15 de março de 2017

Aula Bíblica – Deus Fez Meu Nariz: Berçário 0 a 2 anos - 1º Trimestre de 2017

   



Aula – Deus Fez Meu Nariz
Texto: 1 João 4:8

Ideias: Providencie figuras de flor, frutas, sabonete, talco e faça um móbile para o berço.








Providencie frascos ou saquinhos com cheiros suaves e diferentes para que as crianças maiores cheirem: chá de hortelã, talco, sabonete, tangerina, maçã, limão, etc


Lembrete da aula para entregar aos pais: Coloque num saquinho um sabonete pequeno infantil e escreva: “Deus fez o nariz do(a) (nome da criança) para que ele(a) respire e sinta os cheiros. Deus é Amor (1 João 4:8)”.

Sempre receba a criança amavelmente, chamando-a pelo nome.
Ensino

Fale sempre que possível o pensamento bíblico: “Deus é amor” (1 João 4:8).
O ensino é sempre individual: dê atenção para cada criança.
Converse com a criança: Deus ama o(a) (nome da criança).
Fale “Deus fez seus olhos lindos“. Passe a mão levemente no rosto da criança perto dos olhos.
“Deus fez também seu nariz“. Ponha a mão sobre o nariz da criança e diga: “o nariz serve para o(a) (nome da criança) respirar e sentir cheiros. Cheire a criança e faça um elogio.
Fale o pensamento bíblico e relacione-o com a capacidade de sentir o cheiro: “Deus é amor. Deus deu o nariz para o(a) (nome da criança) sentir o cheiro e respirar. Deus ama o(a) (nome da criança)”.


Se a criança já tiver mais que 5 meses, mostre seu rostinho no espelho, aponte seu nariz e diga: “Deus fez este narizinho porque Deus ama muito o(a) (nome da criança).
Faça um túnel com caixa grande e aberta nos dois lados para que a criança engatinhe por baixo e chegue no espelho para ver seu nariz. Se não tiver a caixa, faça o túnel com lençol apoiando em mesas ou berço.

Faça o túnel com caixa de papelão para a área de estimulação. O uso do túnel favorece o deslocamento engatinhando (4 apoios), o que possibilita tonificar a musculatura de braços, pernas e tronco. O aspecto visual e espacial também é trabalhado nesta atividade, pois os bebês podem encontrar o outro lado do túnel. Esta atividade desenvolve a coordenação motora, estimula a percepção espacial e faz com que a criança adquira noção de direção e localização.

Se a criança for maior, deixe que ela sinta o cheiro de vários produtos num frasco ou saquinhos bem fechados: sabonete, perfume infantil, talco, frutas como tangerina, maçã, chá, etc.
Oração: “Obrigada, Deus, pelo narizinho do(a) (nome da criança)! O(a) (nome da criança) usou seu nariz para cheirar e respirar.

Cante:
“Deus é bom pra mim”, “Deus fez meus olhos”, “Deus fez meu nariz”, “Deus me ama, feliz eu sou”.
Crianças bem pequenas respondem com entusiasmo a poesias simples e cânticos ilustrados com fantoches ou dedoches. Se você não tem habilidade para música, então recite os versos acima mostrando um fantoche calma e lentamente. Evite fazer um fantoche pular de repente sobre uma criança pequena. Se a criança ficar assustada, guarde-o e apresente outra atividade, como um chocalho para acompanhar o cântico ou a poesia.
Um fantoche macio e gracioso pode transmitir segurança quando uma criança está passando seus primeiros momentos afastada de seus pais.

Outro verso que pode ser falado com fantoche:

“Deus me deu dois olhos
Meus olhos podem ver
Deus me deu um narizinho
Meu nariz pode cheirar
Que bom que Deus me fez
Muito obrigado, Deus”.

Brinque: Coloque um móbile no berço e movimente-o para brincar com a criança.

Mostre algum bicho de pelúcia e aponte para o seu nariz dizendo: “o cachorrinho também respira”. Faça o mesmo se tiver mais bichos de pelúcia.
Aponte para o seu nariz e diga: “eu também tenho nariz para respirar e sentir cheiros”. Pergunte: “onde está o nariz d(a) (nome da criança)? Aponte.
Final da aula: Dê o lembrete da aula para que os pais, durante a semana, recordem o ensino.
Fonte: Ensinoinfantilnumclique



Nenhum comentário:

Postar um comentário