29 de março de 2017

Subsidio: Lição 01: Sacrificado? Eu? Adolescentes - 13 a 14 anos: 2º Trimestre de 2017 - Cpad

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14



Clique nos links abaixo
Noticias.Com
Escola Bíblica Dominical
Últimos acontecimentos - Bíblicos
REFLITA NESTAS PALAVRAS
Devocional Diário
BÍBLIA ONLINE



Lição Bíblica de Adolescentes
Trimestre: 2° de 2017
Editora: CPAD
Revista do Professor
Reverberação: Subsídios EBD


TEXTO BÍBLICO
Gênesis 22.1-19
Destaque
"Então Deus disse: — Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifício" (Gn 22.2).

LEITURA DEVOCIONAL
SEG.................................................................Gn 21.4-6
TER.................................................................Hb 11.18
QUA...................................................................Gn 22.2 QUI...................................................................Gn 22.5
SEX...................................................................Gn 22.14
SÁB....................................................................Is 53.7
DOM.................................................................Gl 4.28

Objetivos
- Levar os alunos o confiar em Deus;
- Crescer na fé;
- Crer no poder de Deus.

Material Didático

Use o notebook e o datashow para expor a aula; busque imagens que têm a função de atrair a atenção dos adolescentes; caso não disponha de material tecnológico, use figuras de revistas que representam os objetos e animais utilizados no sacrifício.

Quebrando a Rotina
Há muitas músicas cristãs que faiam da história de Abraão e Isaque e de corno Deus provou-a fé de seus servos naquele sacrifício, isto mostra que esta é uma das histórias mais conhecidas da Bíblia. Assim, considere o exemplo de fé demonstrado por Abraão e peça para os ' seus alunos pesquisarem na internet hinos antigos e louvores atuais que relatam esta história de fé. Dessa forma, os alunos estarão trabalhando o conteúdo bíblico encontrado nas músicas de diferentes épocas. A internet é uma ferramenta que fez parte da realidade do adolescente. A partir desta pesquisa, eles estarão relacionando a mensagem bíblica dentro da musicalização e também, entrando em contato com as coisas de Deus por meio da internet.

Frequentemente, somos colocados em situações adversas. Deparamo-nos com provações repentinas. No início, elas parecem insuportáveis, mas com o tempo é revelado o propósito de alcançarmos uma vida cristã frutífera.

As provações independem das etapas da nossa existência: se na juventude ou na maturidade ou na velhice. Quando somos provados por Deus, a nossa vida torna-se uma caminhada de sacrifício (Rm 12.1), fazendo parecer que não temos vontade própria, sonhos particulares e projetos futuros. Só depois é que entendemos que fazer a vontade de Deus, sonhar o seu sonho e viver os projetos dEle é o melhor para nossa vida.
A provação nos faz crescer, alcançar a retidão e a justiça divina. £m meio às provas, somos chamados a entregar a própria vida em sacrifício vivo e agradável a Deus (Rm 12,1).

Nesta lição, veremos o quanto a fé e a obediência são essenciais para a vida cristã e o quanto podemos ser provados em nossa fé. Isaque sendo apenas um adolescente, o filho da promessa do velho Abraão, foi pedido em sacrifício a Deus. Sim, o único filho deveria ser sacrificado ao Senhor. Já pensou se Deus pedisse aos seus pais a sua vida em sacrifício, meu caro adolescente? Vamos aprender com Isaque hoje sobre submissão e confiança em Deus.

A promessa de ter um filho

Abraão já era velho quando recebeu a promessa de Deus de que seria o pai de uma grande nação (Gn 12.2; 15.5). Sara, sua esposa, não podia ter filhos, era estéril e também avançada em idade (Gn 16.1). Porém, o Senhor fez uma promessa ao seu servo Abraão e mesmo que Sara, algumas vezes, tivesse desacreditado da potente mão de Deus, que faz coisas impossíveis, o Senhor cumpriu cada uma das palavras proferidas a Abraão: "Ela ficou grávida e, na velhice de Abraão, lhe deu um filho. O menino nasceu no tempo que Deus havia marcado, e Abraão pôs nele o nome de Isaque" (Gn 21.2,3).

A alegria do nascimento de um filho finalmente havia chegado à casa de Sara, sua felicidade era imensa, pois ela jamais se via amamentando um bebé na idade que tinha. Você também é filho da promessa, sabia disso? Com certeza Deus traçou um plano e fez uma promessa aos seus pais para que você viesse a este mundo. £ hoje você está aprendendo mais da Palavra de Deus na Escola Dominical, e isso também não é por acaso, faz parte do plano divino. Creia, porque você é como Isaque para Deus, o filho da promessa.

AUXÍLIO TEOLÓGICO
Demonstração convincente do amor por Deus.
Aqui está retratada uma das experiências mais tremendas registradas em Gênesis. Toca às raias mais profundas da certeza que o crente tem de que o Deus que promete é fiel, ainda que dê ordens para destruir a prova de que suas promessas estão sendo cumpridas. Abrão se manteria fiel a Deus embora seu mais precioso tesouro na terra fosse eliminado?

Para os leitores modernos, a tradução 'tentou' gera confusão. Insinua muita coisa, levantando as perguntas: Deus estava instigando este homem a cometer pecado?, e: Deus queria mesmo humilhar e ferir seu mais dedicado adorador? A palavra hebraica (nissah) significa 'testar' ou 'colocar em prova', e há traduções que preservam este significado (ARA). Neste exemplo, Deus estava testando a suprema lealdade espiritual de Abraão tocando na vida física de Isaque, a quem amas.

Havia aspectos da ordem que eram racionalmente inexplicáveis. Uma comunidade pagã justificaria o sacrifício humano dizendo que a vida dos sacrificados servia para fortalecer os deuses da comunidade em tempos da adversidade severa. Matar Isaque não seria de nenhum proveito óbvio para a vida do rapaz, a vida de Abraão ou a vida coletiva do clã. Até pior, contradizia as promessas de Deus.

[...] Para Abraão, o monte Moriá era um novo lugar, em honra da revelação da graça de Deus na hora da provação, deu ao lugar outro nome, O SENHOR proverá (v. 14 Jeová-Jiré, que significa 'o Senhor vê' e proverá). Podemos estar certos de que a volta para casa foi bem diferente da viagem ao monte Moriá. Abraão enfrentou a ameaça devastadora da morte e venceu seu poder pela confiança plena na integridade de Deus. Por outro lado, Deus demonstrou claramente que o sacrifício que Ele deseja é inteireza de coração, , rendição às suas ordens" (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 1. CPAD, 2005, pp.72,73).

Pedido em sacrifício
Chega um momento nessa história em que o Senhor pediu algo inesperado a Abraão. Isaque era o filho tão aguardado, tão querido, amado, e agora, estava sendo pedido em sacrifício pelo próprio Deus. Um pouco complicado de entender, não é verdade? Como Deus faz a promessa de dar um filho, e depois, Ele mesmo pede esse filho para ser morto em sacrifício? Mas Deus sempre sabe o que faz e o que pede.

Imagine você, o coração do velho Abraão, nessa hora, deveria estar apertado, angustiado e em pedaços. Seu maior tesouro seria entregue à morte porque Deus o estava pedindo em sacrifício a Abraão. Como ele diria tais coisas a Sara, sua esposa?

Isaque seria sacrificado tão jovem, sua vida seria interrompida precocemente, porém, em nenhum momento, Abraão questionou a Deus por esse pedido, e também não o negou. O velho pai tinha plena confiança em seu Deus e sabia que Ele cumpriria a sua promessa de alguma forma. Por mais difíceis que sejam os "sacrifícios", é por meio deles que o Senhor aperfeiçoa a nossa fé. Aqui, Abraão estava sendo provado em todos os sentidos. Nós também seremos provados por Deus ao longo da vida, e com certeza, alguns "sacrifícios" precisarão ser feitos.

Obediente, não questionou
Pela madrugada, Abraão se levantou com seu filho Isaque; juntamente com alguns servos, tomaram os jumentos e os demais itens para o holocausto (Gn 22.3). Ele estava diferente dessa vez, não era como das outras ocasiões que iam juntos oferecer sacrifícios a Deus. Calado, olhando ao longe, talvez as mãos trémulas, mas caminhavam juntos em direção ao local que Deus mostrara. Embora não entendesse algumas coisas, também não questionou nada.

O silêncio só foi quebrado quando o jovem percebeu que algo estava faltando para o sacrifício: "Daí a pouco o menino disse: — Pai! Abraão respondeu: — Que foi, meu filho? Isaque perguntou: — Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneirinho para o sacrifício?" (Gn 22.7). Com certeza, neste momento o coração do velho Abraão estremeceu, mas disse ele confiante: "— Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho. E continuaram a caminhar juntos" (Gn 22.8) — essa foi a resposta.

Quando finalmente chegaram ao local do sacrifício, Abraão começou os preparativos, aparelhou o altar, arrumou a lenha, preparou o fogo e amarrou Isaque. O quê? Amarrou Isaque? £ ele permitiu que seu pai fizesse isso? Provavelmente muitas coisas se passaram rapidamente pela mente de Isaque, e Abraão o colocou amarrado e deitado sobre o altar (Gn 22.9). Isaque não questionou, não brigou, não se debateu e muito menos tentou fugir. Aqui, Isaque é para nós um dos maiores exemplos de submissão e obediência à vontade de Deus. Ele confiava totalmente em seu pai Abraão que, por sua vez, confiava profundamente em Deus.

COMPLEMENTO
Aprendemos da prova de Abraão e Isaque que:
1. Deus, às vezes, prova a fé de seus filhos. Tal prova deve ser considerada uma honra no reino de Deus;
2. O crente deve confiar em Deus, que Ele estará presente, concederá, sua graça e tudo quanto for necessário, em qualquer circunstancia dentro da vontade divina.
3. Deus constantemente realiza seu propósito redentor, restaurador, através da morte de uma visão; Ele pode deixar acontecer em nossa vida, coisas que parecem destruir nossas esperanças e sonhos;
4. Depois de uma provação da fé, Deus confirmará, fortalecerá, estabelecerá e recompensará o crente;
5. Para se achar a verdadeira vida em Deus é preciso sacrificar tudo quanto Ele requer;
6. Depois de um teste de sofrimento e de fé, o resultado final da parte do Senhor para com o crente é que Ele é 'muito misericordioso e piedoso'" (Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD, 1995, p.64- Nota).

A plena confiança é recompensada
Quando Abraão levantou a sua mão e o cutelo, isto é, uma espécie de faca, para imolar seu próprio filho, ouviu um brado dos céus que dizia: "Abraão! Abraão! [...] O Anjo disse: — Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho" (Gn 22.11,12).
Imagino que Abraão tenha desamarrado rapidamente seu filho e o abraçado bem forte, e depois, ambos louvaram a Deus. Abraão não negou em nenhum momento o seu único filho, pois o patriarca tinha convicção das promessas de Deus em sua vida, assim como Isaque, que mesmo jovem, confiou e obedeceu em tudo a seu pai e a Deus. E essa atitude foi honrada. Abraão levantou os olhos e viu um cordeiro em meio aos arbustos, tomou-o na mesma hora e ofereceu-o em sacrifício no lugar de seu filho (Gn 22.13). As promessas de Deus na vida do velho Abraão foram mais uma vez renovadas e confirmadas (Gn 22.15-18). Por isso, podemos confiar que o Senhor recompensa quem lhe é fiel.

AUXÍLIO TEOLÓGICO
Fidelidade
O significado básico de 'emûnãh' é 'certeza' e 'fidelidade'. O homem pode se mostrar 'fiel' em sua relações com os membros da raça humana (1Sm 26.23). Mas, geralmente, a Pessoa a quem se é fiel é o próprio Senhor: 'Assim, andai no temor do SENHOR com fidelidade e com coração inteiro' (2Cr 19.9)" (Dicionário Vine. CPAD, 2009, pp.128,29).

Conclusão
Abraão confiou em Deus com uma fé única, tanto que ele é chamado de o "pai da fé". Se observarmos no capítulo 22, o versículo 5, ele disse aos seus servos antes de subir ao sacrifício: "— Fiquem aqui com o jumento. Eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. Daqui a pouco nós voltamos". Ele tinha certeza de que não voltaria sozinho, ele ti nhã fé que Isaque não seria morto. Deus provou a fé de Abraão, e Isaque se mostrou humilde, obediente e cheio de fé também, nenhum jovem se comportaria dessa forma diante de um pai já com idade avançada, porém, Isaque sabia da importância de um sacrifício quando este era requerido pelo próprio Deus.

Fonte: https://sub-ebd.blogspot.com 




Aqui lições, dinâmicas, pré aula: Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 2º Trimestre de 2017 - Adolescentes da Bíblia: Cpad

Um comentário:

  1. muito bom, continue a comentar e fazer estudo dessa forma ajuda muito..obgada

    ResponderExcluir