10 de abril de 2017

Saiba o que é o gás sarin

E ouvireis de guerras e de rumores de guerras: Mateus 24:6
O gás sarin, que o regime sírio é acusado de ter usado contra uma cidade rebelde esta semana, em um ataque que provocou mais de 80 mortes, é uma potente substância neurotóxica, inodora e invisível, descoberta na Alemanha, em 1938.

A Turquia, após realizar autópsia em vítima, afirmou que há indícios de uso do sarin. O regime de Bashar Al-Assad, por sua vez, nega que tenha usado armas químicas.

Como informa a agência AFP, o sarin, mesmo se não for inalado, com o simples contato com a pele bloqueia a transmissão de impulsos nervosos e provoca a morte por parada cardiorrespiratória. A dose letal para um adulto é de meio miligrama.
Crianças respiram com a ajuda de inaladores enquanto recebem tratamento após a suspeita de um ataque com gás tóxico em Khan Sheikhun, zona controlada por rebeldes na cidade de Idlib, na Síria (Foto: Mohamed Al-Bakour/AFP)

Efeitos

As vítimas reclamam primeiro de violentas dores de cabeça e apresentam as pupilas dilatadas. Depois sofrem convulsões, paradas respiratórias e entram em coma, antes da morte.

As imagens de Khan Sheikhun, pequena cidade da província rebelde de Idlib (noroeste da Síria), que mostram pessoas agonizando, em uma busca desesperada de ar e espumando pela boca, provocaram comoção ao redor do mundo.

O sarin pode ser utilizado em aerossol, mas também para envenenar a água e os alimentos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da cidade de Atlanta.

A roupa que entrou em contato com vapores de sarin de forma contínua pode contaminar outras pessoas até 30 minutos depois da exposição, destaca o CDC, que aponta a existência de antídotos.

Como é feito

A produção do sarin é um processo complexo que exige conhecimentos avançados de química, destaca a AFP. Mas os químicos alemãs da empresa IG Farben descobriram a substância por acaso em 1938, quando trabalhavam em novos pesticidas.

O gás sarin foi utilizado como arma química durante o conflito Irã-Iraque na década de 1980 e pela seita "Verdade Suprema" em um atentado executado no dia 20 de março de 1995 no metrô de Tóquio.
Shoko Asahara, da seita Verdade Suprema, aparece em TV no Japão, onde aguarda execução de pena de morte por atentado no metrô em 1995 (Foto: Getty)

O regime sírio foi acusado de usar diversas vezes o gás sarin desde o início da guerra civil em março de 2011.

Em 21 de agosto de 2013, um ataque com este componente matou 1.429 pessoas, incluindo 426 crianças, de acordo com serviço de inteligência americano.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário