14 de dezembro de 2016

Dinâmica: A Nova Jerusalém - Lição 12: Novos céus e Nova Terra: Juvenis - de 15 a 17 anos

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Novos céus e Nova Terra.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Nova Jerusalém”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!




 Dinâmica: A Nova Jerusalém
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a Nova Jerusalém, conhecendo suas características.

 
Material:
Palavras e versículos para digitar(vejam no procedimento)
Tesoura
Fita adesiva
Procedimento:
Antes da aula:
Digitem as características separadas das respostas e referências
Separem cada uma delas
Depois digitem somente as referências e separem cada uma delas
Durante a aula:
- Perguntem: Quem deseja morar na Nova Jerusalém?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que desejar morar na Nova Jerusalém, até porque é um desejo de todo salvo em Cristo.
- Falem: É sobre a Nova Jerusalém o tema da lição de hoje. Que tal agora, conhecermos suas características?
- Entreguem para os alunos as referências e peçam para que eles procurem, leiam silenciosamente e deixem marcado.
- Enquanto isto coloquem no quadro as características(vejam abaixo em negrito), sem as respostas e as referências.
Obs: Estou colocando aqui as características, as respostas e as referências para facilitar e orientar o trabalho do professor. Os alunos não deverão receber as respostas.
Arquiteto/construtor): Deus(Hb 11.10)
Fundamento: 12 fundamentos com os nomes dos 12 apóstolos(Ap 21.14)
Formato: Cubo perfeito(Ap 21.16)
Tamanho: 12.000 estádios – o comprimento, largura e altura iguais(Ap 21.16)
Lugares: Muitos lugares(Jo 14.2)
Materiais: Jaspe, ouro puro(Ap 21. 18), 12 pedras preciosas(Ap 21.19), pérola(Ap 21.21)
Localização atual: No céu(Ap 21.2 e Gl 4.26)
Localização futura: Novo céu e nova terra(Ap 21. 1 e 2)
Governo: O próprio Deus(Ap 21.3)
Moradores: os crentes que lavaram suas vestes no sangue do cordeiro, inscritos no livro da vida(Ap 22.14)
Iluminação/lâmpada: A glória de Deus(Ap 21.23)
Muro: Alto com doze portas com os nomes das 12 tribos de Israel(Ap 21.12)
Praça: De ouro com vidro resplandecente(Ap 21.21)
Rio: Puro de água da vida(Ap 22.1)
Árvore da vida: No meio da praça(Ap 22. 14 e 19) que produzirá 12 frutos por mês, as folhas da árvores serão para saúde das nações
Trabalho: Os seus servos o servirão(Ap 7.15, Ap 22.3)
- Agora, leiam com os alunos cada característica e peçam em seguida que cada aluno, que recebeu uma referência, leia e identifique qual característica se relaciona com o versículo lido – outros colegas podem ajudar. Fixem a referência ao lado de cada característica. Isto deve acontecer até que todas as características sejam identificadas.
- Ao terminar, falem: Ainda há tempo de se preparar para o Arrebatamento e como consequência morar na Nova Jerusalém.

Fonte: Blogatitudedeaprendiz.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário