24 de abril de 2017

Lição 05 - Atributos indispensáveis de um profeta: Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Betel

  

Clique nos links abaixo
Noticias.Com
Escola Bíblica Dominical
Últimos acontecimentos - Bíblicos
REFLITA NESTAS PALAVRAS
Devocional Diário
através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE


Atributos indispensáveis de um profeta.
30 de abril de 2017




“Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar”. Jeremias 16.2

Verdade Aplicada
O cerco de Jerusalém causou uma carnificina, eliminando famílias inteiras. Jeremias foi poupado da dor de perder a esposa e os filhos.

Objetivos da Lição
Aceitar os planos de Deus para as nossas vidas;
Conscientizar-se a assumir nossas responsabilidades diante de Deus;
Compreender que devemos falar a verdade sempre.

Glossário
Afrontar: Encarar de frente, pelejar, desprezar;
Diluir: Desfazer, dissolver em um líquido, tornar mais fraco, menos concentrado;
Hostil: Adverso, inimigo, provocante, que procura dar batalha.

Leituras complementares
Segunda Jr 16.3
Terça Jr 16.4
Quarta Jr 16.6
Quinta Jr 16.7
Sexta Jr 16.9
Sábado Jr 16.11

Textos de Referência.

Jeremias 16.3, 5, 8, 14
2 Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar.
5 Porque assim diz o Senhor: Não entres na casa do luto, nem vás a lamentar, nem te compadeças deles; porque deste povo, diz o Senhor, retirei a minha paz, benignidade e misericórdia.
8 Nem entres na casa do banquete, para te assentares com eles a comer e a beber.
14 Portanto, eis que dias vêm, diz o Senhor, em que nunca mais se dirá: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito.




Hinos sugeridos.


Harpa Cristã:306,



Harpa Cristã:,322




Harpa Cristã:,505.




Aqui lições, slides, pré aulas, dinâmicas e mais...Revista Adultos - 2º Trimestre de 2017

Motivo de Oração
Clame a Deus para que se dissipe qualquer obstáculo que impeça a pregação do Evangelho.

Esboço da Lição
Introdução
1. Coragem: atributo indispensável.
2. Uma única missão: falar a verdade.
3. Assumindo os riscos.
Conclusão

Introdução

Nesta lição, veremos que o profeta Jeremias só teve uma opção: falar a verdade! Seja qual for a palavra pronunciada por Deus, ela jamais cairá por terra e se cumprirá fielmente (Nm 23.19).

1. Coragem atributo indispensável.
Jeremias foi preso covardemente após se recusar a profetizar o que o senhor não lhe havia mandado. Após ser solto pelo rei, e posto em uma cisterna, onde não havia água, senão lama e Jeremias se atolou na lama (Jr 38.6). Para cumprir bem a missão transmitida por Deus, é necessário passar alguns sofrimentos e aflições.

1.1. Vai e fale aos ouvidos de Jerusalém.
As ordens de Deus, num primeiro momento, parecem descabidas de amor ao povo de Judá. No entanto, se formos observar cada juízo que Deus transmitiu a Jeremias, percebemos que tinham como objetivo fazer com que o povo obedecesse e voltasse seu coração a Ele. Deus é justo e o povo sofreu as consequências dos seus atos. A rebeldia, ingratidão e autossuficiência do povo levou-o a passos largos para a destruição. Jeremias não teve prazer nestas mensagens. Ele é conhecido como o profeta que chorava, pois sofria profundamente ao ver a angústia do povo, mesmo sabendo que o castigo era merecido. Obedecer a Deus é a melhor coisa que podemos fazer na nossa vida. Somente um profeta obediente à vontade de Deus, em meio à intensidade de tamanha desgraça, poderia anunciar a salvação e graça no juízo divino (Jr 29.4, 7).

Pessoas comuns dizem o que você quer ouvir, o verdadeiro profeta diz o que você precisa ouvir. O mais importante é não retroceder (Jo 16.33). Obedecer a Deus é sempre a melhor escolha a ser feita. Ele Fiel e Justo e cumpre o que diz. A despeito de todas as bênçãos divinas, Judá as ignorou, desprezando a promessa feita a Abraão (Gn 17.7), buscando outros deuses e se entregando ao engano (Jr 7.9). A adoração a Baal foi um dos mais graves pecados do povo de Israel, desde os tempos remotos. Eles ergueram cultos nos terraços das casas, nas ruas de Jerusalém e em todas as cidades de Judá (Jz 2.13; 1Rs 16.31-32; Jr 7.9; 11.13; 32.29). Por esta razão, os israelitas seriam dissolvidos como um pote de barro despedaçado (Jr 19.10-11). Jeremias, como boca de Deus, não tinha outra opção a não ser denunciar o seu povo (Jr 6.10). Por esse motivo, a porta de extermínio e infortúnio espiritual estava aberta.

1.2. Uma genuína submissão.

As narrativas históricas indicam que jeremias foi submisso à vontade de Deus em tudo. O Senhor deu algumas ordens árduas ao profeta, como: não casar (Jr 16.1-4); não entrar em funeral (Jr 16,5, 7); não entrar em numa festa (Jr 16.8-9); pregar no portão da cidade (Jr 17.19, 21); ir a casa de um oleiro para vê-lo trabalhando (Jr 18.1, 6); comprar uma botija e fazer uma representação (Jr 19.1, 3). Jeremias sabia que para se ter comunhão autêntica com Deus ele precisaria se submeter à Sua vontade. O aspecto importante que aprendemos com o profeta é que quando seguimos a Deus os resultados são duradouros e eficazes.

Submeter-se ao senhorio de Jesus Cristo é um dos ensinamentos centrais do cristianismo. A Bíblia relata em Lucas 14.27: “E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo”.

1.3. Assumindo a responsabilidade.
Jamais desista de sua chamada. Jeremias em certo momento pensou em gerenciar uma pousada no deserto em vez de cumprir sua chamada (Jr 9.2). Jeremias havia se esquecido que o Senhor o separou para ser um valioso profeta perante as nações. Entretanto, Deus explicou a Jeremias o que Ele queria que fosse feito: “Assim diz o Senhor: Põe-te no átrio da casa do Senhor, e dize a todas as cidades de Judá, que vêm adorar na casa do Senhor, todas as palavras que te mandei que lhes dissesses; não te esqueças nem uma palavra”. (Jr 26.2).

A relutância à verdade varia largamente nos dias de hoje. Alguns escutaram os profetas que Falam a verdade e deixaram seus maus caminhos. Outros, com seus corações endurecidos pela ação enganadora do pecado, não abriram mão de seus deleites. O profeta Jeremias nos ensinou que a nossa missão é clara. Não devemos abrir mão da verdade. Temos que ser impetuosos e nos recusarmos a diluir a Palavra de Deus. A cruz não é para os que duvidam.

2. Uma única missão: falar a verdade.
Quando o Senhor escolheu a Jeremias, era para que ele alertasse aos que estavam em pecados a abandonarem e se converterem ao Senhor de todo o coração, que deixassem de ser apenas religiosos. Esta é a verdadeira missão de um profeta: falar a verdade (Jr 26.3).

2.1. Abandonado pelos próprios amigos.
Nos dias de hoje, assim como nos dias de Jeremias, existe uma geração cruel, que não sabe ouvir a voz do Senhor. Os profetas são alvos de escárnio por confrontarem a mentira com a verdade. Os negócios pessoais estão acima da fé cristã, Jeremias foi desprezado pelos amigos (Jr 20.10. Jeremias era um homem solitário e abandonado, mas isso não impediu que o seu ministério tivesse êxito. Ele foi um dos mais ousados e destemidos profetas do Antigo Testamento.

Sob a direção de Deus, o profeta Jeremias condenou repetidas vezes aqueles que eram perversos, injustos e desonestos. Ele também chamou de imorais todos aqueles que tinham abandonado a adoração pura do Senhor, caindo na desgraça da idolatria. Ele exortou o povo de Judá a deixar estas práticas (Jr 18.11). Diante destas palavras, até seus “amigos” se afastaram (Jr 12.6).

2.2. Como Jeremias levava a vida.
Querendo ou não, um homem como Jeremias incomodava muita gente. A atitude de muitos era dar risadas do profeta (Jr 20.7). Outros o perseguiam (Jr 11.21; 18.18). Outros, ainda o amaldiçoaram (Jr 15.10). Por causa da sua missão, ele não casou, não ia a festas e nem a velórios (Jr 16.5, 7-8). Ele realizou várias ações simbólicas, como: comprar um cinto e escondê-lo até apodrecer (Jr 13.1, 11); comprar um pote e quebrá-lo logo em seguida (Jr 19.1, 15). Andar com uma canga nas costas pelas ruas de Jerusalém (Jr 27.2; 28.10, 14). Vivia como um estranho (Jr 23.9).

Quanto mais o profeta Jeremias se empenhava, o povo não abandonava seus pecados. Jeremias percorria a rua da Santa Cidade, isto é, Jerusalém, e constatava o estado de abandono ao Senhor nas praças (Jr 5.1).

2.3. Contaminados pelo adultério.
A imaginação do povo de Judá estava pautada em adultérios generalizados. A fantasia sexual afastava o reino de Judá do Senhor com seus pensamentos lascivos (Jr 5.7-8; 13.27; 23.10, 14; 29.23). Com estas práticas, o caminho da destruição era questão de dias, haja vista que a miséria espiritual estava intensa neste momento. Judá descia cada vez mais a ladeira da perversão, esquecendo-se do Senhor, buscando um prazer desenfreado no sexo, que os afastava do verdadeiro Deus. Jeremias, ao pregar contra esta prática insana, foi rejeitado por todo o povo, que preferiu continuar em suas desordens espirituais.

O profeta Jeremias, como descendente de sacerdotes, sabia muito bem que a prática de adultério era condenada pelo Senhor (Êx 20.14). O sexo fora do casamento continua sendo pecado. O adultério na Palavra de Deus é considerado crime, poie é contrário à Lei de Deus. Não devemos nem cobiçar, imagine tocar em uma mulher que não é nossa (Êx 20.17). Em Levítico 20.10 foi instituído que, caso advenha um adultério, o adúltero e adúltera serão punidos com a morte. Que possamos vigiar e estar atento às ciladas do nosso adversário.

3. Assumindo riscos.
Jeremias foi um profeta admirável, prova disso foi que Deus notou nele alguém que seria leal à Sua missão (Jr 1.7-8). Por quarenta anos, Jeremias teve a responsabilidade de profetizar como porta-voz do Senhor. Em um tempo de idolatria, impureza e luxuria sem comparação, o profeta deveria servir de exemplo na vida e no caráter, adorando ao verdadeiro Deus de Israel.

3.1. Deus está no controle.
Quando os sacerdotes, profetas e a população ouviram a mensagem a respeito da ruina do templo e a destruição de Jerusalém, eles ficaram furiosos e levaram o profeta na presença dos príncipes para ser morto (Jr 26.8). Jeremias repetiu novamente suas palavras aos príncipes (Jr 26.12-14), que não viram mal algum nelas (Jr 26.16). O Senhor quer apenas que confiemos nEle e o mais Ele fará. Ele sempre envia alguém para nos socorrer. Não duvidemos. Creiamos somente Êx 23.20).

Em meio a todos os profetas do Antigo testamento, o mais hostil e, ao mesmo tempo, mais amoroso para anunciar o chamado ao arrependimento do povo de Judá foi Jeremias, cumprindo assim a sua missão de ser a boca de Deus aos homens de sua nação. Por permanecerem fora da presença do Senhor Deus, os sacerdotes de Judá não perceberam que Jeremias era um profeta enviado de Deus para a nação. Nos dias de hoje não é diferente, pois muitas pessoas agem do mesmo modo. Que triste! Quando abrirem os olhos, poderá ser tarde demais.

3.2. O valor de um sábio conselho.
Jeremias em meio ao abandono de todos, continua a falar com firmeza que toda aquela destruição era culpa do próprio povo de Judá e de seus líderes, que deveriam admitir suas responsabilidades pelos seus pecados. Assim como o reino do Norte que havia sido derrotado pelos assírios em 722 a.C., o povo de Judá sofreria uma derrota esmagadora, se tentasse afrontar a Babilônia. Neste momento Jeremias aconselha a se render a esta potência para não sofrer um dano maior (Jr 27.11-12). O povo, obstinado por seus pecados, não ouviu seus conselhos. A situação da liderança era tão grave que Deus disse que nenhum dos filhos diretos de Joaquim, rei de Judá, se assentaria no trono de Davi (Jr 22.30).

De modo óbvio, Jesus não é filho, literalmente falando, de Davi, que viveu cerca de 1000 anos antes que jesus surgisse na cidade de Belém. Jesus é retratado na Bíblia como filho de Maria, concebido por obra do Espírito Santo, como temos nos evangelhos. O título “filho de Davi” é dado a Jesus por causa da Sua genealogia, isto é, ele é parente de Davi, descende de Davi, sem sombra de dúvida.

3.3. A destruição de Judá era uma questão de tempo.
Jeremias faz uma análise da realidade, criticando em sua totalidade o povo por seus pecados (Jr 9.14; 17.19; 27; 22.1). Jeremias enumera uma série de atos cometidos pelo povo de Judá: desonestidade, assassinatos, injustiças com os pobres, transgressão do sábado, perseguições aos verdadeiros profetas, etc. Pecados deste tipo eram vistos com bons olhos pela população da época, mas decididamente não eram normais aos olhos do Senhor. Se eles pudessem antevir o que estava para acontece, as coisas seriam diferentes. A destruição deste povo para Deus era uma questão de tempo.

A Palavra de Deus nos admoesta a não sentarmos na roda dos escarnecedores. A nação de Israel caiu em um enorme engodo do diabo, isto é, acreditar que Deus nos isenta de nossa culpa (Gl 6.7). Deus nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis (1Pe 1.16). O abandono das leis de Deus impeliu o povo para andar em uma terra de heresia, induzindo-os a caminhar em pecado. Este colapso social da nação de Israel é uma decorrência do abandono da verdade divina (Jr 2.6).

Conclusão.
A mensagem do profeta Jeremias é impregnada de palavras árduas ao povo de Judá. Percebemos ainda que suas pregações foram rejeitadas por um povo rebelde, que insistiu em caminhar para o castigo divino: a destruição pelas mãos dos babilônios.





1. O que tinha na cisterna que Jeremias foi lançado?
R: Somente lama (Jr 38.6).




2. Cite duas ordens árduas que o Senhor deu a Jeremias?
R: Não casar e não entrar em funeral (Jr 16.1-7).




3. Qual é a verdadeira missão deum profeta?
R: Falar a verdade (Jr 26.3).




4. Cite uma ação simbólica realizada por Jeremias?
R: Ele comprou um cinto e o escondeu até apodrecer (Jr 13.1, 11).




5. Qual a nação que Jeremias aconselhou que Judá tinha que se render para não sofrer um dano maior?
R: Babilônia (Jr 27.11-12).





Fonte: Revista de Escola Bíblica Dominical, Betel, Jeremias – Deus convoca Seu povo ao arrependimento, Jovens e Adultos, edição do professor, 2º trimestre de 2017, ano 27, Nº 103, publicação trimestral, ISSN 2448-184X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário