5 de dezembro de 2016

Onde estava Deus durante a tragédia?

Onde estava Deus durante a tragédia da Chapecoense?
Às vezes percebo certa revolta de alguns a este tipo de questionamento. Na verdade muitos não entendem e questionam: “Por que Deus não fez nada?” Afinal aprendemos que Deus está ao nosso lado o tempo todo. A dúvida é de milhões de pessoas que ficaram perplexas diante das cenas do avião em destroços. Jovens com seus futuros interrompidos por uma tragédia. Mas por quê?

Em nossa visão achamos que Deus deveria ter feito algo ou, quem sabe, agido de maneira milagrosa para segurar o avião sem combustível. Não, as coisas não acontecem dessa forma, ter Deus ao nosso lado não significa que não passaremos pelas dores ou momentos difíceis. A presença de Deus em nossa vida não nos isenta do sofrimento. Viver com Deus não é caminho largo e sem dor. A dor e o sofrimento fazem parte da nossa vida por causa da nossa limitação, seremos livres deles totalmente quando, um dia, estivermos com Deus no céu. Mas enquanto caminhamos nesta terra imperfeita e limitada estaremos à mercê do sofrimento e da dor.

A diferença está em que aquele que vive uma vida de fé e em Deus encara e supera o sofrimento de forma diferente. O que vive pela fé não é vencido pela dor e pelas tribulações, mas supera tudo isso porque Deus está ao seu lado. O apóstolo Paulo também sentiu isso, ele não foi poupado do sofrimento, mas tinha certeza da sua vitória: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos”. (2 Co 4,8-9). Ter Deus ao lado não nos livra da dor, mas nos dá condições de superá-la.

Se acontecerem tragédias, acidentes, Deus não é o culpado. Até entendo que, diante de uma falta de explicação para os fatos, tentemos buscar um culpado e não achando ninguém culpamos ao bom Deus. Mas as tragédias acontecem por negligência, por falta de responsabilidade ou porque não se observaram regras básicas de segurança, no caso, a falta de combustível. Os acidentes são frutos do desgaste de peças e de falhas humanas.

Eu vejo Deus em tudo isso, Ele está nos milhares de pessoas que são solidárias e oram por essas famílias. Ele está nas centenas de voluntários que se uniram para ajudar. Deus permanece no coração daqueles que choram e ao mesmo tempo enxuga as lágrimas de um pai ou mãe inconsoláveis. Deus estará no coração de cada parente ou amigo daqueles que morreram, fazendo com que eles possam retomar as suas vidas. Deus deve estar em seu coração neste momento, para que você se una a essas famílias e ore por elas.

Deus deve estar em seu coração, neste momento para que você procure alguém que esteja sofrendo para consolar e ajudar.
Deus pode fazer tudo, mas prefere fazer tudo através de você.
Pr. Joaquim de Andrade
Fonte: Apologética Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário