9 de fevereiro de 2017

Dinâmica: Santificação: Lição 07 - Deus convoca todos à santificação para a travessia do Jordão: Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel

  

Clique nos links abaixo
Escola Bíblica Dominical
Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016
Últimos acontecimentos - Bíblicos

através deste site.Almeida Revista e Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.

Titulo da Lição: 
Deus convoca todos à santificação para a travessia do Jordão

Professoras e professores, observem estas orientações:1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo.
– Estudaremos sobre 
Deus convoca todos à santificação para a travessia do Jordão.
– Depois, utilizem a dinâmica “Santificação”.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!


   Dinâmica: Santificação
O Espírito santo é o nosso santificador. Através Dele podemos nos tornar mais e mais parecidos com Cristo a cada dia. O processo de santificação continua durante toda a nossa vida, sempre quando buscamos a vontade de Deus e procuramos ser como Cristo.

Objetivo: Pensar sobre a importância da santificação na vida cristã e agradecer a Deus porque o Espírito Santo nos tem separado do pecado para servirmos ao Senhor.
Material: Jarra transparente, 10 copos descartáveis, papel, caneta, fita adesiva, um copo pequeno, também transparente e cheio de café, e uma bacia rasa.

Procedimento: Para ilustrar o processo de santificação, comece a dinâmica apresentando o copo pequeno, transparente, cheio de café. Fale que ele representa o pecado que atuou no coração da pessoa até o momento que em que recebeu Jesus. Derrame o café dentro da jarra vazia e fale sobre o estrago que o pecado faz na vida da pessoa. Continue explicando que, após a salvação, o Espírito Santo começa o processo no homem interior .

Então, apresente uma bandeja com vários copos descartáveis cheios de água cristalina, simbolizando o Espírito Santo. Nos copos, estarão colocados papéis escritos com os nomes de ações que só podem ser realizadas com a participação do Espírito Santo. Exemplos:
Oração, ler a Bíblia, viver em comunhão com os irmãos, obedecer a voz de Deus, perdoar o próximo, amar o próximo, fazer a vontade de Deus, confiar em Deus, falar sempre a verdade, ser cheio do Espírito santo. etc.

Peça que os alunos observem a bandeja e fiquem atentos. Conforme a solicitação do professor, cada aluno deve se levantar e derramar um copo de água cristalina dentro da jarra. quando esta já estiver cheia, coloque-a dentro da bacia para não vazar e continue a dinâmica até a água transbordar e sua cor se tornar clara. Encerre dizendo que só tem uma vida santa aquele cristão cheio do espírito Santo. Nele, as obras da carne e o pecado desaparecem completamente de sua vida.
Fonte: Revista Ensinador Cristão. Ano 6 - nº23 - julago-set/2005. Rio de Janeiro: CPAD.
Adaptação feita por Adália Helena.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário