8 de setembro de 2016

Lição 11- O Homem Rico e o Pobre Lázaro - Primários

Clique nos links abaixo
CliqueAqui EBD



Veja aqui todas as <Lições Bíblicas Primários: Conhecendo algumas histórias de Jesus - de 7 e 8 anos 3º Trimestre 2016 - CPAD

através deste ite.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site


PRIMÁRIOS - Tema: Conhecendo algumas histórias de Jesus
Comentarista: Thiago Santos
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silv
Lição 11 - O homem rico e o pobre Lázaro: 

Pai Abraão, tenha pena de mim! Mande que Lázaro molhe o dedo na água e venha refrescar a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo!Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que a seu aluno compreenda que a vida eterna é a maior riqueza, um imenso bem que precisamos obter em Deus, através de Jesus Cristo.
Memorizando
"Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam." (Mt 6.20– NVI).

Texto Bíblico em estudo: Lc 16.19-31.

Explorando a Bíblia

Havia um homem rico que vestia roupas muito caras e todos os dias dava uma grande festa. Havia também um homem pobre, chamado Lázaro, que tinha o corpo coberto de feridas, e que costumava largar perto da casa do rico. Lázaro ficava ali, procurando matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do homem rico. E até os cachorros vinham lamber suas feridas.( Explique as crianças que o homem rico vivia uma vida luxuosa e cuidava de si mesmo , sem se importar com o homem pobre e doente que ficava na sua porta pedindo esmolas). Deus quer que você se lembre sempre que foi Deus que te deu todas as coisas e Ele quer que você reparta com os outros. Mas não era essa a atitude deste homem rico, ele era egoísta e só pensava em sí mesmo!

Um dia Lázaro morreu e foi levado pelos anjos para o céu. Lá encontrou Abraão e havia uma linda festa. (Explique que Lázaro não foi para o céu porque ele era pobre e sofria muito com a doença, e sim porque ele havia servido ao Senhor, dependia da provisão de Deus para o seu sustento, mesmo sendo as migalhas que lhe traziam para ele certamente tinha um coração grato a Deus e aprendeu a estar contente em qualquer situação).

Jesus é o nosso exemplo, pois estava sempre pensando nos outros. Ele ensinou quando estava cansado, alimentou a multidão, Quando Ele mesmo estava com fome; Jesus foi a lugares onde os outros queriam que Ele fosse. Se você já tem Jesus como seu salvador, sua atitude deve ser como a Dele, de ser generoso e repartir o que tem com os outros.

E foi assim com Lázaro que morreu e foi levado para o céu.O rico também morreu e foi sepultado. ( Explique que como era um homem rico , seu sepultamento deve ter sido de acordo com o que o dinheiro pode pagar, com muito luxo, mas depois que morre de nada vale toda a riqueza deste mundo). A sua alma estava solitária, não apareceu nenhum anjo para acompanhá-lo, foi direto para o inferno, a fim de ali suportar o tormento (Lc 16.23). Estava sofrendo muito. Podia ver lá longe Abraão e Lázaro ao seu lado. E gritou:

- Pai Abraão, tenha pena de mim! Mande que Lázaro molhe o dedo na água e venha refrescar a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo!

Mas Abraão respondeu:

- Meu filho, você recebeu coisas boas na sua vida, porém nunca ajudou a Lázaro que sofria muito. Agora ele está bem e você está sofrendo. Além disso, não podemos chegar até aí e nem vocês podem vir para cá. (Explique que as vezes somos tão egoístas quanto foi esse homem rico. Pensamos que, como filhos de Deus, podemos pedir-lhe qualquer coisa que Ele nos dará. Porém, a Bíblia ensina que não recebemos o que pedimos em oração, quando oramos egoisticamente. Tiago 4.3 diz: “E, quando pedem , não recebem...Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres.” Quando você espera que Deus faça alguma coisa e Ele não faz, talvez você se sinta abandonado por Ele. Foi assim que se sentiu o homem rico, mas depois de morrermos não adianta mais querermos mudar de vida.

O rico disse:
-” Nesse caso, Pai Abraão, peço que mande Lázaro até a casa do meu pai porque eu tenho cinco irmãos. Deixe que ele vá e os avise para que assim não venham para este lugar de sofrimento.”

Mas Abraão respondeu:
- Os seus irmãos conhecem as leis de Deus. Que eles a obedeçam!

A Bíblia nos ensina que não devemos nos prender ás riquezas materiais, mas sim buscar a Deus todos os dias, ouvindo os seus ensinamentos. Devemos nos arrepender de nossos pecados, corrigir nossa conduta e buscar o perdão de Deus diariamente. - Isso não adianta.

Continuou o rico:

- Mas se alguém ressuscitar e for falar com eles, aí se arrependerão de seus pecados.

E Abraão respondeu:

- Se eles não acreditam nas leis de Deus não vão acreditar, mesmo que alguém ressuscite.

Aplicação da lição
Enfatizar aos pequenos que Deus usou pessoas naquela época para ensinar às pessoas qual é a sua vontade. Hoje, ele usa eu e você para levar a mensagem da salvação a todo o mundo. Nós devemos falar de Jesus para todas as pessoas. E precisamos começar a fazer isso já, enquanto as pessoas ainda podem ouvir sobre o amor de Jesus por elas.

Oficina criativa
Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade


Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-sr2sRZnAhHE/TimnLAaHNAI/AAAAAAAAAmo/hcZq-BZnCgw/s1600/O_RICO%257E1.JPG
Fontes consultadas:
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000.

2 comentários: