21 de agosto de 2017

Lição 09 – Legado missionário da Igreja Primitiva: Adultos - Betel

  
Antes, anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judeia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento. Atos 26.20

Verdade Aplicada
Um dos grandes legados deixado pela Igreja Primitiva foi a perseverança em anunciar a Palavra.

Objetivos da Lição
Conhecer as determinações dadas pelo Senhor Jesus quanto a missões;
Verificar a maneira como o Espírito Santo operou quanto à obra missionária;
Destacar os principais missionários do livro de Atos do apóstolos.

Glossário
Gentílicos: Próprio de gentios; pagão;
Impregnar: Influenciar decisivamente;
Legado: Aquilo que se passa de uma geração a outra, que se transmite à posteridade.

Leituras complementares
Segunda At 1.1
Terça At 1.2
Quarta At 1.3
Quinta At 1.6
Sexta At 2.41
Sábado At 2.42

Textos de Referência.
Atos 1.4-5; 7-8
4 E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
5 Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.


Hinos sugeridos. 



Harpa Cristã: 200


Harpa Cristã: 222


Harpa Cristã: 431

Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel


Clique nos links abaixo
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE


Motivo de Oração
Peça a Deus para levantar e preparar tradutores que facilitem o acesso às palavras do Evangelho.

Esboço da Lição
Introdução
1. Os mandamentos missionários.
2. O Espírito Santo na obra missionária.
3. Principais missionários.
Conclusão

Introdução
Os primeiros membros da Igreja, apesar da oposição, não perderam o foco da evangelização. Eles obedeceram a Jesus e ao Espírito Santo, que conduziu toda a obra, de maneira que eles alvoroçaram o mundo em sua época (At 17.6).

1. Os mandamentos missionários.
Alguns mandamentos foram dados por Jesus antes de Sua partida. Estes mandamentos foram chaves preciosas, que abriram a porta do crescimento da Igreja Primitiva e de todos os tempos.

1.1. Deu mandamentos pelo Espírito Santo.
Jesus deu mandamentos pelo Espírito Santo e isso sucedeu enquanto Ele lhes falava acerca do Reino de Deus (At 1.1-3). Esse destaque para a pessoa do Espírito Santo não foi acidental. Ele capacita e dirige a obra missionária no mundo. O próprio Jesus agiu no poder do Espírito santo (Mt 3.16; At 10.38). Mesmo após Sua ressurreição, o Senhor Jesus continuou dirigido pelo Espírito Santo. Ele já havia revelado aos Seus que o Espírito Santo viria, após Sua volta para o pai, e que ensinaria, lembraria e revelaria mais verdades espirituais (Jo 14.16; !6.13). E é o que encontramos ao longo do Novo Testamento, a partir do Livro de Atos.

O Senhor Jesus. Após Sua ressurreição, pôde considerar a Sua missão profético-messiânica acabada. Porém, logo em seguida, Ele reservou esses momentos tão particulares para estar com os Seus discípulos. E, então lhes expôs os ditames do Reino de Deus e lhes ordenou acerca do caminho que eles deveriam palmilhar para evangelização, tanto local quanto mundial (Mc 16.15).

1.2. Determinou-lhes que recebessem poder.
Os obreiros de Cristo não podem se lançar ao trabalho sem o poder do Espírito Santo. Para a execução da obra missionária, a partir de Jerusalém, Deus prometeu uma capacitação do alto para a Sua Igreja (At 2.33; Gl 3.14). Existe um governo organizado e pronto para impedir o avanço missionário (Ef 6.10-12). Por esse motivo, a obra missionária não pode ser feita de qualquer maneira. Essa é uma obra na qual lidamos com almas, cujos resultados são eternos.

O fracasso de alguns acerca da obra evangelizadora e missionária ocorre justamente por querer fazer esse trabalho sem poder (Lc 24.49), isto é, sem o auxílio do Espírito Santo. Não existe dinheiro que pague por esse poder. Ele é conquistado obedecendo a Jesus Cristo. Esse obedecer implica em aguardar orando até recebê-lo, este é o preço. É essa oração deve ser até alcança-lo e, por meio dela, renová-lo sempre. Em Atos 4.23-31, lemos sobre os apóstolos, que já tinham recebido o espírito santo, orando e pedindo a deus ousadia para continuar proclamando a Palavra. Em resposta à oração, “todos foram cheios do Espírito Santo”.

1.3. Determinou-lhes o campo de atuação.
A missão da Igreja é a pregação do evangelho, fazendo discípulos de Jesus em todas as nações (Mt 28.18-20). A humanidade agoniza longe de Deus, sem esperança de salvação (Rm 8.22). Isso significa que o nosso campo de atuação abrange a toda a criatura que encontrarmos até os confins da terra. Assim, de acordo com a orientação de Jesus Cristo, a Igreja deve iniciar a evangelização no lugar no qual se encontra e, simultaneamente, estar comprometida com o anúncio do Evangelho em todo o mundo (indo, contribuindo e orando). Veja no livro de Atos que a Igreja se estabeleceu em Jerusalém e foi progredindo para a Samaria, Judéia, até os confins do mundo. Os missionários daquela época alvoroçaram o mundo por meio da pregação de Cristo (At 17.6; 24.5).

Um dos maiores sinais da volta de Jesus Cristo é a pregação do Evangelho em todo o mundo (Mt 24.14). Ainda existe muito trabalho a fazer. Existem países que a tradução da Bíblia ainda não chegou. Existem tribos e índios que foram descobertas no Brasil que sequer sabemos qual é o seu idioma. Além disso, temos a nossa Jerusalém, nosso país, que vive atolada no lamaçal do pecado. A boa notícia é que muitos estão voltando para Deus e o Evangelho segue avançando, apesar de todos os desafios (Rm 15.20).

2. O Espírito Santo na obra missionária.
O Espírito Santo despertou nos discípulos o desejo de compartilhar o Evangelho. Em Atos, encontramos o Espírito Missionário formando uma Igreja missionária e capacitando-a para o cumprimento da tarefa. Vejamos três maneiras da atuação do Espírito Santo;

2.1. Ele desceu no dia de Pentecostes.
O Espírito Santo é o Espírito da promessa da parte do Pai (At 1.4-5). Ele desceu sobre a Igreja reunida em Jerusalém no dia de Pentecostes, que era a Festa da Colheita. Ali estavam representadas muitas nações da terra através dos judeus da diáspora. Naquela ocasião, o Espírito Santo se revelou, fazendo com que os discípulos falassem na língua de todas aquelas nações as grandezas de Deus (At 2.4-11). Convém lembrar que essa foi uma operação divina diferente da que ocorreu na torre de Babel. A partir desse dia, o Espírito Santo concedeu a Igreja vários dons para o cumprimento da missão (1Co 12.4-7).

O movimento pentecostal, na atualidade é fruto da retomada da Igreja na busca da manifestação dos dons espirituais. Essa busca através da oração pelo poder do Espírito Santo trouxe um grande impacto mi9ssionário no mundo. O segredo de missões é este: buscar em oração revestimento de poder para continuar anunciando a Palavra de Deus (At 4.31).

2.2. Ele opera sinais.
Os milagres, curas e libertações são consequência direta do agir do Espírito Santo. Tais ações sobrenaturais contribuem na evangelização e proporcionam o socorro de Deus na vida dos que sofrem. Não são sinais reservados apenas aos líderes, mas a todos os que buscarem fervorosamente. No livro de Atos vemos, por exemplo, que o Espírito Santo impregnou a Pedro de tal maneira que as pessoas “transportavam os enfermos para as ruas e os punham em leitos e em camilhas, para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles” (At 5.15). Por outro lado Paulo, cheio do Espírito Santo, fazia milagres extraordinários de modo que as enfermidades e os espíritos imundos fugiam das vítimas (At 19.11-12).

O escritor aos Hebreus registra que o anúncio do Evangelho da salvação em Cristo Jesus foi confirmado por Deus através de “sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do Espírito Santo” (Hb 2.4). O próprio Jesus Cristo já havia dito aos Seus discípulos acerca dos sinais que seguiriam aqueles que cressem nEle (Mc 16.17-18). Os sinais confirmam a Palavra de Deus anunciada, contribuem para atrair pessoas ao anúncio do Evangelho, socorrer os que estão sofrendo e glorificar a Deus (Mc 16.20; At 3.1-9; 4.30; 8.6).

2.3. Ele separa e envia missionários.
O Novo Testamento aponta o Espírito Santo como a figura principal da obra de evangelização através da Igreja (At 8.29; 13.2; 15.28). Todo o Corpo de Cristo é chamado a evangelizar e a fazer missões, mas cada um fará o seu papel de acordo com o seu chamado (1Co 12.7). Alguns são vocacionados a deixarem sua cidade e igreja de origem para pregar o Evangelho em outros estados, outros são dirigidos pelo mesmo Espírito às nações. Todos são chamados a testemunhar, mas sem todos foram vocacionados a ir a um campo missionário transcultural. Todavia, os que ficam têm a incumbência de participar orando e contribuindo financeiramente para manter os que se destinam a ir. Dessa maneira, todos se envolvem no trabalho missionário.

Uma igreja missionária é uma igreja envolvida na oração, no envio e na contribuição. Todos nós somos chamados a fazer a obra missionária de alguma maneira. Porém, cada irmão deve fazer especificamente aquilo que foi designado por Deus, Cada um é chamado para uma vocação e deve apresentar-se a Deus assim como foi chamado (1Co 7.20).

3. Principais missionários.
Todos os discípulos diretos do Senhor Jesus, após a descida do Espírito Santo, tornaram-se comprometidos com a missão de anunciar o Evangelho da salvação. A maioria deles morreu brutalmente, cumprindo a missão fora de seu lugar de origem. Neste ponto, destacaremos os dois personagens mais notáveis do livro de Atos.

3.1. O apóstolo Pedro.
Logo após a descida do Espírito Santo no cenáculo, Pedro inicia seu poderoso ministério. Ele e os onze estão juntos, mas é Pedro quem toma a iniciativa da pregação e, naquele dia, em um só sermão, quase três mil almas manifestaram a fé em Jesus Cristo e foram batizadas (At 2.14-41). Mais adiante, vemos Pedro e João à porta do templo, mas é Pedro quem se dirige ao coxo e libera sobre ele a palavra de cura. Pedro se tornou um grande líder e todos os discípulos davam testemunho do poder de Deus (At 4.33). Na casa de Cornélio, através de Pedro, a porta da graça se abriu para os gentios. Segundo a tradição cristã, Pedro morreu crucificado em Roma de cabeça para baixo.

O primeiro missionário de grande destaque no livro de Atos é o apóstolo Pedro. Depois de algum tempo, Pedro residiu em Antioquia, mas depois retornou para Jerusalém, indo em seguida para Roma, onde foi crucificado na perseguição do cruel imperador Nero. O apóstolo Pedro morreu, mas sua história não. Sua vida até hoje ainda inspira os cristãos a viver em altos níveis espirituais. O resultado da primeira mensagem efetuada por Pedro foi impressionante. O sermão do apóstolo Pedro é considerado obra de um homem cheio do Espírito Santo. Não deve ser diferente em nossos dias, basta que busquemos ao Senhor (At 4.31).

3.2. O apóstolo Paulo.
Saulo foi companheiro de Barnabé na primeira viagem missionária. Foi nesta missão que adotou o seu nome gentílico “Paulus” que significa: “pequeno” ou “o menor”. Depois desta viagem missionária, fez mais duas outras e uma última para Roma como presidiário, para comparecer perante César. O relato de Atos para o capítulo 28, mas sabemos que depois disso Paulo foi liberto e continuou suas viagens por três anos, provavelmente chegando até a Espanha, como planejou (Rm 15.24). A seguir, foi preso pela perseguição de Nero e conduzido a Roma, onde foi decapitado possivelmente em 67 d.C. O apóstolo Paulo é considerado o maior missionário do Novo testamento, depois de Jesus (1Co 11.1).

Dentre todos os ensinamentos, preocupações com o bem-estar da obra missionária e o zelo especial que tinha o apóstolo Paulo, destacamos uma passagem bíblica que diz tudo sobre o homem que ele era e o missionário que todos desejam ser: “Eu, de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado” (2Co 12.15). Nós, discípulos do Senhor Jesus Cristo, devemos cumprir arduamente a tarefa de sermos Suas testemunhas.

3.3. Outros apóstolos.
O grande legado missionário na Igreja Primitiva nos foi transmitido por Pedro e Paulo. Outros discípulos também contribuíram muito, como: Barnabé, auxiliou Paulo quando os demais não acreditaram na conversão dele; João Marcos, sobrinho ou primo de Barnabé, autor do livro de Marcos; Lucas, companheiro de Paulo e autor dos livros de Lucas e Atos dos Apóstolos (At 1.1). Não podemos deixar de mencionar outros obreiros de destaque que auxiliaram a Paulo, como: Tito, que por um tempo foi deixado em Creta, e Timóteo, que foi designado para vários lugares.

O grande legado missionário foi transmitido para nós através do exemplo vivo de homens que entregaram suas vidas à causa do Mestre. Graças à sensibilidade desses homens ao Espírito Santo e a compaixão pelos perdidos É que o Evangelho atravessou séculos e chegou até nós (At 13.49, 52). Agora, precisamos ter um coração pronto para obedecer ao chamado de Deus: fazer Missões. Inicie fazendo o que está ao seu alcance. Apresente-se ao seu pastor local e coloque-se a disposição. Distribua folhetos evangelísticos, participe da comissão de visitas, busque informações missionárias, contribua, ore. Você testemunhará as maravilhas do Senhor!

Conclusão.
O legado missionário da Igreja Primitiva foi constituído de homens que receberam uma visão celestial. Homens simples, mas com um diferencial: a presença do Espírito Santo em suas vidas. Esse poder ainda está ao alcance de todos. É necessário crer e, assim, veremos a glória de Deus (At 2.39).


Questionário.
1. Qual é a missão da Igreja?
R: A pregação do Evangelho, fazendo discípulos de Jesus em todas as nações (Mt 28.18-20).




2. O que o Espírito Santo despertou nos discípulos?
R: O desejo de compartilhar o Evangelho (Jo 15.27).




3. Quem é a figura principal da obra de evangelização através da Igreja?
R: O Espírito Santo (At 8.29; 15.28; 16.16).




4. Quais são os dois missionários principais em Atos dos Apóstolos?
R: Pedro e Paulo (At 2.14-41).




5. Depois de Jesus, quem é considerado o maior missionário do Novo Testamento?
R: Paulo (1Co 11.1).




Imagem relacionada
Fonte: Revista de Escola Bíblica Dominical, Betel,

Nenhum comentário:

Postar um comentário