18 de fevereiro de 2017

Aula Bíblica: – Deus me fez assim porque me ama: Berçário 0 a 2 anos

   

Clique nos links abaixo
Escola Bíblica Dominical
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016
Últimos acontecimentos - Bíblicos
Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017



Deus é Amor: 1 João 4:8
Deus me fez assim porque me ama


Pensamento Bíblico: “Deus é Amor – 1 João 4:8“. Deve ser falado e lembrado durante a aula, sempre que for possível.


Brincar: Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem para a aula.

Ideias para o ensino: Para esta aula, copie o molde abaixo, que traz um boneco com as partes do corpo separadas para que a criança coloque no lugar certo. Faça uma cópia para cada criança levar para casa




– Providencie instrumentos musicais de bandinha para o momento de louvor.

– Separe algumas figuras da natureza para que a criança veja durante a lição.



Imagem relacionada

– Providencie para que a criança sinta o cheiro: pó de café, limão, maçã, sabonete.

– Providencie para o lanche duas frutas para que a criança coma e sinta o gosto.

– Tenha brinquedos e livros para que a criança possa pegar.


– Faça um trenzinho com as crianças e ande pela sala.


– Escreva uma carta aos pais:
Queridos pais, estudamos que Deus é amor. O pensamento bíblico é: Deus é Amor – 1 João 4:8. Procure durante a semana repetir o pensamento bíblico com a criança e mostrar o amor de Deus em todas as situações. Faça sempre uma oração de agradecimento com a criança: “Obrigada, meu Deus, por ter me criado assim do jeito que sou, por meus olhos, meu nariz, minha boca, meus ouvidos, minhas mãos, meus pés. Obrigada por seu amor”. Cante com seu filho(a) sobre o amor de Deus.

Ao iniciar a aula
, receba as crianças dizendo: “Que bom você veio (nome da criança)! Deus ama muito você e eu também!” Observação: Falar para uma criança que Deus a ama, sem que você demonstre amor, é como esvaziar o sentido do que a Bíblia diz. Enquanto você recebe outras crianças que estão chegando, deixe que as que já chegaram brinquem à vontade com os brinquedos que você já deixou ali pra elas na sala.

Quando todos os alunos estiverem na sala, mostre o relógio de mudança de atividade e comece a guardar junto com as crianças os brinquedos numa caixa ou baú chamando a atenção para a próxima atividade surpresa.


Resultado de imagem para relógio de mudança de atividade

Louvor: Comece a aula sentando num tapete com as crianças num canto da sala. Tenha uma caixa surpresa com alguns instrumentos de bandinha: chocalho, tambor, sino, guiso, coco, pauzinhos rítmicos de madeira, chocalho de lata ou de rolo, copos coloridos para bater um no outro, etc. Cante uma música com elas e depois distribua um instrumento pra cada uma. Se não tiver muitos instrumentos dê para algumas e depois para outras e cante novamente a música sobre o amor de Deus. Você pode também colocar um CD e tocar junto com as crianças.

Músicas próprias para a idade
: Três palavrinhas só; Jesus me ama, a Bíblia diz; Se eu fosse um elefante; Deus ama o(a) (nome da criança)? Sim, sim, sim; e outras que souber e achar melhor. Deixe que as crianças toquem os instrumentos, porque elas cantarão somente a última sílaba, mas estarão aprendendo. 

Logo cantarão em casa para os pais. Este momento de louvor é muito importante, mas não precisa ser longo, porque as crianças cansam logo e precisam mudar de atividade. A seguir mostre o relógio de mudança de atividade e deixe que as crianças guardem os instrumentos na caixa.

Em seguida sente com elas nas cadeirinhas formando meia lua pra falar o versículo e contar a história ou o ensino.
Pensamento Bíblico: “Deus é amor – 1 João 4:8”. Na hora de falar o versículo, geralmente antes da história e já sentados, pegue a Bíblia e coloque o dedinho da criança no versículo e leia para ela.

Ensino: Mostre o boneco que trouxe sem olho, nariz, boca, ouvidos, mãos , pés. Converse com a criança. Diga: Deus nos criou. Deus fez cada um de nós. Deus nos ama muito e fez nossos olhos para vermos todas as coisas lindas que Ele criou. (Mostre algumas figuras grandes da natureza). Com nossos olhos podemos ver o papai, a mamãe e todas as coisas. Deus nos fez assim. Pergunte: quem quer colocar o olho no lugar certo no rosto do boneco? Deixe que uma criança coloque o olho no boneco. E o nosso olho, onde está? Aponte. Continue dizendo que Deus nos ama tanto que fez nosso nariz para sentirmos todos os cheiros e para respirarmos. Deixe que a criança sinta o cheiro do pó de café, da maçã, do perfume, etc. Peça para uma criança colocar o nariz no boneco. Deus nos ama tanto que fez também uma boca para podermos comer, cantar, falar. Escolha uma criança para colocar a boca no boneco. Onde está nossa boca? Aponte. Deus nos ama muito e fez nossos ouvidos para escutarmos todos os sons: as vozes, os instrumentos, a mamãe falando, a professora ensinando, o passarinho cantando, etc. Escolha outra criança para colocar os ouvidos no boneco. Como é bom poder cantar, tocar um instrumento e ouvir, falar e o outro escutar, comer coisas gostosas e sentir os perfumes. Deus é muito bom pra nós. Deus nos fez assim porque nos ama. Repita o pensamento bíblico com as crianças: “Deus é amor – 1 João 4:8”.

Ore: Obrigada, meu Deus, porque o Senhor nos ama e nos fez assim.

Lanche: Mostre o relógio de mudança de atividade e diga: agora vamos para as mesas, sentar nas cadeirinhas e comer um gostoso lanchinho. Distribua os guardanapos e os lanches na medida em que forem sentando, incentivando-os a serem disciplinados. 


Ore: “Obrigada, meu Deus, pelo lanche gostoso”. Assim que terminarem de comer, limpe a mesa e entregue o boneco para cada criança fazer o trabalho manual sobre a lição.

Trabalho manual: Cada criança terá o seu boneco pra colar no lugar certo os olhos, o nariz, a boca, os ouvidos, as mãos, os pés. Ajude cada um com a cola e escreva o nome da criança no trabalho feito. Depois pendure os trabalhos num varal na sala de aula até que os pais cheguem para buscá-las.

Brincar: Enquanto esperam os pais deixe as crianças livres para brincar.

*Final da aula: Entregue os trabalhos manuais para que os pais recordem em casa a lição dada.
*Compartilhe com seus amigos nas redes. divulgue a palavra de Deus.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Fonte: Ensinoinfantilnumclique



Veja todas as lições aqui...<<Berçário 0 a 2 anos; Com historias bíblicas, brincadeiras e muito mais - 1º Trimestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário