1 de fevereiro de 2017

Aula Bíblica: – Deus Fez os Meus pezinhos: Berçário 0 a 2 anos - 1º Trimestre de 2017


Clique nos links abaixo
Escola Bíblica Dominical
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016
Últimos acontecimentos - Bíblicos
Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017





Ideias: Ponha uma meia vermelha nos pezinhos da criança para que ela possa observá-los melhor.

– Prenda guizos na ponta do pé de uma meia.

– Faça um boneco que anda (colocar os dedos no lugar da perna).




– Faça um móbile com chocalhos sonoros e prenda no berço perto dos pés da criança, para que ela bata os pezinhos e movimente e fortaleça os músculos.



Resultado de imagem para móbile com chocalhos sonoros  bebe


– Ponha nos pés da criança uma almofada macia para que ela sinta e se movimente batendo os pezinhos.


Imagem relacionada

– Coloque um pedaço de espuma no berço, na altura dos pés da criança para que ela possa sentir quando faz os movimentos dos pés.

– Faça fantoches com esponjas de banho ou espuma.
Você pode fazer um molde grande de pé de espuma e colocar no berço para que a criança bata os pezinhos e sinta a textura diferente.




Resultado de imagem para fantoches com esponjas

Lembrete da Aula para os pais: Recorte na espuma um modelo de pé, que seja suficiente para colocar no berço e incentivar a criança a movimentar seus pezinhos e sentir a espuma. Escreva o versículo Deus é Amor – 1 João 4:8.Deus fez os pés do(a) (nome da criança) num cartãozinho e prenda na espuma. Faça, se preferir, um boneco que anda, para se colocar os dedos no lugar das pernas.

Ao iniciar a aula, receba a criança com muito carinho, um sorriso no rosto, chamando-a pelo nome.

Fale o pensamento bíblico:
“Deus é amor – 1 João 4:8“. Diga: Deus ama o(a) (nome da criança). Deus fez os pés do(a) (nome da criança) para ele andar, pular e correr. Brinque com os pezinhos da criança, movimentando-os.
Ensino: Fale: “Deus ama o(a) (nome da criança). Deus fez seus pezinhos”.
Enquanto fala, empurre e puxe as pernas da criança com delicadeza para desenvolver a flexibilidade muscular. Passe também uma escova macia nas solas dos pés da criança para estimulá-la e diga: Deus fez os pezinhos do(a) (nome da criança). 


Pendure um móbile no berço com figuras coloridas e guisos na altura dos pés da criança para que ela bata os pezinhos e movimente seus músculos. Esse brinquedo é importante para os bebês que ainda não ficam em pé e passam a maior parte do tempo deitados de costas.


Converse sempre com a criança e diga: Deus ama muito o(a) (nome da criança). Deus fez os pezinhos do(a) (nome da criança). O(a) (nome da criança) está mexendo seus pezinhos. As crianças que já engatinham, podem brincar com o chocalho, empurrando-o de um lado para outro.


Segure a criança no colo e mostre a sua imagem no espelho, mostre seus pés e fale: Deus é amor. Deus ama o(a) (nome da criança). Deus fez os pezinhos do(a) (nome da criança). Se a criança já estiver ensaiando os primeiros passos, segure suas mãozinhas e diga: “Vamos andar. Veja, o(a) (nome da criança) já está andando! Deus fez os pés do(a) (nome da criança) para ele(a) andar

.

Ore:
Obrigada, Deus, pelos pezinhos do(a) (nome da criança). Obrigada, Deus, porque o(a) (nome da criança) pode andar.
Cante. Crie frases melódicas usando o nome da criança. As crianças reagem bem à música:

Deus fez os pés do(a) (nome da criança)? Sim, sim, sim.
Deus ama o(a) (nome da criança)? Sim, sim, sim.
O(a) (nome da criança) pode andar (ou mexer os pés ou engatinhar)? Sim, sim, sim.

Enquanto a criança olha o movimento do móbile cante ou toque um CD.


Brinque: Ponha a criança de bruços (quando possível), para que possa arrastar-se no berço, pois isto a ajuda a exercitar os seus músculos e é também um incentivo para que treine engatinhar. Coloque objetos coloridos, que ela possa manusear e alcançar. Esta é a preparação para engatinhar.

Prenda numa das extremidades do berço um boneco inflável para que o bebê possa dar pontapés numa superfície macia. Esse é um excelente exercício para o fortalecimento dos músculos das pernas que em breve sustentarão o corpo do bebê. Também se pode variar com um pedaço de espuma para que o bebê sinta outra textura.

Mais sugestões: Tenha, para a criança que já engatinha, uma caixa de papelão como túnel, coloque um brinquedo colorido ou balance um chocalho, chamando a criança para o outro lado, incentivando-a a se movimentar. Dê livros de pano para que ela manuseie. Brinque de esconde-esconde com uma fralda. Deixe que se apoie para olhar sua imagem no espelho. Utilize bolas de diferentes tamanhos, cores e texturas para estimulá-las a engatinhar e andar. Para isso tenha uma área que não ofereça perigo e que tenha sempre objetos diferentes para que ela possa observar e explorar, assim desenvolvendo sua curiosidade de maneira segura e produtiva. A criança de oito meses é curiosa por natureza, é a idade certa para explorar o mundo que a cerca, por isso devemos dar condições apropriadas. Sua curiosidade pode não ser satisfeita sem estímulo dos oito aos catorze meses e isso pode trazer conseqüências para desenvolver sua linguagem e seu desenvolvimento social.








Final da aula: Entregue para os pais o lembrete da aula, incentivando-os a continuar o ensino durante a semana.
Fonte: Ensinoinfantilnumclique


Veja todas as lições aqui...<<Berçário 0 a 2 anos; Com historias bíblicas, brincadeiras e muito mais - 1º Trimestre

2 comentários: