18 de abril de 2017

Lição 04: Um dia triste - Primários de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2017 - Cpad

  

Clique nos links abaixo
Noticias.Com
Escola Bíblica Dominical
Últimos acontecimentos - Bíblicos
REFLITA NESTAS PALAVRAS
Devocional Diário
BÍBLIA ONLINE




Ao copiar não esqueça de coloca a fonte.



PRÉ - AULA





Cânticos Sugeridos:

   
   



Você já falou com Deus hoje?

Momento de interagir
Quebra-gelo:O que você faz quando algo não acontece como espera? Desiste? Senta e espera ? ou tenta de novo ?


  Título da Lição:









Memória em ação:







Lembrancinhas:




Revista do aluno:









REVISANDO: [Fazer um círculo com algumas carteiras e fazer de conta que é um poço. Colocar uma criança no “poço”. Fazer uma pergunta (abaixo). Se a criança acertar pode sair do poço e outra criança entrará no poço para responder a outra pergunta. Continuar até as perguntas acabarem. VARIAÇÃO: Colocar o boneco de José dentro do poço usado para contar a história. Fazer a pergunta a uma criança dizendo que se ela acertar, José sairá do poço, se não ele ficará lá. Repetir o processo fazendo perguntas a outras crianças.]

Sugestões de perguntas:

Quantos filhos tinha Jacó? Doze.

Quais eram os filhos prediletos de Jacó? Jacó e Benjamim.

Por que os filhos mais velhos de Jacó não gostavam de José? Porque Jacó o elogiava e também porque José contava para Jacó as coisas erradas que eles faziam.

O que Jacó deu de presente a José? Uma túnica de várias cores.
Conte o primeiro sonho de José. Os feixes de trigo de seus irmãos se curvavam diante dele.
Conte o segundo sonho de José. O sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante dele.
Por que Jacó enviou José ao encontro de seus irmãos? Porque não recebia notícias deles.
O que os irmãos fizeram quando José chegou? Jogaram-no em um poço.
O que Ruben planejou fazer? Voltar mais tarde para tirar José do poço.
Enquanto Ruben estava longe, como os irmãos se livraram de José? Venderam-no como escravo.
Por que ninguém salvou José? Porque ficaram com medo uns dos outros.
O que os irmãos de José fizeram com a capa dele? Mancharam com sangue de animais.
Que mentira contaram a Jacó? Que tinham encontrado a capa de José no campo, suja de sangue.

APLICANDO: [Mostrar o pavio de uma bombinha de festa junina. Dizer:] O pavio serve para detonar a bomba. Coloca-se fogo na ponta do pavio e ele vai queimando, queimando até que o fogo chega na pólvora e explode a bomba. Quando alguém coloca fogo no pavio, sabe que a bomba vai explodir mais cedo ou mais tarde, a não ser que alguém o apague antes disso. Mas se o pavio for curto não dá tempo de apagá-lo. Quando temos inveja de alguém, nosso coração vai se enchendo de ódio. O ódio é como a pólvora, a qualquer momento pode explodir. É muito perigoso ter o coração cheio de ódio porque se o pavio for aceso, a pessoa pode fazer coisas terríveis. Foi o que aconteceu com os irmãos de José. Eles deixaram o ódio encher o coração deles e, quando José contou os sonhos, eles acenderam o pavio da ira. Na primeira oportunidade que tiveram, a bomba do ódio explodiu. 

Precisamos aprender duas coisas importantes: José não devia ter contado seus sonhos porque ele sabia o quanto seus irmãos o odiavam. Ele acabou acendendo o pavio da ira. A outra lição é que os irmãos de José não deveriam ter guardado aquele ódio todo no coração. Deveriam ter pedido a ajuda de Deus para amarem a seu irmão.

Às vezes nós somos como os irmãos de José. Damos lugar para a inveja em nosso coração e ele vai ficando perigoso como uma bomba. [Mostrar o balão bem cheio.] Quem tem o coração cheio de ódio e inveja, vai fazer alguma maldade na primeira oportunidade que tiver. O ódio vai explodir de algum jeito. [Estourar um balão.] É melhor pedir para Deus esvaziar [esvaziar o outro balão] o coração do ódio


 Gravuras - História de José




























  Para Colorir:












BRINCADEIRA:



Faça a brincadeira de soprar balão, para ver quem estoura primeiro.
Converse com eles sobre o que aconteceu com o balão estourado. Acabou! não podemos mais brincar com ele, perdeu a utilidade. Mostre que precisamos controlar nossos desejos, porque depois é difícil consertar o que fizemos de errado.


(Faça um apelo - ore com as crianças)
13- Comunhão / Encerramento

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. 

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Fonte: Portal mda,com (com adaptações)
Fonte:Blog pequeninos de jesus 
Fonte: Verônica Araujo - Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD



3 comentários:

  1. Deus abençoe muito.
    me ajuda demais 😍

    ResponderExcluir
  2. Oi Adalia, Paz. Também sempre usufruo de suas aulas para minhas ministrações. Obrigada por compartilhar livremente assim. Que Deus a recompense e a inspire a continuar. Meu respeito e carinho por você.

    ResponderExcluir