25 de janeiro de 2017

Slides: Lição 05 - Deus instrui Seu povo a ser grato e fiel: Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel

   

Clique nos links abaixo
Escola Bíblica Dominical
Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016
Últimos acontecimentos - Bíblicos

através deste site.Almeida Revista e Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.

Titulo da Lição: Deus instrui Seu povo a ser grato e fiel
29 de janeiro de 2017




Essa é a base para um relacionamento saudável e uma vida
de bênçãos incontáveis. O nosso Deus tem uma terra fértil e
boa p...




Lição 6
Deus encoraja Josué a liderar e tomar posse da terra prometida
Deus Abençoe !

Lição 05 - Deus instrui seu povo a ser grato e fiel
1. Aprendendo com as Gerações Passadas A importância, responsabilidade e o legado de uma geração temente ao Senhor para enfrentar as complexidades e os desafios da pós-modernidade
2. Lição 01 – Influenciando gerações através da conduta e exemplo de vida Lição 02 – Deus quer realizar grandes milagres em nossa vida Lição 03 – A geração que duvidou da promessa de Deus e temeu seguir adiante Lição 04 – Lições que aprendemos com as gerações passadas Lição 05 – Deus instrui seu povo a ser grato e fiel Lição 06 – Deus encoraja Josué a liderar e tomar posse da terra prometida Lição 07 – Deus convoca todos à santificação para a travessia do Jordão Lição 08 – Josué lidera uma geração conquistadora e cheia de fé Lição 09 – A geração que fracassou na terra prometida Lição 10 – A geração dos filhos de Issacar Lição 11 – A Igreja Primitiva foi uma geração movida pela oração Lição 12 – Os antepassados de Jesus Cristo revelam a presença da Graça de Deus Lição 13 – Os últimos dias serão tempos trabalhosos e de apostasia
3. Deus instrui seu povo a ser grato e fiel
4. “Quando, pois, tiveres comido e fores farto, louvarás ao Senhor, teu Deus, pela boa terra que te deu” (Deuteronômio 8:10)
5. Precisamos estar preparados para receber e desfrutar das bênçãos de Deus para nossas vidas.
6. 11 - Guarda-te para que te não esqueças do Senhor, teu Deus, não guardando os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos, que hoje te ordeno; 12 - Para que, porventura, havendo tu comido, e estando farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as, 13 - E se tiverem aumentado as tuas vacas e as tuas ovelhas, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens, 14 - Se não eleve o teu coração, e te esqueças do Senhor, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão Deuterônomio 8:11-14
7. Ore pelo fortalecimento da igreja local.
8. A “Geração do Deserto” foi uma geração que não deixou um bom legado para os filhos, ou seja, para a “Geração da Terra Prometida”. Não se libertou do passado Incrédulos Duvidaram das Promessas Medrosa, Covarde e Impaciente Esquecia o Mandamento de Deus Havia Influência Negativa e falta de autoestima Vencidos pela Ignorância Sem comprometimento e Gratidão
9. A “Geração da Terra Prometida” Recebeu instruções para não cometer os mesmos erros dos seus pais, ou seja, da “Geração do Deserto”
10. Mostrar que há um propósito em tudo que foi criado por Deus ❶ ❷ ❸ Reconhecer a dificuldade da fidelidade a Deus em meio a Bonança. Compreender que o sucesso é fruto da obediência a Deus e do esforço pessoal.
11. Moisés descreve a Terra Prometida como um lugar de Bençãos e Fertilidade. A travessia do deserto com todas as dificuldades agora fazia parte do passado dos filhos de Israel TERRA PROMETIDA TRAVESSIA DO DESERTO
12. A história da humanidade se desenrola em ciclos, Independente da vontade ou das ações humanas. As gerações também são marcadas por ciclos e em cada um deles há PROPÓSITOS definidos.
13. As pessoas que fazem parte da geração de discípulos de Jesus Cristo ESPERAM uma ação de Deus. Deus ESPERA que cada uma dessas pessoas cumpra o cumprimento da missão cristã. GERAÇÃO DE DISCÍPULOS DE JESUS MISSÃO CRISTÃ
14. Em Números 14:30, Deus confirma que da “Geração do deserto” que saiu do Egito, os que tiverem de 20 anos para cima não entrarão na terra prometida por causa da rebeldia e incredulidade. Salvo Calebe e Josué. Portanto a “Geração da Terra Prometida” será formada por Josué, Calebe e todos os que tiverem menos de 20 anos de idade.
15. Observe que está prestes a ocorrer a transição da liderança do povo de Moisés para Josué. Um novo ciclo será estabelecido: MOISÉS DESERTO (ADVERSIDADE) JOSUÉ TERRA PROMETIDA (PROSPERIDADE)
16. Liderar um povo na prosperidade tem os seus desafios, pois na adversidade é natural as pessoas se aproximarem mais de Deus. Contudo, na bonança, a tendência natural é usufruir dos bens e afastar-se de Deus.
17. O que o apóstolo Paulo nos ensinou sobre este assunto: Adversidade e Prosperidade, escassez e bonança ?
18. É certo que alguns caminhos da adversidade são dolorosos. O deserto é um lugar de Provações. Deus nos prova para : 1- Purificar nosso caráter 2- Tornar Dependente de Deus 3- Moldar nosso Temperamento 4- Moldar nosso Coração
19. O Senhor tratou a “Geração da Terra Prometida” antes de lhes dar a Terra Prometida (Dt 8:1-3). Combateu a Rebeldia, dureza de Coração. Levou-os a sua dependência. Deus sempre desejou ser íntimo de seu povo e falar-lhes abertamente (Ex 20:19)
20. A “Geração do Deserto” teve a oportunidade de ter um relacionamento pessoal com Deus. Todavia, em vez de aproximar-se de Deus, se afastaram e morreram sem tê-lo conhecido.
21. Existem pessoas que só conhecem a Deus através dos lábios de terceiros, nunca buscaram experimentar um relacionamento pessoal com Ele.
22.  Israel atravessou o deserto, por um propósito.  Josué tornou-se sucessor de Moisés, por um propósito.  Deus deu a Terra Prometida com abundância de águas, rica em alimentos e minérios, por um propósito. Diante da provisão tão abundante deveria gerar louvor a Jeová, por sua bondade.
23. É o Plano de Deus para a sua Vida. Deixe Deus Usá-lo para seus Propósitos, e não Você “usar Deus” para o que deseja.
24. Cada um de nós, podemos descobrir o Nosso Propósito através da Oração, Leitura da Palavra de Deus e do Espírito Santo.
25. O problema maior dos filhos de Israel não era habitar a Terra Prometida, mas, sim, saber administrá-la. Moisés diz que eles teriam que lidar com três situações. São elas: RIQUEZA CRESCIMENTO ESQUECIMENTO
26. “Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; Quando, tiveres comido e fores farto, louvarás aos Senhor, teu Deus, pela boa terra que te deu” (Dt 8:9-10). Se o Eterno Senhor Deus dá posses a alguém, é porque Ele tem projetos e fins específicos para que os deu.
27. “E se tiverem aumentado as tuas vacas e as tuas ovelhas, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens” (Dt 8.13) A “Geração da Terra Prometida” iria crescer para todos os lados. Portanto, deve estar pronta para administrar coisas grandes.
28. “Guarda-te para que te não esqueça do Senhor, teu Deus” (Dt 8:11) Quando chegar no Topo, nunca esqueça das pessoas que te ajudaram e, principalmente, do Senhor nosso Deus (Sl 78:5-7) O nome dado a quem esquece é ingratidão. Ser ingrato é não atribuir honra a quem foi o responsável por todo o sucesso que estamos vivendo.
29. Precisamos hoje de pessoas otimistas que estejam dispostas a desempenhar seu papel encarando os desafios de sua época, que imagina os grandes triunfos e venha fazer a diferença. O triunfo dos filhos de Israel estava atrelado à visão correta do Deus a quem estavam servindo.
30. “Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus que Ele é o que te dá forças para adquirires poder” (Dt 8:18) Deus prometeu a nova geração, a posse de nações maiores e mais fortes, cidades instransponíveis e derrotas de gigantes (Dt 9:1-2) O grande segredo do avanço e do triunfo era apena um: OBEDECER
31. O Senhor fez questão de destacar dois pontos importantes para a nova geração: 1º – Israel, não tinha méritos 2º – Deus estava lançando fora os ímpios para dar a terra ao povo que havia justificado (Dt. 9:5)
32. “Pois é pela graça que sois salvos, por meio da FÉ – e isto não vem de vós, é dom de Deus – não das obras, para que ninguém se glorie. (Ef.2:8-9) Nova Aliança Não somos Salvos pelos nossos Méritos
33. Deus honra muito uma aliança. Ele jurou a Abraão, Isaque e a Jacó fazer esse povo herdar a Terra Prometida. Agora, diante dos olhos de toda aquela nação, Deus diz que não é pela justiça do povo, mas pela fidelidade de Sua Palavra e pela impiedade das nações que ali habitavam.
34. “Pois o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas” (Dt 10.17). . O notável acúmulo de títulos para Deus descritos acima enfatiza a singularidade, a absoluta supremacia e a total soberania de Jeová sobre todos os outros poderes do universo.
35. Essa é a base para um relacionamento saudável e uma vida de bênçãos incontáveis. O nosso Deus tem uma terra fértil e boa para cada filho seu. O que o Eterno Senhor Deus espera de cada um de nós ? A resposta é muito simples: FIDELIDADE
36. Lição 6 Deus encoraja Josué a liderar e tomar posse da terra prometida

Fonte: Ebd.betelbogspot.com.br


VEJA TODAS AS LIÇÕES, DINÂMICAS, PRÉ - AULA.
AQUI << Revista Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário