17 de maio de 2017

Noticia: Coreia do Norte é suspeita de envolvimento com ciberataque global

A Coreia do Norte pode estar envolvida no recente ciberataque global que afetou computadores em todo o mundo, segundo especialistas em segurança informática. Um investigador do Google, Neel Mehta, encontrou um código que revela semelhanças entre o vírus “WannaCry” e uma vasta campanha de ciberataques atribuída a Pyongyang. A informação é da ‘RFI’.

Para pesquisadores da Kaspersky, uma empresa de segurança sediada na Rússia, a pista é importante, mas “necessita de mais dados sobre as versões antigas do Wannacry” para confirmá-la.

Segundo a Kaspersky, as semelhanças envolvendo o código apontam para um grupo de hackers conhecido como Lazarus, que estaria por trás do ataque de 2014 contra a Sony Pictures e também é suspeito de invadir os sistemas do Banco Central de Bangladesh e outras instituições financeiras.

O “WannaCry” sequestra os arquivos do usuário e os obriga a pagar 300 dólares (275 euros) para recuperá-los.O resgate é solicitado em moeda virtual, bitcoin, particularmente difícil de rastrear.

Sistemas foram atualizados

O ataque cibernético afetou nesta segunda-feira (15) países asiáticos, mas com consequências bem menores que as registradas na sexta-feira passada (12). No Japão, a rede de computadores do conglomerado Hitachi ficou “instável”. Na China, “centenas de milhares” de computadores e cerca de 30.000 instituições foram afetados, de acordo com Qihoo 360, fornecedor de softwares antivírus.

O número de vítimas parece não ter aumentado e a situação parece estável na Europa, disse o porta-voz da Europol, Jan Op Gen Oorth. Muitos sistemas foram atualizados no final de semana para enfrentar a ameaça.As equipes trabalharam duro para atualizar os computadores da organização, indicou nesta segunda-feira o secretário britânico da Segurança Ben Wallace na BBC, mas as perturbações ainda eram observadas.

O ataque também afetou o sistema bancário russo, o grupo americano FedEx, a empresa espanhola de telecomunicações Telefónica ou ainda universidades na Grécia e na Itália, e provocou sua cota de turbulência política. Enquanto os hackers russos são regularmente apontados como culpados, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que seu país “não tinha absolutamente nada a ver” com o “WannaCry”.

A Microsoft alertou os governos contra a tentação de esconder vulnerabilidades identificadas, como no caso deste ataque, onde a falha no sistema Windows utilizada pelos hackers foi detectada há tempos pela NSA (agência de segurança nacional americana) antes de cair em domínio público através de documentos hackeados de dentro da NSA.
Fonte: RFI


Facebook Compartillhar.
Arqueologia Bíblica
Noticias.Com
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário