1 de setembro de 2016

Pregação: Como derrotar os leões?

Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”. I Pedro 5.8 

-Tema: Motivacional.

-Introdução: O ditado popular que ensina que devemos vencer “um leão por dia”. De fato todos os dias enfrentamos situações de risco. São problemas ferozes que nos pegam de surpresa muitas vezes. Com isso podemos conceituar o simbolismo dos leões como provações que são mais fortes que nós (Salmo 22.13). O leão era o maior símbolo de poder e força do tempo antigo, por isso um personagem que tivesse vencido um leão era considerado notável.
Como derrotar os leões?

Vamos refletir sobre personagens bíblicos que enfrentaram leões e tirar lições práticas para nossas vidas:

1- Sansão venceu o leão com Coragem:Juízes 14.5-9
Sansão foi surpreendido por um leão novo que bramava furioso (v.5). Naquele momento, Sansão nem teve tempo de pensar em ter medo, logo atacou o leão derrotando-o.
Muitas vezes ficamos imaginando muitas coisas e por isso o medo se fortalece pelas impossibilidades. Como diz em Provérbios que o preguiçoso usa a desculpa de que pode haver leões no caminho para não trabalhar (Provérbios 22.13 e 26.13).
Dizem que não se pode dar as costas para um leão ou tentar fugir que mais rápido ainda ele ataca. É preciso ter coragem e enfrentar a situação. Quem quer vencer leões não pode ter preguiça nem ficar olhando as dificuldades.
Mas de onde vem a coragem? Assim como Sansão estava cheio do Espírito Santo (v.6) também devemos buscar o espírito de ousadia que somente Deus nos dá (Romanos 8.15).
Vença os leões com Coragem!

2- Davi venceu o leão com Determinação: I Samuel 17.34-37

Davi era um jovem dedicado e trabalhador. Quando estava pastoreando as ovelhas de seu pai, animais ferozes atacavam seu rebanho e precisava defender as ovelhas indefesas. Certamente estava acostumado a afugentar lobos, hienas, chacais e outras feras, mas se destacou por ter tido coragem de enfrentar ursos e leões.
O pensamento de Davi era tão determinado que não cogitava a possibilidade de perder. Sempre se lembrava de suas vitórias e desejava quebrar um novo recorde (I Samuel 17.37). Quando o leão atacou suas ovelhas, Davi foi atrás do leão. Poderia ter deixado ir embora com uma ovelha apenas e cuidar do restante do rebanho. Mas Davi não aceitou a situação e correu atrás do leão e o agarrou pela barba para o segurar até mata-lo (v.35).
Se quisermos vencer leões, precisamos aprender a ter determinação e não desistir facilmente dos problemas. Para isso é preciso concentrar nas vitórias e não das perdas. Devemos focar no que queremos alcançar e dedicar até o fim.
Vença os leões com Determinação!

3- Daniel venceu o leão com Oração: Daniel 6.16-22

Daniel era um homem de oração (Daniel 6.10). Resolvia todos os seus problemas buscando ao Senhor seu Deus. Por causa de uma trama invejosa, Daniel foi lançado num buraco cheio de leões (Daniel 6.7 e 12).
Daniel não fez diferente, continuou em oração. Nada o impedia de orar, nem ameaças ou mesmo o pior risco. A mesma oração que estava acostumado a fazer foi a solução para vencer os leões. Deus livrou Daniel em resposta à oração (Daniel 6.27).
A melhor forma de enfrentar nossas dificuldades é com oração. Com o poder da oração muralhas são derrubadas, montes são transpostos, exércitos derrotados, enfermidades são curadas e o impossível acontece.
Se você quiser estar preparado para enfrentar os leões que podem surgir diante de você deve viver à sombra do Onipotente (Salmo 91.1), somente assim “pisará o leão e áspide” (Salmo 91.13).
Vença os leões com Oração!
Você pode vencer os leões!
-CONCLUSÃO:
Assim como Sansão venceu o leão com Coragem, Davi que venceu o leão com Determinação e Daniel que derrotou o leão com Oração, também devemos buscar estas coisas em Deus.
Quando surgir algum leão em sua frente, lembre-se destas palavras e seja corajoso com a força de Deus, não desista e determine-se a lutar até o fim e use a maior arma a seu dispor que é a oração.
Deus te ajuda a derrotar os leões!

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário