4 de novembro de 2017

Lição 07: Devemos Brilhar: Juniores de 9 e 10 anos










Revista do aluno


Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:

* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


 
Vídeos - aulas O endereço na descrição do vídeo.


 

Momento do louvor 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.



Cristina Mel & Os Vegetais Minha Pequena Luz





Acenda a Luz | DVD Vamos Compartilhar | Crianças Diante do Trono
     





MINHA PEQUENA LUZ EU VOU DEIXAR BRILHAR | Informações na Descrição do vídeo!






REBECA NEMER:SOU DIFERENTE





Cristina Mel - Brilhando (Lyric Vídeo)


*· Para o momento da oferta, uma criança colher a oferta de seus amiguinhos.
* Hora da oferta Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de musica para oferta.

Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros



Professora: Utilize uma vela ou uma lanterna.
Fale sobre a luz (vejam como a luz dessa vela brilha!), mas SEM ACENDÊ-LA.
As crianças vão falar que a vela não está acesa.
Acenda a vela e diga que a Bíblia nos diz que temos que deixar nossa luz brilhar. Para nossa luz brilhar, nós precisam estar conectados com Deus.
Devemos ser conectados à fonte do poder de Deus e precisamos preparar-nos para Jesus. Quando convidamos Jesus para entrar em nosso coração, estamos nos conectando com o poder de Deus.
Quando vamos à igreja, quando oramos, adoramos, louvamos e estudamos a Palavra nos ligamos a Jesus. Quando estamos conectados e ligados a Deus nossa luz brilha, nosso comportamento passa a refletir que temos Jesus em nossos corações!!!

Sem a luz nossa vida na terra seria impossível. Jesus é a verdadeira luz capaz de iluminar toda a humanidade. Nós temos a luz de Cristo e devemos refleti-la ao mundo. Devemos ser luz brilhando na escuridão.


 Memorizando: 


 BÍBLIA ONLINE

História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  Marcos 4. 21-23

21 E disse-lhes: Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? não vem antes para se colocar no velador?

22 Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto.

23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.




OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.

Recursos Visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.


Tipos de lâmpadas:
Lâmpada apagada = sem nenhuma luz
Lâmpada fraca = ilumina tão pouco que quase que nem é possível ver seu brilho
Lâmpada opaca = luz encoberta pela sujeira (pecado)
Lâmpada acesa = Forte e brilhante








Sugestões:
Desenhos e atividades: 
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.



•Atividade: 

Colorir o LUZITO e a VELITA – colar gliter na lâmpada e na chama da vela .








Hora de Louvar:
REBECA NEMER:SOU DIFERENTE





Cristina Mel - Brilhando (Lyric Vídeo)
*Uma sugestão para ser trabalhado com esse louvor: Enquanto as crianças ouvem a canção, entregue para elas um pedaço de papel cartão preto ou collor set preto e giz de cera branco ou até giz de lousa para que desenhem aquilo que estiverem ouvindo!!!


 SOMOS A LUZ DO MUNDO 
levar as crianças a entenderem que mesmo pequenas, em todos os lugares que elas estiverem elas vão: 
1. Ser luz, como Jesus Cristo. 
2. Fazer a diferença: na escola, em casa, no condomínio, com os amiguinhos..., na rua onde mora...
3. Aparecer, não se esconder para que todos possam ver! 
4. Não deixar a luz se apagar 

Como sugestão, vamos usar 2 personagens : 
O(A) LUZITO(A): 
Pode ser feminino ou masculino. Ou vc pode usar os dois, pode ser irmãos, pode ser gêmeos. Super fashion e descolado, gosta muito de dançar, principalmente o hap. Você pode fazer com EVA, pode fazer ampliado num papelão. Faça um bocal de madeira de modo que fique em cima de uma mesa...para que a luz possa acender. 

Ou ainda 2 pessoas pode ser os personagens...




O QUE EU SOU? 
SOU LUZ 
•TEXTO BASE: MATEUS 5:14-16 
•OBJETIVO: Mostrar a criança o que é LUZ , quais são as propriedades da luz. e o que é ser luz. Antes de ter a Lâmpada, o que as pessoas usavam. Fale sobre a invenção da lâmpada, quem foi que inventou... Mas a vela ainda é muito usada. Levar a criança que Jesus deu uma ordem pra todo mundo e também para as crianças: VOCÊS SÃO LUZ do mundo. Levar a criança a entender o que é ser LUZ comparando com a propriedades da LUZ.


 SUGESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA. 
Leve e apresente os personagens. 
Deixe a sala um pouco escura. Olhem só quem está aqui! 
Esse é o Luzito e a Velita. 
Vocês vão ter que responder 3 perguntas: 
1. O que eles são? 

2. Quem é o mais novo, e quem é o mais velho? 

3. O que eles fazem que é igual?

Se quiser divida em 2 equipes e de alguns minutos para responderem.... 
As respostas devem ser estas, ou próximas dessas. È uma Lâmpada e uma Vela. A vela é mais velha e os que eles fazem de igual é a LUZ
Muito bem, as repostas estão certíssimas! Como nós fazemos então, para que eles produzam luz? (ligue a lâmpada e acenda a vela). Ahhh... Agora sim!! Está tudo MAIS CLARO, porque eu tenho luz. O que é que a luz faz, então ? Dá claridade, fica tudo claro. Dá pra enxergar tudo. Quando a luz chega, o que vai embora? O escuro Onde deve ficar a luz? (Mostre que quanto mais pra cima ficar, mas vai iluminar o local. 

Jesus nos deu uma palavra para todas as pessoas e para todas as crianças também. Quem quer ouvir? 

Jesus disse: VOCÊS SÃO LUZ !! VOCÊS SÃO LUZ DO MUNDO !
- O quê? 
- Como é que eu vou ser luz? 
Vão me ligar na tomada ? Vão me acender? (rsrsrs...) Nãoooo.... Mas quando nós fazemos coisas boas, quando obedecemos, quando falamos a verdade , nós passamos a ser luz ! Porque a obediência é LUZ, a verdade é LUZ, Quando falamos a verdade, que é que vai embora? A MENTIRA Quando Obedecemos, o que vai embora? A DESOBEDIÊNCIA
E onde nós devemos ficar... num lugar pra ninguém ver? Não... todos vão ver quando vamos fazer coisas boas, em todos os lugares e daí todos vão conhecer Jesus!


•Versículo:

 ... vocês são luz do mundo ...(Mateus 5:14 )



Lembrancinha: 
Um cartão para cada criança com uma vela pequena dessa de aniversário que vêm várias numa caixinha. Presa numa fita adesiva. Escrita VOCÊ É A LUZ DO MUNDO


Lembrancinhas:


Utilize uma vela ou uma lanterna.
Fale sobre a luz. 
Vejam como a luz dessa vela brilha! Mas SEM ACENDÊ-LA. As crianças vão falar que a vela não está acesa. Acenda a vela e diga que a Bíblia nos diz que temos que deixar nossa luz brilhar. Para nossa luz brilhar, nós precisamos estar conectados a Deus. Devemos ser conectados à fonte do poder de Deus. Quando convidamos Jesus para entrar em nosso coração, estamos nos conectando com o poder de Deus e recebemos a sua luz. Quando estamos conectados e ligados a Deus nossa luz brilha, nós nos comportamos de maneira que refletimos que temos Jesus em nossos corações.


Introdução
A lição que estudaremos hoje se trata da parábola da Candeia, é uma das parábolas rápidas citadas pelo Senhor, contudo ela é de uma grande simbologia. É uma parábola relacionada ao reino de Deus, aonde tem por propósito mostrar que é impossível esconder o brilho da luz, esta mesma luz de Cristo, deve sempre estar resplandecendo em nossas vidas. Afim de iluminar a todos quanto andam em trevas.


I – A Luz
Jesus usou nesta parábola um pequeno utensílio doméstico rústico usado para iluminação, com pavio abastecido a óleo. – A candeia

A candeia era a lâmpada dos tempos de Jesus. Na parábola, ela significa a luz de Deus que brilha por meio de quem realmente teve uma experiência pessoal com Jesus, e frutificou no seu caminho. Sua vida vai manifestar um brilho especial que sinaliza ao mundo ter-se descoberto o caminho da paz, da alegria e da fé, que as pessoas tanto procuram.

O papel da Palavra de Deus no coração do homem é justamente este: o de tirá-lo da senda tenebrosa do ódio e da amargura, para colocá-lo nas veredas de luz, que só o amor divino pode oferecer. Uma vez que a pessoa teve essa experiência, e vai crescendo mais e mais no conhecimento do Evangelho, a luz de Cristo no seu interior, na mesma proporção, vai brilhando cada vez mais, iluminando o caminho para aqueles que ainda se encontram nas trevas (Jo 1.4, 5; I Jo 1.5-7).

Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. (Jo 1.4,5). Espiritualmente, milhões de pessoas vivem imersas em verdadeira escuridão espiritual. Por isso Jesus disse as palavras de João 8:12

“Eu sou a luz do mundo”. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.

a) Uma vida é tomada por trevas enquanto dominada pelo pecado. Infelizmente há muitos que preferem continuar nas trevas porque não querem abandonar o pecado! Isto é claro em Jo 3:19-21: Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus.

b) Quem vive em trevas está inserido no Reino das Trevas! Tal reino consiste numa região de morte, de dor... a Bíblia chama esta situação de “região da sombra da morte” Em Mt 4:16 lemos que Jesus é a Luz que veio nos livrar destas trevas terríveis! O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz

c) A Luz do Mundo, Jesus, transforma nossas vidas. Tal transformação começa com a entrega de nossas vidas ao Seu domínio e prossegue. Uma das principais mudanças é realçada por João em I João 2:9-11 (este é um bom momento para você ministrar sobre perdão!). Quando a Luz do Mundo invade nossas vidas, ela passa a ser refletida através de nós (leia Mt 5:14,15).
( fonte: Pastor Paulo Petrizi)



II – Onde você deve brilhar?
O texto diz que a candeia não vem para ser deixada em um lugar qualquer da casa, e sim no velador, para iluminar a todos. Ela sempre se posicionava de forma estratégica para iluminar eficazmente a toda a casa. Ficava em lugares altos e não ocultos.
Jesus está dizendo que, aquele que teve uma experiência genuína com o Pai, também será por Ele posicionado em lugares estratégicos.
A pessoa que está crescendo em maturidade por causa da semente plantada no coração, será uma abençoadora de vidas.
Ela terá condições de beneficiar um número maior de pessoas, iluminado-as com a luz do Evangelho que emana do seu interior.
Quem nos posiciona em lugares altos é o próprio Senhor, que conhece o nosso coração e sabe que ele tem frutificado. O Seu desejo é de salvar o mundo perdido, e o fará por meio daqueles que forem fiéis na administração da semente bendita plantada no interior. Aquele que é fiel no pouco, sobre o muito será colocado (Mt 25.23).
Desta forma nossa luz deve brilhar em todos os lugares, na escola, entre nossos amigos, no trabalho, na igreja, na rua aonde moramos.


III – Nada ficará escondido
Jesus disse que nada está encoberto, senão para vir à luz. Assim como uma semente permanece oculta por um certo tempo, após ter sido semeada na terra, permanece encoberta a Palavra plantada no coração. Como a semente que vem para fora no seu devido tempo, por causa do crescimento, assim acontece com a semente divina, quando começa a revelar-se ao mundo por meio do amadurecimento cristão.
Aquele que a tem recebido em seu coração, pela fé, mais cedo ou mais tarde, terá a alegria de ver sua manifestação aos homens, por meio de um fruto, por ela gerado na unção do Espírito Santo (Gl 5.22-23).
Para que a luz venha a manifestar-se, é necessário que a pessoa, canal da luz, seja uma boa ouvinte da Palavra (Dt 8.3 b).
O solo que frutificou na parábola do semeador representa a pessoa que, antes de tudo, ouviu a Palavra e a recebeu, para depois poder frutificar. Antes da frutificação vem o receber, e antes do receber, o ouvir.
Como temos ouvido a Mensagem Divina? Não falamos do ouvir com os ouvidos naturais, e sim com os do coração. Todos os resultados esperados no amanhã dependem como atentamos, de forma sensível e receptiva, ao que Deus está falando hoje.

Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo. 
Agradeça a Deus com as crianças porque Jesus morreu por nossos pecados, mas ressuscitou dos mortos. Jesus está vivo. E pode dar vida eterna para todos os que creem Nele.


 Lanche: sirva um lanche gostoso.


Oração: 
Querido Deus, te peço perdão pelos meus pecados, e que o Senhor me ajude a não me afastar de Ti. Em Nome de Jesus, amém.


Professor, faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.




Conclusão
O apóstolo Paulo ensinou em Colossenses 1:13 que Jesus nos resgatou do império das trevas!
E que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado.
E este Reino é o reino da luz.




Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.


Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.




Fontes consultadas:
Revista Cpad - Juniores
http://trabalhinhos.blogspot.com.br
http://fabianapinho.blogspot.com.br/2011/06/sal-da-terra-e-luz-do-mundo-domkids.html
http://blogtiale.blogspot.com.br
Pequeninos de jesus blogspot.com
http://assumindoopoderdedeus.blogspot.com.br/2013/08/licao-de-vida-nao-deixar-o-odio-entrar.html
http://escola-dominical-infantil.blogspot.com.br/2012/07/sal-da-terra-e-luz-do-mundo.html
http://www.escoladominical.net/
Renascer KIDS
Ministério Infantíl
EVANGELISMO INFANTIL
Ensino infantil num clique
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000



 Escola Bíblica Infantil






Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.


Com Jesus eu pulo de Alegria!! 

Colossenses 3.23

Leia a Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário