19 de março de 2017

O Deserto da Judeia: Arqueologia Bíblica

Também conhecido como Deserto de Judá, Jesimom, Midbar Yehuda e deserto de Judá


Lugar de Refúgio

Devido à sua falta de água e boas rotas, o deserto da Judeia foi (principalmente) desabitada ao longo da história. Por conseguinte, era um lugar ideal para aqueles que buscam refúgio dos inimigos ou retirar-se do mundo. Quando em fuga do rei Saul, Davi escondeu-se em vários lugares no deserto da Judeia (the Wilderness ( es ) de Zif, Maom, e En Gedi fazem parte do deserto da Judeia). João Batista pregou aqui, e parece provável que este era o deserto, onde Jesus foi tentado. Herodes, o Grande, construiu duas fortalezas (Herodium e Masada) nesta lugares de proteção o seu povo nunca se revoltou contra ele.


O Nahal Darga

O Nahal Darga é o maior barranco no deserto da Judeia norte e, é uma das cinco maiores em todo o deserto da Judeia. Ele tem 43 km de comprimento e drena cerca de 89 km quadrados. O Nahal Darga tem de profundidade 200 m. A maioria dos barrancos começam com uma queda abrupta de 100 metros, mas este tem um declive com uma série de pequenos precipícios, cada um com menos de 10 metros. A água permanece em pequenas piscinas na parte inferior de cada queda, porque a forma estreita do canhão impede a luz solar de a evaporar. Estas piscinas são a fonte mais confiável de água no norte de En Gedi.


O Deserto da Judeia a oeste de Jericó

No período bizantino, o deserto da Judeia foi habitado com os monges que procuravam a solidão e a meditação. Um livro sobre este fenómeno é o intitulado The Desert (O Deserto) de Derwas Chitty, que capta adequadamente a situação. No auge do período bizantino (do século 6 dC), havia cerca de 65 mosteiros no deserto da Judeia. A distância média entre aqueles no planalto deserto era de 2 a 3 milhas, e eles estavam ligados por uma rede de pequenos caminhos.


Mosteiro de Mar Saba

Mar Saba foi fundado por Sabas, no ano 483 e tornou-se o maior mosteiro no deserto da Judeia. Sabas participou na construção de dez mosteiros, oito deles no deserto da Judeia. Mar Saba foi um mosteiro referência, que serviu de centro aos monges que viviam em separado durante a semana, mas aos fins-de-semana se reuniam para a oração comum. A maioria dos mosteiros foram abandonados após a conquista muçulmana, mas Mar Saba foi um dos poucos mosteiros que continuaram a sobreviver. Um terramoto destruiu grande parte do mosteiro em 1834, uma grande parte dele teve de ser construídos.

Camelo no deserto da Judeia


A Bíblia descreve o uso antigo do camelo principalmente como um animal de carga para os nómadas do deserto. Embora haja alguma controvérsia quanto ao momento em que este animal entrou nesta zona, eles eram conhecidos por ter sido usados em Omã em 2500 aC. Eles também eram uma boa fonte de leite, mas não podia ser comido. Camelos podem perder até um terço do seu peso em água e depois reabastecer a perda dentro de dez minutos. Seus bócio (dromedários / de origem árabe tem apenas um), é composto por uma massa fibrosa de tecidos e gordura, servem como reservas de energia utilizadas em longas viagens através do deserto.

Fonte: Cafe Torah




Arqueologia Bíblica
Noticias.Com
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário