus que se fez carne. • A morte e ressurreição de Jesus demonstra seu amor presente na humanidade para aplicação de sua justiça e graça ( veja o livro de minha autoria: Justiça e Graça (CPAD, 2015). • Jesus, o Filho de Deus habitando entre os homens e ao mesmo tempo significando que “nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (Cl 2.9).
16. 3. O Deus que se humilhou • Ele é Deus infinitamente santo, em quem não há escuridão (1 Jo 1.5) e assumiu a condição humana, com todas as suas contingências e dificuldades (Fp 2.7-8). • Enviado por Deus a nosso favor. • Somente Deus pode tirar força da fraqueza. • Jesus é o maior exemplo de humildade vencedora (Fp 2.5-11).
17. PENSE Deus assumiu a condição humana e por isso podemos extrair dois princípios fundamentais: Ele valorizou a humanidade e ensinou o que é ser verdadeiramente humano segundo a sua vontade.
18. PONTO IMPORTANTE Emanuel, no hebraico, é a junção de dois termos - immánu, que significa "conosco" , e El, que significa "Deus" ou "Senhor", literalmente "conosco [está] Deus".
19. III - DEUS ETERNAMENTE CONOSCO
20. 1. Ele esteve com Israel • Apesar de todos os problemas que o povo de Deus teve para permanecer fiel à aliança, Deus sempre se manteve fiel com sua aliança. • Ele permaneceu fiel à aliança com Israel, mesmo quando estavam no cativeiro. • Promessa que um remanescente que "brotará do tronco de Jessé" (Is 11.1) = dinastia davídica. • Ezequias a esperança de Judá na época do profeta (Is 9.6) e Cristo a esperança da humanidade (Mt 1.22-23).
21. 2. Ele está conosco • A promessa do Emanuel se cumpri em Cristo, enviado de Deus para salvar a humanidade sofredora. • Assim, como Deus foi fiel e presente com o povo de Israel, Ele continua com sua Igreja (Mt 28.20). • "e o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (Jo 1.14).
22. PROFECIA CUMPRIMENTO (Releitura no NT) Um rei importante viria da pequena cidade de Belém, alguém cujas origens estavam nos "dias da eternidade". Miquéias 5.2 Jesus nasceu em Belém. Lucas 2.4-7 A jovem moça conceberia um filho, cujo nome significaria "Deus conosco". Este seria um sinal do Senhor. Isaías 7.14 A virgem Maria foi avisada por um anjo de que conceberia um filho pelo poder do Espírito Santo, cujo nome deveria ser Jesus (Salvador). Lucas 1.26-35; Mateus 1.18-25 O Senhor enviaria um mensageiro especial para preparar o caminho da sua vinda. Malaquias 3 João Batista veio para pregar e preparar o caminho de alguém superior a ele. Lucas 3.15-18; 7.24-27 O Senhor levantaria um profeta em Israel a quem eles deveriam dar atenção. Deuteronômio 18.15 Os apóstolos viram Jesus como esse profeta: o Cristo. Atos 3.18-23 O Senhor ungiria um libertador, alguém que pregaria boas-novas aos pobres, contritos de coração, cativos e tristes. Isaías 61.1-3 Jesus começou o seu ministério explicando que Ele era a pessoa referida na profecia de Isaías. Lucas 4.16-21 O Servo especial do Senhor iria sofrer e ser rejeitado. Isaías 53.5 Jesus foi rejeitado e morto por ser quem era e por dizer o que disse. Lucas 23.13-25; João 1.10,11 futuro Rei/Redentor justo viria ao seu povo montado num jumentinho. Zacarias 9.9 Na sua última semana de vida na terra, Jesus entrou em Jerusalém montado num jumento. Marcos 11.1-11 O Servo especial do Senhor permaneceria em silêncio ao ser cruelmente maltratado. Isaías 53.7 Jesus se recusou a responder às falsas acusações contra Ele, feitas a Pilatos. Marcos 15.3-5 O Servo especial do Senhor sofreria por causa de outros. Isaías 53.5 O coração do Evangelho são as boas-novas de que Cristo morreu pelos nossos pecados. Romanos 5.6-8
23. 3. Ele estará conosco • A presença do Emanuel não foi somente uma realidade passada, ela continua no presente. • Ela continuará no futuro, com toda a sua força e esplendor (Ap 21.3).
24. PENSE Se Deus é presente conosco, isso implica que devemos ser imitadores de seu caráter. Devemos também ser uma igreja de jovens que estão uns com os outros. Emanuel também significa comunhão.
25. PONTO IMPORTANTE A teologia do Emanuel pode ser entendida de três formas básicas: Ele esteve com o povo de Israel, Ele está com a Igreja ao longo da história, e por fim Ele estará plenamente com todos os redimidos e salvos no Novo Céu e na Nova Terra.
26. CONSIDERAÇÕES FINAIS
27. CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesta lição nos aprendemos que: 1. O contexto imediato é da Guerra Siro-efraimita (Aliança entre os Sírios e Reino Norte Vs Judá e Assíria). 2. O sinal dado é o nascimento de um menino (Ezequias) que prefigura a Cristo, uma releitura do NT. 3. Assim como Deus caminhou o povo de Israel e foi fiel à sua aliança, continua com a igreja, com quem estará junto por toda eternidade.
28. Subsídios bibliográficos
29. "O profeta aconselhou Acaz a buscar um sinal de Yahweh [...], mas o rei já havia determinado no coração buscar socorro com o rei da Assíria. Isaías então profetizou que uma virgem conceberia, e o seu filho seria chamado de Emanuel. Este seria o sinal da misericórdia de Deus, a despeito de toda a incredulidade de Acaz. Na providência de Deus, aquEle Filho, no sentido messiânico, era Jesus de Nazaré. Mas o sinal específico para Acaz e sua corte era uma criança, não identificada, que nasceria de uma jovem mulher conhecida do rei. Antes que a criança alcançasse a idade de discernir entre o bem e o mal, Rezim e Peca perderiam os seus tronos, e Acaz começaria a sofrer a depredação de seu aliado assírio. Damasco caiu em 732 e Rezim, seu rei, foi sumariamente executado. Quase simultaneamente, Peca foi assassinado, e em seu lugar levantou-se o rei Oseias, um aliado dos Assírios. Assim, o cumprimento da palavra profética ocorreu dentro de dois anos. Sete anos mais tarde, Salmaneser V finalmente tomou a cidade de Samaria, causando também espanto e terror ao reino de Acaz. Não foi senão no reinado de Ezequias, cerca de dez anos depois, que a Assíria iniciou suas campanhas sistemáticas contra Judá e quase eliminou o reino do Sul" (MERRILL, H. Eugene. História de Israel no Antigo Testamento: O reino de sacerdotes que Deus colocou entre as nações. 12ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013. p. 451).
30. HORA DA REVISÃO 1. Quais eram os países que ameaçavam invadir Jerusalém quando Isaías fez a profecia do Emanuel? R) Israel (reino do Norte) e a Síria. 2. Por que Acaz fez aliança com a Assíria? R) Porque não confiava em Deus e estava tomado de incredulidade. 3. Qual o sinal que Deus deu ao profeta de que o menino que nasceria era o Emanuel? R) Que uma virgem daria à luz um menino. 4. Qual o significado de Emanuel? R) Deus conosco. 5. Que promessa o Emanuel fez em Mateus 28.20? R) "Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos."
31. Referências
32. REFERÊNCIAS ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Fundamentos Bíblicos de um Autêntico Avivamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. ARAUJO, Israel de. Dicionário do Movimento Pentecostal. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. Comentário Bíblico Beacon. Vol 4. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. CROATTO, J. S. Isaías. Vol I: 1-39. O profeta da justiça e da fidelidade. Petrópolis: Vozes, 1989. FEINBERG, Charles L. Os profetas menores. São Paulo: Vida, 1988. LIÇÕES BÍBLICAS JOVENS. Isaias: eis-me aqui, envia-me a mim. 3º Trim., Edição Professor, Rio de Janeiro, 2016.
33. REFERÊNCIAS MERRILL, H. Eugene. História de Israel no Antigo Testamento: O reino de sacerdotes que Deus colocou entre as nações. 12.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013. NAKANOSE, Shigeyuki; PEDRO, Enilda de Paula. Como ler o Primeiro Isaías (Is 1-39). São Paulo: Paulus, 2002. RENDTORFF, Rolf. Antigo Testamento: uma introdução. Santo André- SP: Academia Cristã, 2009. SCHOKEL, Alonso Luís; SICRE. José Luís. Os profetas. São Paulo: Paulus, 2004. SICRE, José Luís. Profetismo em Israel. Petrópolis: Vozes, 1996. SILVA, Airton José. A voz necessária: encontro com os profetas do século VIII a.C. São Paulo: Paulus, 1998.34.Subsídios elaborados pelo Pr. Natalino das Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário