20 de novembro de 2016

Noticia: Mais antiga inscrição dos Dez Mandamentos é vendida por R$ 2,8 milhões

Vendida por rabino, placa de mármore permanecerá em exibição pública

Uma pedra de mármore, contendo o mais antigo registro dos Dez Mandamentos foi vendida em um leilão nos Estados Unidos por 850 mil dólares. Medindo cerca de um metro e pesando 50 quilos, ela foi adquirida por uma pessoa que prefere não ter o nome revelado.

A decisão de vendê-la foi do rabino Shaul Deutsch, fundador do museu Torá Vivo, em Nova York. Uma das exigências é que o comprador deveria colocá-la em um local público, onde possa ser vista pelas pessoas.

Curiosamente, nela podem ser lidos apenas 9 dos 10 mandamentos registrados no Livro de Êxodo. Esculpida por samaritanos, omite “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão”, e apresenta em seu lugar uma antiga regra, pedindo a construção de um templo no monte Gerizim.

Acredita-se que ela foi feita durante o final do Império Romano e o início da era bizantina, entre os anos 300 e 500 d.C. Ficava na entrada de uma antiga sinagoga samaritana, provavelmente destruída pelos romanos. Somente em 1913, durante as escavações para a construção da estrada de ferro, perto da cidade de Yavne, em Israel, a pedra foi revelada.

Sem perceber seu valor histórico, a pedra de mármore foi vendida para um árabe, que a colocou como soleira do pátio interno, com a inscrição virada para baixo. Ficou naquele lugar até 1943, quando foi comprada pelo arqueólogo Y. Kaplan, que permaneceu com ela até o ano 2000.

Ele negociou a peça com o rabino Deutsch, que a colocou exposta no Museu Torá Viva, em Nova York. Desejando fazer uma ampla reforma no local, o rabino decidiu negociar o Decálogo e outras peças. David Michaels, diretor de antiguidades Heritage Auctions, que fez o leilão agora, explicou ao Religion News que o novo dono assinou um compromisso em exibir a tábua em um local onde o público possa ter acesso.

O lance inicial era U$ 300.000, mas o preço pago pelo vencedor chegou a U$ 850.000, cerca de R$ 2,8 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário