3 de março de 2017

AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE JACÓ AOS SEUS FILHOS

Depois de entrevistar José e seus filhos, Jacó chamou seus outros filhos à sua presença para abençoar e transmitir sua última mensagem a cada um, começando pelo mais velho e, seguindo a ordem da idade, terminando com o mais novo.

Estas mensagens eram muito importantes, por serem proféticas, cumprindo-se séculos mais tarde nas tribos que descenderam de cada um: o que era profético naquela ocasião é em grande parte história agora.

Não somente as profecias concernentes ao povo de Israel, mas também as concernentes a cada tribo, têm sido cumpridas fielmente. A expressão traduzida "nos dias vindouros" é usada na Bíblia para significar o período da ocupação de Canaã pelos israelitas e o tempo da vinda do Messias, que inclui a tribulação (Deuteronômio 4:30, Ezequiel 38:16), o milênio e o Seu reino eterno. Em alguns casos também se refere ao período da igreja em sua inteireza (Hebreus 1:2) ou em sua conclusão (2 Timóteo 3:1, Tiago 5:3).

Novamente vemos a prova da fé de Jacó: embora a terra da promessa fosse habitada pelos cananeus e sua família estivesse bem acomodada no Egito, Jacó não duvida em prever a volta da sua descendência para a terra que Deus havia prometido ao seu avô Abraão, ao seu pai Isaque, e a ele próprio. A distribuição, séculos mais tarde, dessa terra entre as tribos de Israel, mediante sorteio, é descrita em Josué capítulos 14 a 19.

Rubem
não foi privilegiado por ser o primogênito: Jacó não se esqueceu de como ele o traiu com Bila (capítulo 35:22), e em conseqüência seus direitos à primogenitura passaram a José (1 Crônicas 5:1-2). "Impetuoso como a água" tem o sentido de fervilhar, figura de instabilidade. Nenhum profeta, herói ou juiz procedeu dessa tribo.

Simeão e Levi
são mencionados juntos, chamados irmãos não tanto por serem filhos da mesma mãe, mas principalmente por terem sido parceiros em violência e ódio ao massacrarem os siquemitas (capítulo 34:25), e em crueldade ao jarretarem touros, ou seja, cortaram os tendões das suas pernas (outra tradução diz "e em sua obstinação desarraigaram príncipes", decerto referindo-se ao príncipe Siquém). Jacó evidentemente não aprovou a selvageria destes seus filhos. Em conseqüência eles são malditos: a tribo de Simeão recebeu sua herança dentro da herança de Judá (Josué 19:1; 1 Crônicas 4:39-43), enquanto a tribo de Levi não recebeu herança própria, somente cidades espalhadas pela terra (Josué 21:1-3). Os levitas se opuseram à idolatria do bezerro de ouro (Êxodo 32:26) e foram designados para o serviço sacerdotal do povo de Israel.

Judá, aquele que vendeu José como escravo e que havia procurado defraudar sua nora da sua herança, talvez tenha modificado seu caráter para melhor (capítulo 44:33-34), e agora recebeu a melhor das bênçãos: dele procederia a linhagem real de Israel "até que venha Siló": por Siló geralmente se entende o Messias, pois a palavra significa "aquele que traz a paz" (também descanso e tranqüilidade). 0 símbolo de Judá é o leão, dele descende o rei Davi e sua linhagem até o Senhor Jesus (Apocalipse 5:5), onde parou, pois Ele não deixou filhos. Ele será mundialmente reconhecido em sua segunda vinda, e os versículos 11 e 12 descrevem a prosperidade milenar. Outra tradução, talvez mais correta, para o versículo 12 é: "Seus olhos são mais escuros que o vinho, e seus dentes mais brancos do que o leite", indicando saúde.

Zebulom
entre o mar da Galiléia e o mar Mediterrâneo, teria contato com marinheiros mercadores.

Issacar
seria forte, e pouco aventureiro, acomodado às terras férteis que iria herdar. Essa tribo se localizou ao norte da terra de Canaã, e eles se encarregavam de grande parte do trabalho servil da nação: eram os "burros de carga"!

Dã produziu Sansão,
que julgou Israel por 20 anos (Juizes 13:2 -16:31). Mas, como serpentes, introduziram a idolatria de maneira oficial em Israel (Juizes 18:30-31) e por liderar na rebelião contra Deus vai precisar da salvação do SENHOR. Ela é omitida da lista de tribos que darão servos para pregarem durante a grande tribulação (Apocalipse 7:5-8).

Gade, quando se estabelecesse junto à fronteira oriental, ao leste do rio Jordão, ficaria na vanguarda e vulnerável aos ataques dos inimigos vindos do oriente, precisando de guerreiros valentes para proteger sua herança (1 Crônicas 5:18, 12:8).

Aser
recebeu o valioso litoral ao norte do monte Carmelo. Não forneceu nenhum juiz ou herói para a nação, mas a profetisa Ana era desta tribo (Lucas 2:36).

Naftali
será veloz como gazela, e expressiva: sua herança foi um território muito fértil e de lindas paisagens, habitada nos tempos do Senhor Jesus por muitos estrangeiros, por isso chamada Galileia dos Gentios (Mateus 4:15), onde Ele exerceu a maior parte do Seu ministério, fazendo milagres e contando parábolas.

José
recebeu a bênção mais eloqüente, começando com uma breve biografia dele. Entre seus descendentes estão Josué (Josué 1:10, 11), Débora (Juizes 4:4), e Samuel (1 Samuel 1:1- 3:19) da tribo de Efraim, e Gideão (Juizes 6:11, 12) e Jefté (Juizes 11: 11), da tribo de Manassés. Infelizmente também Jeroboão, que liderou a revolta dividindo o reino, idólatra, era da tribo de Efraim.

Benjamim,
o último filho, é guerreiro: como um lobo faminto, vitorioso na guerra, mas também cruel (Juizes 20). 0 rei Saul (l Samuel 9:1-2) e o apóstolo Paulo (Romanos 11:1) eram ambos benjamitas. A tribo de Benjamim sempre esteve junto à tribo de Judá, e continuou junto quando o reino se dividiu.

Temos evidência aqui que, para Jacó, a morte não era o fim: ele ia se reunir ao seu povo. Embora mortos, ainda existiam. Ele queria que seu corpo fosse enterrado na caverna que Abraão tinha comprado, assegurando assim que estaria naquela terra quando fosse ressuscitado, para viver nela em cumprimento às promessas que Deus havia feito.

Agora ele estava preparado para a morte, tendo vivido uma longa vida, cheia de experiências boas e más, mas confiante no que ele chama de Poderoso de Jacó, Pastor e Pedra de Israel, seu Deus, o Todo-Poderoso (versículos 24 e 25).

Ele recolheu os pés na cama e expirou, sendo reunido ao seu povo.
"Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas, vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra." Hebreus 11: 13.
R David Jones

Fonte; Interpretação Bíblica

Nenhum comentário:

Postar um comentário