3 de março de 2017

Slides: Lição 10 - A Missão social da Igreja: Jovens - 1º Trimestre de 2017 - CPAD


Clique nos links abaixo
Escola Bíblica Dominical
Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016
Últimos acontecimentos - Bíblicos

através deste site.Almeida Revista e Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.


Lição 10 - A Missão social da Igreja: Jovens
05 de março de 2017

Lição 10 - A missão social da igreja
1. TEXTO DO DIA "E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha." (At 4.35)
2. SÍNTESE Por meio de ações sociais, a igreja local pode estender o Reino de Deus socorrendo pessoas e demonstrando o amor de Deus na prática.
3. TEXTO BÍBLICO Atos 2.42-46; 4.32-35.
4. Atos 2.42-46 42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
5. Atos 4.32-35 32 E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. 33 E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. 34 Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos. 35 E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
6. INTRODUÇÃO
7. INTRODUÇÃO • Por missão social da Igreja entendemos a ingerência do Corpo de Cristo nas causas relacionadas ao serviço social, ajudando os necessitados. • A igreja, entre tantos desafios, tem o dever de pregar o Evangelho aos perdidos, e socorrer aqueles que precisam de ajuda, dentro, é claro, de suas possibilidades. • Todavia, o cristão não pode ser “romântico” e achar que vai resolver o problemas de todas pessoas. Os mínimos cuidados devem ser observados.
8. I - O CUIDADO DE DEUS PARA COM OS POBRES
9. 1. Orientações em relação aos mais necessitados. • Os pobres sempre foram contemplados pelo olhar divino. • Tiago comenta: "Ouvi, meus amados irmãos. Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?" (Tg 2.5). • Deus está atento ao clamor dos necessitados. Ele espera que a igreja pregue o evangelho, mas também assista os necessitados. • No entanto, a igreja deve organizar um departamento que seja responsável pela assistência social. AP – Qual a sua participação na ajuda aos necessitados?
10. 2. A provisão de Deus • Houve ocasiões em que Deus se utilizou de milagres para socorrer as pessoas (como exemplo veja Elias e Eliseu). • Havia orientações legais na preservação e proteção dos menos favorecidos: "E, quando segardes a sega da vossa terra, não acabarás de segar os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o SENHOR, vosso Deus" (Lv 23.22). • Muitas pessoas passam necessidade como fome, problemas de saúde e sem recursos, entre outros. A igreja, junto com o governo, deve dar auxílio. AP – Qual o envolvimento de sua igreja na assistência social?
11. 3. "Os pobres sempre tereis convosco". • A presença de pessoas que tem menos recursos que outras sempre foi constante em todas as culturas e em todos os tempos. • Mesmo nos países mais desenvolvidos há diferenças nos estratos sociais. • Jesus reconheceu que sempre existirá pobres (Jo 12.1- 8)6). • Existem pessoas que se ajudadas voltarão à mesma vida. Geralmente, por causa de problemas de caráter, formação de vida, drogas, entre outros. Mas, não podemos deixar de fazer o bem por isso. AP – Você tem condições de ajudar alguém de sua família, igreja, trabalho....?
12. PENSE Deus, em sua Palavra, nos mostra que socorreu pessoas por meio de outras pessoas, e deseja nos usar para fazer o mesmo.
13. PONTO IMPORTANTE Deus sempre está atento ao clamor dos necessitados.
14. II - EXEMPLOS DA IGREJA PRIMITIVA
15. 1. A igreja em Jerusalém • A igreja primitiva, principalmente impactadas pela promessa de arrebatamento, compartilhavam seus bens, de tal forma que "não havia, pois, entre eles necessitado algum" (At 4.34). • As diferenças devido às origens e raças eram tratadas pelos líderes da igreja, com exemplo das viúvas gregas que estavam sendo desprezadas(At 6). • No entanto, cuidado com os emocionalismos! Precisamos ajudar, mas com o pé no chão para não cometermos excessos e colocarmos a família em risco. • Devemos considerar o contexto da igreja primitiva.
16. 2. Socorrendo os domésticos da fé • "Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé" (Gl 6.10). • Algumas pessoas podem questionar, mas o próprio Paulo orienta que seja dada prioridade aos domésticos da fé. • Nossos irmãos, os domésticos da fé, devem ter a prioridade no atendimento em questões sociais na igreja, sem desconsiderar o auxílio aos demais que não fazem parte da comunidade de fé. • O cuidado entre os irmãos pode ser também uma forma de demonstrar o amor de Deus entre a irmandade. AP – Devemos cuidar priorizar os domésticos da fé, mas cuidado com os abusos de aproveitadores!
17. PENSE A Igreja em Jerusalém foi o primeiro exemplo de como Deus se utiliza da generosidade dos servos de Deus para auxiliar outros servos de Deus
18. PONTO IMPORTANTE Devemos socorrer a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
19. III - A FÉ SEM AS OBRAS É MORTA
20. 1. O chamado à prática da misericórdia • Uma das características das chamadas "Cartas Gerais" são a sua aplicabilidade. • Textos diretos e contundentes, como os de Tiago, que tratou a respeito do socorro aos necessitados. • Para Tiago, "a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma" (Tg 2.17). • Se pudermos fazer algo por nossos irmãos e não o fazemos, nossa fé não tem vida. • Tiago define essa prática como a “religião verdadeira”. AP – Você pratica a verdadeira religião?
21. 2. Agindo de acordo com a nossa fé • A época atual é de crise econômica, algumas pessoas perderam seus empregos e as condições mínimas para manter suas famílias. • Uma ação organizada da igreja pode ajudar as pessoas nessas situações. • Todavia, as ações devem ser coerentes e responsáveis. Dentro das possibilidades e de acordo com a fé. AP – Sua fé é suficiente para boas obras?
22. 3. Necessidades de nossos dias • Ações diferenciadas podem ser tomadas em nossas igrejas, como por exemplo: • cursos de alfabetização; • Promover um dia de cidadania, com pequenos serviços gratuitos como medir pressão arterial, cortes de cabelo, atendimento médico e jurídico e atividades infantis, entre outros. • Outras atividades, como visitas a enfermos e a presos podem ser promovidas pela igreja. • Jesus disse que quando visitamos os enfermos e os encarcerados, fazemos como se fosse a ele mesmo. AP – Você tem participado de alguma ação social?
23. CONSIDERAÇÕES FINAIS
24. CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesta lição nos aprendemos que: 1. Deus está atento às necessidades dos menos favorecidos, mas espera que a igreja tome ações para ajudá-los. Todavia, o próprio Jesus disse que sempre teremos pobres na terra. 2. Os domésticos da fé devem ser priorizados, mas não se pode esquecer dos devidos cuidados com os “aproveitadores da fé”. 3. Que a nossa pregação não seja apenas de palavras, mas de atitudes que espelhem o amor de Deus por meio de nossas mãos.
25. REFERÊNCIAS BERGSTÉN, Eurico. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1999. COELHO, Alexandre. A igreja de Jesus Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2016. COLSON, Charles & PEARCEY, Nancy. E Agora Como Viveremos? Rio de Janeiro: CPAD, 2000. DEVER, M. A Mensagem do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. DICIONÁRIO BÍBLICO WYCLIFFE. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. DICIONÁRIO VINE. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002 GARLOW, James L. Deus e o seu Povo: A História da Igreja como Reino de Deus.Rio de Janeiro: CPAD, 2007
26. REFERÊNCIAS LIÇÕES BÍBLICAS JOVENS. A igreja de Jesus Cristo: sua origem, destino, ordenança e destino eterno. 1º Trim, Edição Professor, Rio de Janeiro, 2017. NEVES, Natalino das. Justiça e Graça: um estudo da doutrina da salvação na Epístola aos Romanos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015. PALMER, Michael D. (Ed.). Panorama do Pensamento Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2001. RICHARDS, Lawrence. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. STOTT, John R. W. Cristianismo Equilibrado. Rio de Janeiro: CPAD, 1995. TENNEY, Merrill C. Tempos do Novo Testamento. RJ: CPAD, 2010.
27.   
Fonte: Elaboração dos slides Pr. Natalino das Neves www.natalinodasneves.blogspot.com.br


VEJA AS LIÇÕES, SLIDES, DINÂMICAS, PRÉ - AULA. AQUI << Revista Jovens - 1º Trimestre de 2017 - CPAD. A Igreja de Jesus Cristo Sua origem, doutrina, ordenanças e destino eterno

Nenhum comentário:

Postar um comentário