19 de janeiro de 2017

Eclipse em que "o sol parou", na história bíblica de Josué, é datado por cientistas israelenses: Arqueologia Bíblica

Josué ordena o Sol para permanecer em Gibeão, John Martin, 1816 

Usando dados da NASA, três cientistas da Universidade Ben Gurion de Beersheba, em um artigo recém-publicado, dataram o eclipse e a batalha contra os cinco reis em 30 de outubro de 1207 aC.

O capítulo 10 do Livro de Josué relata que logo após Josué e os israelitas entrarem na Terra Prometida, eles travaram uma batalha contra cinco exércitos que sitiaram os gibeonitas. Josué tinha prometido proteger os gibeonitas, então ele liderou um exército e derrotou os cinco reis. Josué orou para que Deus ajudasse os israelitas em sua batalha parando o sol:

Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel; e disse na presença de Israel: "Sol, fique parado [dom] sobre Gibeão, e tu, lua, no vale de Ayalon." Josué 10.12.

Os pesquisadores observaram outras histórias antigas, onde uma divindade pára o sol, mas disse que a história bíblica é única porque ele também menciona o papel da lua. Isso os levou à conclusão de que se referia a um eclipse solar, durante o qual a Lua passa entre o sol e a terra, bloqueando a luz solar.

Eles interpretaram a palavra "dom" (original), que ocorre apenas uma outra vez na Bíblia (Salmos 37. 7), não como "ficar parado", que é como ele é tradicionalmente ler, mas significando "tornar-se escuro."

A equipe multidisciplinar, liderada pelo Dr. Hezi Yitzhak, descobriu que havia apenas um eclipse solar total que ocorreu na região entre os anos de 1500-1000 aC, quando se crê que os israelitas entraram na terra. O eclipse permitiu que datassem a batalha precisamente em 16:28h em 30 de outubro de 1207 aC, em seu estudo, que foi publicado na edição mais recente da Beit Mikra: Jornal para o Estudo da Bíblia e seu mundo.

Eles também descreveram onde foi o local exato da batalha, e traçaram com precisão uma caminhada durante a noite de 30 quilômetros que Josué e seus homens fizeram para chegar a Gibeão, ao norte de Jerusalém, a partir de seu acampamento em Gilgal, no extremo leste de Jericó.

Um local associado com o Gilgal bíblico, perto de Jericó

O artigo não aborda a natureza das pedras de granizo que, de acordo com a história bíblica, matou muitas pessoas durante a batalha.

"Nem todo mundo gosta da ideia de usar a física para provar as coisas da Bíblia, e eu sei que isso pode ser interpretado como se você estivesse racionalizando sua fé", disse Yitzhak Haaretz no domingo. "Nós não reivindicamos que tudo o que está escrito na Bíblia seja verdadeiro ou teve lugar mas que há registros de verdade histórica e que temos evidências arqueológicas provando isso."
Fonte: The Times of Israel



Arqueologia Bíblica
Noticias.Com
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário