3 de dezembro de 2017

LIVRO DO PROFETA AGEU

Ageu, cujo nome significa “festivo” ou “festival”, aparece rapidamente em Judá para cumprir uma missão específica. Seus sermões, cuidadosamente datados, concentram nossa atenção num período de quatro meses. O profeta não faz comentário algum sobre idolatria, injustiça e violência. Em vez disso, simplesmente trata de instigar o povo de Judá a colocar Deus em primeiro lugar, e a demonstrar seu compromisso com o término da construção do Templo.  Ageu é mencionado por Esdras (5.1; 6.14) e Zacarias (8.9), mas sua pessoa é pouco conhecida.

Autoria: Ageu (1.1)   
                                                              
Data: 520 a.C. 

TemaReedificação do Templo.

Contexto Histórico
Ageu é a primeira voz a fazer-se ouvir após o exílio. Mas não foi a única, pois Zacarias e Malaquias também profetizaram depois dele. Ageu é mencionado nominalmente duas vezes em Esdras (5.1; 6.14), e nove neste livro. É chamado “o profeta” (1.1; 2.1,10; Ed 6.14) e “embaixador do Senhor” (1.13). Pode ter sido um daqueles poucos exilados que, ao voltarem para repovoar Jerusalém, ainda se lembravam do templo de Salomão antes que fosse destruído pelos exércitos de Nabucodonosor em 586 a.C. (2.3). Sendo assim, Ageu devia ter entre setenta e oitenta anos de idade ao profetizar. O livro tem uma data exata para sua composição: o segundo ano do rei Dario da Pérsia (520 a.C.; 1.1).
O contexto histórico do livro é importante para compreendermos sua mensagem. Em 538 a.C., Ciro, rei da Pérsia, promulgara um decreto, permitindo aos judeus exilados voltarem à pátria para reconstruir Jerusalém e o templo, cumprindo, assim, as profecias de Isaías e Jeremias (Is 45.1-3; Jr 25.11,12; 29.10-14), e a intercessão de Daniel (Dn 9). O primeiro grupo de judeus a voltar para Jerusalém, havia deitado os alicerces do novo templo em 536 a.C., em meio a muita emoção e expectativa (Ed 3.8-10). No entanto, os samaritanos e outros vizinhos opuseram-se fisicamente ao empreendimento, desanimando os trabalhadores de tal maneira, que a obra acabou por ser interrompida em 534 a.C.. A letargia espiritual generalizou-se, induzindo o povo a voltar à reconstrução de suas próprias casas. Em 520 a.C., Ageu, acompanhado por um profeta mais jovem — Zacarias (ver a introdução de Zacarias), conclama Zorobabel e o povo a retomar a construção da casa de Deus. Quatro anos mais tarde, o templo foi completado e dedicado ao Senhor (cf. Ed 4—6).

Mensagem:
Esse livro é uma coleção de quatro breves mensagens escritas entre os meses de agosto a dezembro. Cada mensagem tem uma data específica (tabela abaixo). Essas datas, e não alguns lugares e personagens, é que predominam. O livro tem um propósito central. Ageu está decidido a persuadir o povo a reconstruir o tempo. Ele exortou Zorobabel (o governador) e a Josué (sumo sacerdote) a mobilizarem o povo para esta tarefa.
Referência
Data
Mês
Ano
Data Equivalente
Ag 1.1
sexto
Segundo de Dario
21 set 520 a.C.
Ag 2.1
21º
sétimo
Segundo de Dario
17 out 520 a.C.
Ag 2.10,20
24º
nono
Segundo de Dario
18 dez 520 a.C.
        Obs: A última data citada do quadro refere-se a duas mensagens, como se vê nos versículos 10 e 20. Uma dirigida aos Sacerdotes e a outra ao Governador.             
        
Conteúdo:
O livro de Ageu trata de três problemas comuns a todos os povos em todos os tempos oferecendo soluções inspiradoras. O primeiro problema: Desinteresse (1.1-15) Para despertá-los da sua atitude de indiferença, Deus fala duas vezes ao povo. Primeiro, eles precisam perceber que são infrutíferos (1.5-6), porque eles tinham abandonado a Casa de Deus e ido para sua própria casa (1.7-9). Todo esforço deles para construir seu próprio reino nunca produzirá resultados permanentes. Após ver seu problema, o povo, então, precisa entender que Deus irá aceitar o que eles fazem a fim de que Deus seja glorificado, se eles entregarem a ele o que eles têm (1.8). O Segundo problema:Desencorajamento (2.1-9) Ageu leva uma mensagem destinada a tratar decisivamente do desencorajamento. A solução tem duas partes: uma trata do problema urgente; a outra trata de uma solução a longo alcance. Por hora, basta ao povo esforçar-se e trabalhar (2.4). A outra chave para combater o mal é para os construtores saberem que eles estão construindo para o dia em que Deus encher essa Casa com a glória que será maior do que a Glória do templo de Salomão (2.9).
O terceiro problemas: Insatisfação (2.10-23) Agora que o povo está trabalhando, eles esperam uma inversão imediata de todos os seus anos de inatividade. Então o profeta vai com uma pergunta aos sacerdotes (2.12-13) acerca das coisas limpas e imundas e da influência deles sobre a outra. A resposta dos sacerdotes é que a imundície é infecciosa, enquanto a santidade não é. A aplicação é obvia: Não espere que o trabalho de três meses desfaça a negligência de dezesseis anos. A próxima palavra do Senhor ao povo é uma surpresa: “Mas desde este dia vos abençoarei” (2.19). O povo precisava entender que as bênçãos de Deus não podem ser ganhas como pagamento, mas vão como dádivas graciosas de um Deus doador. Deus escolheu Zorobabel para ser um anel de sela (2.23), isto é, para representar a natureza do servo a ser cumprida, finalmente, no mais importante Filho de Zorobabel, Jesus. Notar o nome de Zorobabel em ambas as listas genealógicas dos Evangelhos (Mt 1; Lc 3), indicando que a benção final, a maior delas, é uma Pessoa, seu Filho Jesus Cristo.  


Propósito
Durante um período de quatro meses, em 520 a.C., Ageu entregou quatro concisas mensagens registradas neste livro (ver o esboço). As mensagens tinham duplo propósito: (1) exortar Zorobabel (o governador) e Josué (o sumo sacerdote) a mobilizarem o povo para a reedificação do templo; e (2) motivar o povo a reordenar suas vidas e prioridades para que a obra da Casa de Deus fosse recomeçada com as bênçãos divinas.

Esboço:

Geral de Ageu

I. A primeira mensagem do Senhor: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos 1.1-15
Considerai o que tendes feito: negligenciastes a Casa de Deus 1.1-6
Considerai o que devíeis fazer: edificar a Casa de Deus 1.7-11
Os resultados de considerar vossos caminhos 1.12-15
 


II. A segunda mensagem do Senhor: Esforçai-vos e trabalhai 2.1-9
A comparação do novo Templo com o templo de Salomão 2.1-3
Chamado para esforçar 2.4-5
A glória vindoura do novo templo 2.6-9
 


III. A terceira mensagem do Senhor: Eu vos abençoarei 2.10-23
Um pergunta aos sacerdotes 2.10-19
Uma promessa para Zorobabel 2.20-23
 


Fonte: Bíblia Plenitude

Referências:
Ø  RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. CPAD.
Ø  GILBERTO, Antônio. A Bíblia Através dos séculos. CPAD.
Ø  Bíblia de Estudo Plenitude.
Fonte: Amigo da EBD: LIVRO DO PROFETA AGEU

Um comentário:

  1. muito interessante. Parabéns! Nos traz o contexto histórico e muitas outras informações....

    ResponderExcluir