3 de dezembro de 2016

Noticia: Tremor de terra de magnitude 3,3 é sentido em Borba, no Sul do Amazonas

E terremotos, em vários lugares. Mateus 24:7
Um abalo sísmico de magnitude 3,3 foi sentido na cidade de Borba, a 151 km de Manaus. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis), o abalo ocorreu às 6h44 no horário de Brasília, 4h44 no horário de Manaus. Não há registro de prejuízos materiais ou feridos por conta do tremor. Segundo especialista, tremores com magnitude até 4 graus não costumam causar danos estruturais.

O superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marco Antônio Oliveira, explicou que o abalo sísmico teve o epicentro em Borba, na região do Rio Canutama, mais perto da cidade de Novo Aripuanã do que do centro do município. Em Novo Aripuanã, no entanto, o tremor não foi sentido.

É um tremor raso, com menos de 5km de profundidade. Mesmo que tenha sido um tremor raso, teve magnitude baixa e essa magnitude é medida em função das consequências, então até mais ou menos 4, 3 [graus] não tem consequência nenhuma nos prédios", disse Oliveira.

Histórico

Conforme o registro de tremores do Obsis, este é o quinto abalo sísmico sentido em Borba nos últimos anos. O primeiro ocorreu em 20 de janeiro de 1921 com magnitude e profundidade 0. No segundo, ocorrido em 17 de maio de 1975, a magnitude chegou a 4.4 e a profundidade ficou em 33 km. Em 1984, um tremor de profundidade 0 e magnitude de 3.5 foi sentido da cidade. Neste ano, houve mais dois tremores, o primeiro por volta das 20h30 de 7 de setembro, cujo registro mostra profundidade 5 e magnitude de 3.1, e o desta quarta, com magnitude de 3.3 e profundidade de 5 km.

Conforme o registro do Observatório Sismológico, um tremor foi sentido em Presidente Figueiredo, a 117 km da capital, no domingo (27). Na ocasião, o abalo teve 3.4 de magnitude, com 10 km de profundidade.
Fonte: G1




Arqueologia Bíblica
Noticias.Com
É Noticias: Últimos Acontecimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário