14 de dezembro de 2016

Noticia: Após milhares de anos, o Bálsamo de Gileade volta a ser produzido em Israel

O Bálsamo de Gileade, mencionado na Bíblia, foi uma planta utilizada no antigo Israel para fins medicinais, cosméticos e até mesmo na adoração do templo. E agora, após milhares de anos, está sendo produzido novamente em Israel.

A volta da produção deste Bálsamo está sendo viabilizada pelo visionário agricultor Guy Erlich, que aos longos dos anos criou uma coleção de raras plantas dos perfumes e medicamentos bíblicos.

A plantação ainda estágios iniciais, porém como resultado já é possível ver um trecho de terra cultivada com a planta perto do Mar Morto e de Jericó.

O Bálsamo de Gileade

O Bálsamo foi utilizado como uma dos medicamentos mais importantes do mundo antigo, além de ser considerado como o melhor perfume do império romano.

O Bálsamo também é o primeiro ingrediente do incenso do Templo Sagrado e utilizado após o período do segundo Templo como óleo de unção dos reis de Israel. Porém no sexto século desapareceu, juntamente com o povo judeu, Explicou Erlich.

O agricultor, que tem seis hectares plantados da planta e 5 mil prontas para serem plantadas, destacou que, de forma curiosa, as plantas crescem sob e forte calor e em solo salgado, as margens do Mar Morto.

Erlich acredita que em breve o Bálsamo voltara a se tornar um importante medicamento, assim como no passado, além de poder servir como primeiro ingrediente para o incenso do Terceiro Templo que Israel planeja construir. Da resina das cascas, bagas e folhas do Bálsamo de Gileade, pode-se extrair diferentes fragrâncias com diferentes propriedades.

A produção do Bálsamo chamou a atenção de judeus que esperam ver o terceiro Templo construído em Jerusalém.

Bálsamo de Gileade como presente dos magos para Jesus

Erlich acredita também que possa haver uma conexão da precioso Bálsamo com os presentes que os magos trouxeram para Jesus em seu nascimento.

“Sabemos que os três magos trouxeram incenso, mirra e ouro para Jesus. O Bálsamo de Gileade era mais precioso que o Ouro. O diamante das plantas medicinais”, disse o agricultor.

Dificuldades

Apesar das expectativas sobre sua produção de Bálsamo de Gileade, Erlich enfrenta grandes dificuldades para mantê-la.

Sua plantação está localizada na Judéia Bíblica, conhecida como Cisjordânia. Isso fez com que uma empresa americana, que investia no projeto, cancelasse o financiamento motivado pelos boicotes contra Israel proposto por alguns países da comunidade internacional. Com isso, foi preciso demitir seus empregados e esperar ajuda de voluntários.

Entretanto as dificuldades não desmotivaram Erlich, que tem como objetivo criar um centro de pesquisa e desenvolvimento para plantas médicas, beneficiando toda a região e, assim como diz a Bíblia, fazer o deserto florescer.
Fonte: CBN.





Arqueologia Bíblica
Noticias.Com
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário