28 de fevereiro de 2017

Noticia: Perigo de epidemias leva OMS a pedir apoio urgente para a Somália

E pestes: Mateus 24:7
A Organização Mundial de Saúde, OMS, alertou esta segunda-feira que a Somália está a correr um grande risco de enfrentar a terceira fome em 25 anos com o agravamento da situação humanitária.

O país tem cerca de 5,5 milhões de pessoas que podem contrair doenças transmitidas pela água. Mais de metade são mulheres e crianças com menos de cinco anos.

Casos suspeitos

Com a seca está a aumentar a propagação de doenças que podem transformar-se em epidemias, tais como a diarreia e a cólera. Nas primeiras sete semanas do ano foram notificados mais de 6 mil casos e 65 mortes.

Em pelo menos 265 centros decorrem ações de vigilância e foram criados locais de tratamento em 40 distritos.

O outro desafio é o sarampo, com os 2.578 casos suspeitos registados desde setembro de 2016.

Mais de 363 mil crianças que sofrem de desnutrição aguda e 70 mil de desnutrição grave precisam de apoio urgente e essencial. A ONU prevê que os números dupliquem se persistir a atual situação de insegurança alimentar.

Crise

A OMS oferece serviços de saúde essenciais a 1,5 milhão de pessoas que atualmente estão afetadas pelas graves condições da seca no país, aliadas ao aumento da crise alimentar.

A agência precisa urgentemente US$ 10 milhões como parte do apelo das Nações Unidas para o primeiro trimestre de 2017. O valor total pedido para a OMS para os primeiros seis meses de 2017 é de US$ 85 milhões para cobrir necessidades na saúde.

Cerca da metade da população somali, ou mais de 6,2 milhões de pessoas, precisa urgentemente de auxílio. O número inclui mais de 3 milhões de vítimas de insegurança alimentar.

O diretor regional da OMS para o Mediterrâneo Oriental, Mahmoud Fikri disse que a agência está a dar o apoio possível para que os desafios sejam enfrentados e para "reduzir as consequências da seca e da pré-fome".

A representação regional mobilizou equipas de resposta rápida para reforçar o apoio em emergências, surtos de doenças, sistemas de saúde e nutrição. Remédios e suprimentos foram entregues a unidades de saúde das áreas afetadas pela seca.
Fonte: Rádio ONU



Arqueologia Bíblica
Noticias.Com
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário