9 de fevereiro de 2017

Slides: Lição 07 - Deus convoca todos à santificação para a travessia do Jordão: Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel



    

Clique nos links abaixo
Escola Bíblica Dominical
Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016
Últimos acontecimentos - Bíblicos

através deste site.Almeida Revista e Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.

   Titulo da Lição: 
Deus convoca todos à santificação para a travessia do Jordão
12 de fevereiro de 2017



Lição 07 - Deus convoca todos à Santificação para a travessia do Jordão
1. Aprendendo com as Gerações Passadas A importância, responsabilidade e o legado de uma geração temente ao Senhor para enfrentar as complexidades e os desafios da pós-modernidade
2. Lição 01 – Influenciando gerações através da conduta e exemplo de vida Lição 02 – Deus quer realizar grandes milagres em nossa vida Lição 03 – A geração que duvidou da promessa de Deus e temeu seguir adiante Lição 04 – Lições que aprendemos com as gerações passadas Lição 05 – Deus instrui seu povo a ser grato e fiel Lição 06 – Deus encoraja Josué a liderar e tomar posse da terra prometida Lição 07 – Deus convoca todos à santificação para a travessia do Jordão Lição 08 – Josué lidera uma geração conquistadora e cheia de fé Lição 09 – A geração que fracassou na terra prometida Lição 10 – A geração dos filhos de Issacar Lição 11 – A Igreja Primitiva foi uma geração movida pela oração Lição 12 – Os antepassados de Jesus Cristo revelam a presença da Graça de Deus Lição 13 – Os últimos dias serão tempos trabalhosos e de apostasia
3. Deus convoca todos à santificação para a travessia do Jordão
4. “Disse também Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.” (Josué 3:5)
5. Para desenvolver o futuro, é preciso estar disposto a atravessar os desafios que surgem à nossa frente.
6. 4 - Chamou, pois, Josué os doze homens, que escolhera dos filhos de Israel; de cada tribo um homem; 5 - E disse-lhes Josué: Passai adiante da arca do SENHOR vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel; 6 - Para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que significam estas pedras? 7 - Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do SENHOR; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel. Josué 4:4-7
7. Ore para que a fé dos novos convertidos cresça mais e forte.
8. A Importância da Motivação O Livro de Josué não começa com Milagres, mas com Motivação Deus Motivou Josué: “Serei Contigo” (Josué 1:5) Josué era um homem de fé, dotado de capacidade, boas qualidades, mas precisava ser MOTIVADO
9. Quanto mais nos aproximarmos do Senhor, mais as pressões e as provações se intensificarão e concorrerão para desestimular a nossa caminhada. Vejamos, quais as fontes que nos motiva: Fonte Suprema Fonte Secundária Fonte Inalienável Nós Mesmos
10. AUTOMOTIVAÇÃO Conheça seus dons, aptidões ou talentos e se coloque a disposição da obra de Deus. As responsabilidades no Reino de Deus produz alegria. É triste viver sem utilidade no Reino de Deus Nossa motivação deve ser fazer a vontade de Deus
11. Mostrar que a SANTIFICAÇÃO deve ser um Estilo de Vida. ❶ ❷ ❸ Ensinar que quem gasta tempo pensando antes das decisões não perde a PAZ após elas. Iluminar o entendimento acerca da importante guerra espiritual dessa passagem bíblica.
12. SANTIFICAÇÃO é uma ordem divina (1 Pe 1:15-16), não um modelo que se usa para obter determinado favor. Seu sentido literal é de prática continua e não temporária. É uma maneira diferenciada de viver.
13. Sob a Liderança de Josué, o povo deveria marchar e tomar posse da terra prometida. Como peça chave, surge o primeiro desafio: Deus exigiu a SANTIFICACÃO de cada um para que Ele pudesse conduzi-los.
14. As maravilhas de Deus para um amanhã bem-sucedido descansavam numa vida de SANTIFICAÇÃO. Disse Josué também ao povo: SANTIFICAI-VOS, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós. (Josué 3:5)
15. “Portanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a SANTIFICAÇÃO” (1 Ts 4:7) “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa SANTIFICAÇÃO” (1 Ts 4:3) O que é SANTIFICAÇÃO ? É o processo que acontece em nossa vida que nos leva a sermos santos. Ser santo significa estar conectado com a vontade de Deus e desconectado como o pecado. A SANTIFICAÇÃO é obrigatória para entrar no céu ? A Bíblia responde esta pergunta da seguinte forma: “Segui a paz com todos e a SANTIFICAÇÃO, sem a qual Ninguém verá o Senhor” (Hb 12:14)
16. O Milagre da separação das águas aconteceria mediante uma condição: “Era necessária a santificação pessoal de cada um”. Então, os sacerdotes deveriam levantar a arca da Aliança adiante do povo e o milagre ocorreria quando as solas dos pés dos sacerdotes tocassem o Jordão.
17. A SANTIFICAÇÃO e separação pessoal ressoam muito bem quando estamos à beira de um congresso ou festa anual. Não poderíamos viver esse clima continuamente, independente de comemorações?
18. Que Deus levante homens assim em nossos dias, dispostos a, em obediência ao Senhor, “molhar os pés” e, depois, aguardar que todo o povo chegue ao outro lado (Js 3.15-17)
19. Quando os pés dos sacerdotes molhassem, as águas cessariam e o povo passaria a pé enxuto. Os sacerdotes deveriam ficar parados, no meio do Jordão, até que todo o povo estivesse salvo. Pensemos nos sacerdotes segurando a arca no meio do rio. O esforço desses poucos trouxe uma grande bênção para todo o povo do Senhor (Js 4.21-24).
20. A passagem pelas águas do Jordão nos ensina que a cada geração Deus se manifesta de acordo com o Seu propósito para a mesma Geração Anti- Diluviana Geração do Deserto Geração Da Terra Prometida Geração De Davi Geração De Daniel Geração Igreja de Cristo
21. Tranquilidade antes de agir é o que fora experimentado pelos israelitas. Josué descansou no Senhor antes de tomar uma decisão. Será que já pensamos sobre quão eficaz seria analisar responsavelmente todas as decisões que adotaremos em nossas vidas?
22. As inúmeras vezes que falhamos são reflexo das decisões que tomamos com base nas emoções antes de agir com a razão. Os grandes erros surgem quando nos apressamos a decidir sem tomar o tempo suficiente para avaliar o que vamos fazer.
23. Ninguém seja devasso, ou profano, como foi Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Depois, como bem sabeis, querendo ele ainda herdar a bênção, foi rejeitado. Não achou lugar de arrependimento, embora com lágrimas o tivesse buscado. (Hebreus 12:16-17) ESAÚ PENSAMENTO COM O ESTÔMAGO
24. Nosso maior obstáculo na vida não é somente a série decorrente do caos provocado pelas decisões erradas, mas o fato de não poder mais retroagir diante das decisões já tomadas Se algum de vós querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos ... para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não podendo acabar, todos os que virem comecem a escarnecer dele. (Lucas 14:28-29)
25. Fomos constituídos sacerdotes (1 Pe 2:9) e isso implica em responsabilidade. “em carregar a arca”, em estar disposto a “molhar os pés” Se em algum momento temos preocupações sobre o que pode acontecer amanhã, devemos ter a claridade de que fomos chamados para ter um melhor porvir, porque o Senhor está batalhando ao nosso lado (Dt 1.30). Nossa consagração abrange tanto nossos sucessos, quanto os daqueles a quem lideramos.
26. Após três dias, Josué enviou os oficiais com uma estratégia para seguir o caminho. Andar com Deus é sempre estar informado do caminho pelo qual devemos seguir (Josué 3:3) O fator tempo é um princípio que devemos examinar bem todos os passos que daremos (Josué 3.2).
27. DESCER tem um significado diante de Deus. É estar disposto a se humilhar e, se necessário, abrir mão de posturas, posições, projetos pessoais e toda altivez da vida. Para alcançar a terra de Canaã, os filhos de Israel tiveram que DESCER até às margens do Jordão.
28. O Senhor não nos chamou apenas para descer o Jordão, arriscar a vida e enfrentar perigos. Ele nos chamou para subir em direção a Jerusalém, onde está Seu governo é para sempre (1Ts 4.13-17).
29. O povo seguia a arca da aliança, um figura simbólica do Próprio Jesus Cristo, descendo ao Jordão, imergindo-se da morte, e dizendo: “Sigam-me”. A travessia do Jordão é um símbolo da entrada para a liberdade em Cristo
30. Quando parecia que tudo estava bem, e que o povo estava totalmente protegido, coberto pela presença de Deus, o senhor manda Josué circuncidar todo o povo que nasceu no deserto (Js 5.2-5). Aquele dia foi de grande dor para os Israelitas. Se o Jordão aponta para uma nova vida, Gilgal assinala que não existe nova vida sem sangue – uma figura simbólica da cruz. SINAL DE ALIANÇA
31. A travessia do Jordão é uma das passagens mais profundas do livro de Josué. O nome Josué significa: “Jeová salva”, e tem o mesmo significado do nome Jesus. O povo deveria aceitar a Josué como nós devemos aceitar a Jesus como nosso Salvador
32. Quando o Senhor diz “siga-me”. Ele não desvenda o que existe após a passagem do Jordão. Lutas virão, inimigos se levantarão. Mas, até mesmo as muralhas intransponíveis, ruirão diante daqueles que creem.
33. A Santificação faz parte de uma cartilha vencedora que não podemos deixar de praticar. A geração de Josué tornou-se um exemplo de conquista e vitórias para todas as outras. Era uma geração Santificada, Circuncidada, obediente e guerreira.
34. Lição 8 Josué lidera uma geração conquistadora e cheia de fé
Fonte: http://ebd-betel.blogspot.com.br


VEJA TODAS AS LIÇÕES, SLLIDES, DINÂMICAS, PRÉ - AULA.
AQUI << Revista Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário