20 de fevereiro de 2017

Slides: Lição 9 - A Missão Ensinadora da Igreja : Jovens - 1º Trimestre de 2017 - CPAD

   

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Lição 9 - A missão ensinadora da igreja
1. TEXTO DO DIA "E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros." (2 Tm 2.2)
2. SÍNTESE O ensino da Palavra faz com que a Igreja cresça, se fortaleça e possa resistir aos ataques do mundo e de Satanás.
3. TEXTO BÍBLICO Marcos 16.15-20
4. 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. 20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!
5. INTRODUÇÃO
6. INTRODUÇÃO • O ensino é um mandamento bíblico. • Jesus dedicou maior parte de seu ministério ensinando e orientou seus discípulos dar continuidade (Mt 28.19,20). • O ensino bíblico é fundamental para a plantação de igrejas, manutenção da doutrina e bons costumes, fortalecimento da fé, formação de líderes, dentre outros benefícios essenciais para a igreja.
7. I - O QUE É ENSINAR
8. 1. Definindo o termo • Ensinar é o ato de doutrinar, transmitir conhecimento a outra pessoa, orientar, conduzir. • O ensino cristão tem como objetivo a transformação espiritual e moral do ser humano, tornando-o uma pessoa melhor. • O ensino dever ser participativo. O instrutor deve incentivar a participação e os ouvintes devem colocar suas posições e ideias. • O compartilhamento de ideias fortalece o aprendizado. AP – Você tem dado o devido valor ao ensino?
9. 2. A Igreja ensinando a verdade • A igreja cumpre um papel fundamental na expansão do Reino de Deus por meio do ensino. • O ensino sistemático da Bíblia fortalece e proporciona crescimento espiritual e fortalecimento da fé. • O novo convertido deve ser alimentado de forma constante, ou morrerá por inanição. • Para isso, deve ser priorizado o discipulado e a formação de líderes e instrutores. AP – O ensino sistemático da Bíblia tem tido prioridade em sua igreja?
10. 3. A importância do mestre na igreja local • O professor é aquele que auxilia o pastor na área do ensino. Esse trabalho deve ser feito com estudos constantes, pesquisa e domínio das técnicas de transmissão de conhecimento. • Em alguns lugares instrutores/educadores ficam “contando historinhas” em vez de ensinar a Palavra sistematicamente, pois não tem formação adequada. • Paulo orientou Timóteo a repassar o ensino recebido dele a homens fiéis, e esses, por sua vez, deveriam ensinar mais pessoas (2 Tm 2.2). Assim, o Evangelho chegou até nós. AP – Você que ensina tem se dedicado o suficiente?
11. APLICAÇAO PRÁTICA Você, que é responsável pelo ensino na igreja: Tem consciência da importância do ensino? Tem se dedicado o suficiente? Tem consciência que prestará conta do que está sob sua responsabilidade?
12. PENSE A Igreja de Cristo tem dado a devida importância ao ensino bíblico?
13. PONTO IMPORTANTE A Igreja de Cristo tem a importante função de transmitir as verdades sagradas por meio do ensino bíblico sistemático e constante.
14. II - O ENSINO NA BÍBLIA
15. 1. No Antigo Testamento • Os hebreus não possuíam um sistema organizado de transmissão de ensino. O ensino do lar tinha um papel essencial para a formação pessoal, religiosa e profissional. • O próprio Jesus era carpinteiro (Mt 13.55), profissão que aprendeu com seu pai, José. • Moisés orientou o povo a ensinar sobre as tradições recebidas e sobre seu Deus para as gerações. • Quando foi negligenciado essa orientação o povo padeceu (Jz 2.10). AP – Você, líder do lar, tem assumido sua responsabilidade do ensino em sua casa?
16. 2. No Novo Testamento • Com a destruição do templo e o surgimento das sinagogas o ensino foi se sistematizando e solidificando. • Após o retorno dos judaitas do exílio, o ensino foi fundamental para implantação do judaísmo, sobrevivência da religião e do povo. • Jesus também recebeu ensinamento neste sistema de ensino israelita. Todavia, “revolucionou” o ensino com o método que utilizava. AP – Você que ensina tem sido um exemplo? Você que é ensinado tem colocado em prática em sua vida?
17. 3. Jesus como mestre • Jesus dedicou maior parte de seu ministério ao ensino e ensinava com autoridade. A sua autoridade estava no ensino por meio do exemplo (Mt 7.29). • Jesus não apenas ensinou, formou e ordenou que seus discípulos fizessem o mesmo (Mt 28.19,20). • Ele tinha interesse por seus alunos e era criativo: • utilizou um barco como plataforma para ensinar, Lc 5; • orava constantemente pelos seus discípulos; • Usava as coisas simples do dia a dia como ilustração para ensinar aos ouvintes; • Explicava com calma quando a mensagem não era entendida (Mt 15.16). AP – O que podemos aprender com o exemplo de Jesus?
18. PENSE Jesus viveu o que ensinava. Você vive o que prega e ensina?
19. PONTO IMPORTANTE Jesus dedicou muito do seu ministério a ensinar seus discípulos, para que eles pudessem dar prosseguimento ao ministério do ensino da Palavra junto à Igreja Primitiva.
20. III - ENSINO E TRANSFORMAÇÃO NA IGREJA
21. 1. Crianças. • As Escolas Dominicais estruturadas de hoje se deve ao trabalho pioneiro e dedicado de Robert Raikes na Inglaterra. • Devemos priorizar o ensino cristão para as crianças, tendo em vista que Jesus deixou claro: "Não as impeçais de vir a mim" (Mt 19.14). • As crianças são como “esponjas”, que absorvem facilmente o que é ensinado. • A qualidade de espiritualidade na igreja de amanhã depende do quanto investimos nas crianças hoje. AP – Pais, vocês tem investido no ensino de seus filhos? Pastores, vocês têm investido o suficiente no ensino infantil?
22. 2. Jovens e adultos • Os jovens e adultos, que em regra são a maior parte da igreja em nossos dias, devem ser igualmente ensinados. • As escolas dominicais e cultos de ensino devem ser atrativos para a participação dos jovens. • As facilidades de acesso a informação e formação dos dias atuais os tornam mais críticos e o ensino deve ser relevante. • Os métodos de ensino e abordagens deve considerar o público para uma melhor eficácia do ensino. AP – Qual a qualidade de ensino para jovens e adultos em sua igreja? Professor(a), o que você pode contribuir para melhorar?
23. 3. Portadores de necessidades especiais • Em nossos dias, há uma maior conscientização por parte da sociedade para a inclusão de pessoas com deficiência. • A igreja não pode ficar à margem dessa importante evolução. • Muitos líderes, às vezes, devido à sua formação não estão abertos a essa “inovação” e dificultam a atuação de membros mais interessados e informados. • Todavia, não é motivo para desanimar. Você que tem essa vocação, se dedique e não desista por amor aos excluídos de nossa igreja. AP – Pastor e líder, você tem investido na inclusão?
24. PENSE Em nossas igrejas temos um ensino inclusivo?
25. PONTO IMPORTANTE Jesus amou e ensinou a todos que desejavam ouvi-lo e estar com Ele. O trabalho pioneiro de Robert Raikes junto às crianças abriu o caminho para a Escola Dominical como a conhecemos hoje.
26. CONSIDERAÇÕES FINAIS
27. CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesta lição nos aprendemos que: 1. O ensino bíblico é fundamental para todos os departamentos da igreja, desde a fundação até o desenvolvimento do campo, e precisa ser priorizado. 2. Tanto no AT como no NT fica claro a importância do ensino sistemático da Bíblia. Jesus foi o maior exemplo da importância do ensino e da autoridade de quem vive o que ensina. 3. O ensino deve considerar o público de ouvintes, inclusive incluindo as pessoas com necessidades especiais.
28. REFERÊNCIAS BERGSTÉN, Eurico. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1999. BUENO, Telma. Educação Cristã: Reflexões e Práticas. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012. CARVALHO, César Moisés. Uma Pedagogia para a Educação Cristã: Noções básicas da ciência da educação a pessoas não especializadas. Rio de Janeiro: CPAD, 2015. COELHO, Alexandre. A igreja de Jesus Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2016. COLSON, Charles & PEARCEY, Nancy. E Agora Como Viveremos? Rio de Janeiro: CPAD, 2000. DEVER, M. A Mensagem do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. DICIONÁRIO BÍBLICO WYCLIFFE. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. DICIONÁRIO VINE. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002
29. REFERÊNCIAS GARLOW, James L. Deus e o seu Povo: A História da Igreja como Reino de Deus.Rio de Janeiro: CPAD, 2007 LIÇÕES BÍBLICAS JOVENS. A igreja de Jesus Cristo: sua origem, destino, ordenança e destino eterno. 1º Trim, Edição Professor, Rio de Janeiro, 2017. NEVES, Natalino das. Justiça e Graça: um estudo da doutrina da salvação na Epístola aos Romanos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015. PALMER, Michael D. (Ed.). Panorama do Pensamento Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2001. RICHARDS, Lawrence. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. TENNEY, Merrill C. Tempos do Novo Testamento. RJ: CPAD, 2010.
30. Pr. Natalino das Neves 

Fonte: www.natalinodasneves.blogspot.com.br Facebook:



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