27 de março de 2017

Noticia: Dez pontos importantes sobre a fome iminente na Somália

 haverá fomes: Mateus 24:7
A situação humanitária na Somália deteriora-se rapidamente. Duas estações consecutivas de chuvas fracas causaram uma seca massiva. Centenas de milhares de pessoas tiveram que sair de suas casas, caminhas longas distâncias em busca de alimentos, água e outros recursos de primeira necessidade. O secretrário-geral da ONU, António Guterres, alertou que a Somália está sob risco de fome, colocando a vida de milhões em jogo.

Aqui 10 pontos importantes sobre a crise:

1 – Cerca de 6,2 milhões de pessoas – metade da população do país – precisa de assistência humanitária para sobreviver. Esta é uma crise crescente. O número subiu de 5 milhões para 6,2 milhões em apenas seis meses.

2 – À medida que a água potável torna-se cada vez mais escassa e cara, as pessoas começam a beber de fontes não confiáveis de água. Isto tem levado a surtos de cólera e outras doenças. Com a chegada das chuvas, a contaminação deve aumentar.

3 – Um número estimado de 2,9 milhões de pessoas precisam de ajuda alimentar urgente.

4 - As crianças sofrem mais com a crise. Quase 1 milhão de crianças deverão enfrentar maltnutrição aguda este ano incluindo 185 mil que devem morrer em breve se não receberem assistência médica urgente.

5 - A seca forçou muitas pessoas a deixarem suas casas. A maioria dos deslocados internos são mulheres e crianças. Os homens da família tendem a ficar para trás cuidando da casa e dos rebanhos. Ao se separarem dos homens, meninas e mulheres tornam-se vulneráveis à violência de gênero.

6 - Já estivemos nesta mesma situação antes. Em 2011, a fome na Somália matou mais de 250 mil pessoas principalmente porque a comunidade internacional foi muito lenta em responder à crise.

7 – Mais de 300 parceiros locais e internacionais estão no terreno prontos para responder. Nos últimos meses, eles aumentaram e ajustaram suas ações para tal, mas precisam urgente de mais apoio para evitar que a situação se deteriore.

8 - O acesso humanitário permanece um desafio enorme na Somália. Isto deve-se à violência e à insegurança. Algumas regiões permanecem acessíveis apenas por ar, o que dificulta que as pessoas recebam a ajuda.

9 - Um total de US$ 825 milhões é necessário para evitar que a fome de 2011 se repita. Os doadores movimentaram-se rapidamente para prometer fundos adicionais com o objetivo de aumentar a ajuda.

10 – Precisamos agir agora para evitar a fome na Somália.
Fonte: Rádio ONU



Arqueologia Bíblica
Noticias.Com
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário