7 de dezembro de 2016

Noticia: Estátua instalada em Tel Aviv causa polêmica em Israel

Autoridades municipais de Tel Aviv ordenaram que o escultor remova a imagem e disseram que irão retirá-la do local e o multar se ele não o fizer

Uma estátua dourada do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, montada em uma praça de Tel Aviv e apelidada de “Rei Bibi” causou espanto nos transeuntes e repúdio do Ministério da Cultura do país nesta terça-feira (6). A informação é da agência de notícias ‘Reuters’.

O escultor Itay Zalait disse a repórteres que instalou a efígie de quatro metros de altura sobre um pedestal branco na Praça Rabin para testar os limites da liberdade de expressão em Israel.

O governo israelense e artistas estão enredados em uma “guerra cultural” por conta de medidas adotadas pela ministra da Cultura, Miri Regev, para reter fundos estatais a instituições que não expressam lealdade ao Estado.

Postando no Facebook depois de a escultura ter sido instalada, a ministra Regev a classificou como uma “expressão de ódio contra Netanyahu”. Autoridades municipais de Tel Aviv ordenaram que o escultor remova a imagem e disseram que irão retirá-la do local e o multar se ele não o fizer.

Pessoas que iam ao trabalho de manhã logo se aglomeraram para tirar fotos e debater se a estátua deveria ser vista como um deboche de Netanyahu ou uma homenagem ao premiê direitista, atualmente em seu quarto mandato e conhecido por seu apelido de infância, “Bibi”.

“Nas redes sociais, houve dezenas de milhares de comentários sobre o ‘Rei Bibi'”, contou Zalait à Rádio do Exército quando indagado sobre o que o inspirou a fazer a estátua.

“Eu simplesmente a transformei em uma realidade e a coloquei em seu lugar merecido, a Praça dos Reis de Israel”, disse, referindo-se ao nome que a praça tinha antes de ser rebatizada em homenagem a Yitzhak Rabin, o primeiro-ministro israelense assassinado por um judeu ultranacionalista durante uma manifestação pela paz ocorrida no local em 1995.

Netanyahu e sua esposa, Sara, foram alvo de investigações e manchetes frequentes questionando se fundos estatais foram utilizados para manter o que críticas denunciam como um estilo de vida suntuoso.

Ambos negaram qualquer uso indevido de dinheiro dos contribuintes.
Fonte: Reuters



Arqueologia Bíblica
Noticias.Com
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário