30 de maio de 2017

Subsidio: Lição 10: Quando eu oro, o Papai do Céu me dá coragem! - Maternal de 3 e 4 anos

Maternal - Revista 02
Ore com as crianças.

Uma das necessidades básicas da criança de 3 e 4 anos é a segurança. E nada lhes suprirá mais perfeitamente esta carência que conhecer pessoalmente a Deus como o Pai amoroso, forte, protetor e provedor.

Infelizmente, muitas criancinhas já vivem situações de risco, e sentem-se ameaçadas pela maldade de algum familiar ou pela violência do bairro onde moram. E mesmo aquelas que desfrutam da bênção de um lar saudável e de uma vida sem sustos não estão isentas de experimentar o medo. Nesta idade, a sua imaginação é muito fértil, e os temores imaginários são-lhe tão perturbadores quanto os reais. Todas elas, pois, não importa onde e como vivam, precisam saber que Deus está ali, ao alcance da sua voz ou do seu pensamento, amando-as e protegendo-as.”

Ideias para a aula

“Receba os alunos segurando um guarda-chuva aberto. Provavelmente, as crianças perguntarão por que você está de guarda-chuva. Se não perguntarem, faça você mesmo a indagação: Sabe por que estou de guarda-chuva? O guarda-chuva serve para proteger-nos da chuva e também do sol. Estou com o guarda-chuva para lembrar que Deus nos protege de todas as coisas ruins.”

Oficina de ideias 2

“Pegue novamente o guarda-chuva. Pergunte às crianças: Quem já sentiu medo alguma vez? Medo de que? As respostas serão variadas: medo do escuro, de chuva, de trovão, de ficar em casa quando a mamãe vai trabalhar, de cachorro bravo, de ficar na creche, do papai brigar com a mamãe, do pai ou tio chegar bêbado, etc (nem todas vêm de famílias completamente salvas).

Dê atenção particular a cada resposta, e assegure-lhes: O Papai do Céu é forte e poderoso. Ele protege você de todas as coisas ruins e que dão medo.
Comece a ‘brincadeira do guarda-chuva’ com um de seus auxiliares, e depois repita com algumas das crianças que se oferecerem espontaneamente.
A criança voluntária deve abrigar-se encolhida sob o guarda-chuva e atrás dele, como se fosse um escudo, enquanto as demais tentam atingi-la com bolinhas de papel ou isopor, aviõezinhos de papel, e borrifos de água (molhando a mão na vasilha de água).

Viu como a bolinha não acertou o Gabriel? Assim como o guarda-chuva o protegeu da bolinha, Deus protege você do trovão, do cachorro... Viu como o aviãozinho não atingiu a Juliana? Assim também Deus protege você das pessoas malvadas... Borrife água no guarda-chuva: Viu como o chuvisco não molhou a Priscila? Da mesma forma, Deus protege você das doenças e dos acidentes.”
PS: As sugestões foram extraídas da Revista do Maternal, CPAD e são de autoria de Marta Doreto.

Leitura Bíblica: Ester 2,3,4 e 7
IDÉIA:
Louvor: Movimente-se com as crianças, cante com alegria . Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como vc achar melhor.

MUSICA SUGESTIVA:
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo, explique, repita com as crianças.

  Ideias para o ensino:
1- Conte com objetos: coroa, cetro, véu de noiva ou anel de casamento, papel e pena para assinar o tratado, comida para representar o jantar, correntes para prisão de Hamã.
2- conte com fantoche de vara.
3- conte com as figuras abaixo ampliadas.


Agora vamos contar a história de uma mulher que fez a diferença porque amava a Deus. 

A Bíblia ensina que Ester foi uma rainha muito corajosa que salvou o povo judeu de uma grande destruição.
Aula Ester 001
Ester era judia, ela era uma israelita. Ela vivia na Pérsia, em Susã, com seu primo mais velho, chamado Mordecai. Ele tinha sido levado de Jerusalém para o exílio por Nabucodonosor, rei da Babilônia, entre os que foram levados prisioneiros. Os pais de Ester morreram e seu primo a criou como filha.
Aula Ester 002
O rei da Pérsia precisou de uma nova rainha. Ele anunciou: “Tragam-me as mulheres mais bonitas de toda parte do meu reino”. Ester foi uma das mulheres levadas para o palácio.

Quando o rei encontrou Ester, ele a escolheu para ser sua rainha.

Um homem chamado Hamã era o principal ajudante do rei. Ele odiava o povo judeu. Os judeus eram o povo escolhido de Deus. Hamã queria que todos se curvassem a ele, pois era muito orgulhoso. Um dia, Moedecai se recusou a se curvar para Hamã.

Mordecai se curvaria apenas para Deus. Hamã, muito nervoso, foi até o rei e disse: “Os judeus são pessoas ruins”. O rei deveria assinar uma lei que ajudasse a nos livrar desse povo. Então o rei assinou a nova lei, mas não sabia que sua rainha era judia. O povo de Deus estava em grande perigo e a nova rainha também!

Mordecai ouviu a respeito da nova lei. Ele correu para avisar Ester: “Você precisa se salvar e também salvar todo o povo de Deus”.
Talvez Deus tenha feito você ser rainha por esta razão. Então Ester teve um plano que seria muito arriscado para ela. Ester não poderia ir até a presença do rei sem ser chamada por ele. Então, como faria?
Mesmo assim, arriscou a sua vida. Ela só ficaria viva se assim que fosse falar com o rei sem ser chamada, o rei estendesse o cetro para ela. E assim aconteceu.

Ester convidou o rei e Hamã para um jantar especial. Então ela perguntou ao rei: “Por que Hamã quer se livrar de mim?” O rei ficou surpreso. Ela disse: “Eu sou judia. Hamã o enganou para fazê-lo assinar a nova lei que pode matar todos os judeus”.

Na mesma hora, o rei disse a seus guardas: “Prendam Hamã”.

Então, o rei fez de Mordecai, primo da rainha, seu novo ajudante principal.

O rei falou para a rainha Ester: “Eu farei uma nova lei que manterá você e seu povo salvos”.

Deus usou Ester para salvar o seu povo! Ester foi muito corajosa!



IDÉIA:


FANTOCHE COM VARETA
Fantoches, estou publicando passo a passo da revista para vocês entenderem o processo. Espero que ajude.




Extraído da revista do Professor Sassá

Clique nas imagens para AMPLIAR.

Para contar a história da Rainha Ester. Adaptei, e não usei garrafa pet pequena porque não tinha.


  Trabalhinhos para Colorir:














BRINCADEIRA:
Faça uma coroa, e brinque de o mestre mandou! Toda vez que você colocar a coroa na cabeça de um aluno ele será o mestre. Até que todas as crianças tenham brincado. E sempre no final falando que o nosso mestre é Jesus!

LEMBRANCINHA:
Trabalho manual: - COROA DA RAINHA E DO REI

1 – Coroa para meninas

2 – Coroa para meninos- feita com EVA e cetro; turbante de Mordecai (feito com tecido)
COROA DA RAINHA E DO REI
Material:
cartolina
cola
e sobras de cartolina
elástico
Modo de fazer:
faça o molde recorte e enfeite e cole conforme o gosto, coloque o elástico no furo e pronto coroe o Rei e a Rainha




  Oração: Ore com as crianças.


Lanche: sirva um lanche gostoso e nutritivo

    Clique aqui:  Revista Maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2017 - tema: Vamos orar? Cpad



Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fonte: Adaliahelenablogspot.com.br
Escolinha Bíblica da Garotada
blogtiale.blogspot.com
Ensinoinfantilnumclique.com

CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário