28 de setembro de 2016

Lição 1 - Felizes os que tem prazer no Senhor: Juniores de 9 e 10 anos: 4º Trimestre 2016 - CPAD.

  

Clique nos links abaixo
Clique aqui EBD
Notícias. Com
Últimos acontecimentos - Bíblicos

através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.

JUNIORES - Tema: Servindo a Deus com alegria
Comentarista: Débora Machado
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva


Lição 1 - Felizes os que tem prazer no Senhor

Conforme o costume dos sacerdotes, ele havia sido escolhido por sorteio para queimar o incenso do altar e por isso entrou no templo do Senhor.

  Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno compreender que servir a Deus com fidelidade é gratificante e nos traz grandes alegrias e satisfação.
Memorizando  


“...Sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite".(Sl 1.2b – NVI).


  Texto bíblico em estudo: Sl 1.1-3; Lc 1.5-14.

Uma família feliz por servir a Deus

As famílias cristãs de hoje podem aprender muito da fé de Zacarias e sua esposa Isabel. Havia uma profecia sobre uma voz alta que clamaria: ‘Preparem no deserto o caminho do Senhor, abram ali uma estrada reta para o nosso Deus passar.” (Is 40.3)

Essa profecia fala sobre João Batista profetizando a chegada de Jesus. As confirmações dessa passagem no Novo Testamento estão em Mateus 3.3, Marcos 1.3, Lucas 3.4 e João 1.23.

A história de João Batista se inicia na verdade com seu pai, Sacerdote Zacarias:

“Certo dia no Templo de Jerusalém, Zacarias estava fazendo seu trabalho de sacerdote, pois era a sua vez de fazer aquele trabalho diário. Conforme o costume dos sacerdotes, ele havia sido escolhido por sorteio para queimar o incenso do altar e por isso entrou no templo do Senhor.

Durante o tempo em que o incenso queimava, o povo lá fora fazia orações. Então um anjo do Senhor apareceu em frente de Zacarias, de pé, do lado direito do altar. Quando Zacarias o viu, ficou com medo e não sabia o que fazer. Mas o anjo lhe disse:

-Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho, e você porá nele o nome de João. O nascimento dele vai trazer alegria e felicidade pra você e pra muita gente, pois para o Senhor Deus ele será um grande homem. Ele não deverá beber vinho nem cerveja. Ele será cheio do Espírito Santo desde o nascimento e levará muitos israelitas ao Senhor, o Deus de Israel. Ele será mandado por Deus como mensageiro e será forte e poderoso como o profeta Elias.

Então Zacarias perguntou ao anjo:

- Como é que eu vou saber que isso é verdade? Estou muito velho, e a minha mulher também.

O anjo respondeu:

-Eu sou Gabriel, servo de Deus, e ele me mandou falar com você para lhe dar essa boa notícia. Você não está acreditando no que eu disse, mas isso acontecerá no tempo certo. Quando saiu, Zacarias não podia falar. Então perceberam que ele havia tido uma visão no Templo. Sem poder falar, ele fazia sinais com as mãos para o povo.” (Lc 1.8-22) “Ele será mandado por Deus como mensageiro e será forte e poderoso como o profeta Elias.”

Essas palavras, confirmam outra profecia no velho testamento:

“-Mas antes que chegue aquele grande e terrível dia, eu, o Senhor, lhes enviarei o profeta Elias.” (Ml 4.5).

“Quando terminaram os seus dias de serviço no Templo, Zacarias voltou para casa. Pouco tempo depois Isabel, a sua esposa, ficou grávida. ( Lc 1.23, 24a).




Quem era Isabel?

Era uma mulher com um sonho frustrado, pois ela era estéril:

“ Mas não tinham filhos porque Isabel não podia ter filhos.” (Lc 1.7)

Naquela cultura, uma mulher sem filho é uma mulher sem valor, e acredito que aquele já era um sonho deixado pra trás, porque já eram velhos. Mas Deus tinha propósitos na vida desse casal, deles nasceria um homem muito importante diante de Deus, um homem forte e poderoso que viria com o propósito de anunciar o Messias.

Esse casal era obediente a Deus, o que nos leva a pensar no que disse Salomão em Eclesiastes 3: “Para todas as coisas tem o tempo determinado pelo Senhor”, pois todas as vezes que passamos por tempos difíceis em nossas vidas, a primeira coisa que fazemos é questionar onde está o erro. Buscamos de todas as formas concertar o que entendemos que é errado, mas mesmo assim parece que nossa oração não está sendo ouvida, pois não vemos resposta.

“Esse casal vivia a vida que para Deus é correta, OBEDECENDO FIELMENTE a todas as leis e mandamentos.” (Lc 1.6). Esse versículo mostra que mesmo sendo pessoas fiéis a Deus a resposta das suas orações só foram atendidas no tempo certo, determinado por Deus:

“- Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho.”

Isabel diante de uma situação tão difícil, continuava confiando em Deus. Zacarias foi sorteado para queimar o incenso e Deus prometeu a ele que atenderia suas orações e os daria um filho:

“- Agora que o Senhor me ajudou, ninguém mais vai me desprezar por eu não ter filhos.” (Lc 1.25).

“Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu à luz um menino. Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela. (Lc 1.57,58)

Logo que João Batista nasceu e seu pai escreveu seu nome numa tabuinha, voltou a falar. Agora a vitória era completa na vida dessa família obediente a Deus.

Conclusão
Professor (a) enfatize aos pequenos que obedecer a Deus sempre traz alegrias e a realizações de grandes projetos para a expansão do reino de nosso Senhor Jesus Cristo.



Ilustrações:






Isabel se alegrou e disse: Abençoada seja você, Maria,e bendito seja o seu filho.
Isabel respondeu:bastou ouvir a sua voz que a minha criança se alegrou dentro de mim.
chegando o tempo certo,Isabel teve o bebê.
Quando perguntaram qual seria o nome,ela respondeu:João.



Parentes e vizinhos ficaram surpresos.Na família,ninguém tinha esse nome e, foram pergunta para Zacarias.
Zacarias escreveu em uma tábua; JOÃO e o seu nome.
No mesmo instante,Zacarias recuperou a voz.e louvou e agradeceu a Deus diante do povo admirado pelo milagre

 






Atividades:









Nenhum comentário:

Postar um comentário