26 de dezembro de 2016

TEL TZORA - A CIDADE DOS PAIS DE SANSÃO

As ruínas da antiga cidade bíblica de Zorá em Israel são conhecidas como Tel Tzora e estão localizadas nas montanhas de Estaol, não muito distante da moderna cidade de Beit Shemesh, outra cidade conhecida por nós através da biografia deste herói bíblico.

Tel Tzora que fica em um dos cumes da floresta de Estaol é uma cidade israelita típica das montanhas quando os hebreus ainda não ousavam habitar nas planícies, visto que as mesmas eram basicamente ocupadas pelos filisteus e cananeus.
Na antiga Tel Tzora pode ser vistos dois túmulos bem acabados que foram pavimentados e reformados pelo governo de Israel, segundo uma antiga tradição, os túmulos nada menos são do que os túmulos de Sansão e seu pai, Manoá.
No local além de muitas grutas como a que pode ser vista acima, podem ser vistas antigas prensas de azeite, de trigo, alguns pilões e ruínas de muitas casas do período israelita.

Zorá, era bem diferente das cidades do vale onde podia se encontrar ossos de animais impuros, nela a população judaica procurava manter a sua dieta conforme a descrição de animais puros, os ossos dos animais encontrados ali são da lista de animais kosher.

Sua localização bem acima do riacho de zorá e do altar de Manoá nos fornece o cenário bíblico praticamente exato ao que podemos ler a seguir:

E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, e o SENHOR os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos.

E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos.

E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.

Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda.

Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.

Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante a de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome.

Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte.

Então Manoá orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer.

E Deus ouviu a voz de Manoá; e o anjo de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá.

Apressou-se, pois, a mulher, e correu, e noticiou-o a seu marido, e disse-lhe: Eis que aquele homem que veio a mim o outro dia me apareceu.

Então Manoá levantou-se, e seguiu a sua mulher, e foi àquele homem, e disse-lhe: És tu aquele homem que falou a esta mulher? E disse: Eu sou.

Então disse Manoá: Cumpram-se as tuas palavras; mas qual será o modo de viver e o serviço do menino?

E disse o anjo do Senhor a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher se guardará ela.

De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará.

Então Manoá disse ao anjo do Senhor: Ora deixa que te detenhamos, e te preparemos um cabrito.

Porém o anjo do Senhor disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto o oferecerás ao Senhor. Porque não sabia Manoá que era o anjo do Senhor.

E disse Manoá ao anjo do Senhor: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos?

E o anjo do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?

Então Manoá tomou um cabrito e uma oferta de alimentos, e os ofereceu sobre uma penha ao Senhor: e houve-se o anjo maravilhosamente, observando-o Manoá e sua mulher.

E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o anjo do Senhor subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos.

E nunca mais apareceu o anjo do Senhor a Manoá, nem a sua mulher; então compreendeu Manoá que era o anjo do Senhor.

E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.

Porém sua mulher lhe disse: Se o Senhor nos quisesse matar, não aceitaria da nossa mão o holocausto e a oferta de alimentos, nem nos mostraria tudo isto, nem nos deixaria ouvir tais coisas neste tempo.

Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou.

E o Espírito do SENHOR começou a incitá-lo de quando em quando para o campo de Maané-Dã, entre Zorá e Estaol.
Fonte: CafeTorah



Arqueologia Bíblica
Noticias.Com
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário