14 de março de 2018

Subsidio: Lição 11: A amiga que deu uma grande notícia: Maria Madalena - Juniores de 9 e 10 anos


Sugestões para o Desenvolvimento da Lição:



Brincadeira com as crianças.
Quando disser: Jesus está vivo ! A criança deve pular e se mexer. E quando disser Jesus está morto ficar em estátua. Até a primeira criança se mexer. Fazer várias vezes gastar a energia delas.


Título da Lição:


-Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam conscientizar-se de que Jesus ressuscitou trazendo grande alegria a todos.



Para memorizar:



Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.



Pré - aula:





 Momento do louvor:


Cante:





  
Historia bíblica: 
João 20.1-18.
1 Domingo bem cedo, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi até o túmulo e viu que a pedra que tapava a entrada tinha sido tirada.
2 Então foi correndo até o lugar onde estavam Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse: – Tiraram o Senhor Jesus do túmulo, e não sabemos onde o puseram!
3 Então Pedro e o outro discípulo foram até o túmulo.
4 Os dois saíram correndo juntos, mas o outro correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro.
5 Ele se abaixou para olhar lá dentro e viu os lençóis de linho; porém não entrou no túmulo.
6 Mas Pedro, que chegou logo depois, entrou. Ele também viu os lençóis colocados ali
7 e a faixa que tinham posto em volta da cabeça de Jesus. A faixa não estava junto com os lençóis, mas estava enrolada ali ao lado.
8 Aí o outro discípulo, que havia chegado primeiro, também entrou no túmulo. Ele viu e creu.
9 (Eles ainda não tinham entendido as Escrituras Sagradas, que dizem que era preciso que Jesus ressuscitasse.)
10 E os dois voltaram para casa.
11 Maria Madalena tinha ficado perto da entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, ela se abaixou, olhou para dentro
12 e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus. Um estava na cabeceira, e o outro, nos pés.
13 Os anjos perguntaram: – Mulher, por que você está chorando? Ela respondeu: – Levaram embora o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram!
14 Depois de dizer isso, ela virou para trás e viu Jesus ali de pé, mas não o reconheceu.
15 Então Jesus perguntou: – Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando? Ela pensou que ele era o jardineiro e por isso respondeu: – Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo.
16 – Maria! – disse Jesus. Ela virou e respondeu em hebraico: – “Rabôni!” (Esta palavra quer dizer “Mestre”.)
17 Jesus disse: – Não me segure, pois ainda não subi para o meu Pai. Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles.
18 Então Maria Madalena foi e disse aos discípulos de Jesus: – Eu vi o Senhor! E contou o que Jesus lhe tinha dito.


 

através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE

Maria Madalena
A reação de Maria Madalena diante da crucifixão de Jesus talvez tenha sido a mais comovente de todas. Ao lermos o relato bíblico, podemos visualizar sua face entristecida, a pele marcada pelas lágrimas e ouvir os soluços do choro angustiante.

Ao descrever a ressurreição de Cristo, os Evangelhos apresentam uma face muito humana, a face de Maria Madalena.

Maria Madalena amava muito a Jesus, e por uma boa razão. Marcos 16.9 diz que Jesus expulsou de seu corpo sete demônios. Sem dúvida, esse já é um grande motivo para deixar alguém feliz e grato; mas, além disso, Maria também foi uma prostituta.

Maria externou sua gratidão pelo que Jesus fez em sua vida alguns dias antes de Sua morte. Foi ela quem lavou os pés do Mestre com lágrimas, secou-os com os cabelos e ungiu o Salvador com o perfume mais precioso que havia na época, deixando horrorizados, na ocasião, todos os presentes na casa de Simão (Lucas 7).

Muito lhe havia sido perdoado, por isso amava tanto.


O profundo amor que Maria sentia pelo Salvador fez com que recebesse a maior revelação de todos os tempos. Ela foi a primeira pessoa a ver Jesus após Sua ressurreição. Jesus conversou com ela e a confortou antes de aparecer para qualquer outro ser humano.

Além disso, contrariando a cultura patriarcal, Jesus escolheu revelar Seu estado glorificado a uma mulher. Cristo quebrou muitos tabus sociais de Sua época.

Conclusão
Enfatize aos pequenos que esta lição nos ensina que Deus vê nosso sofrimento e nos oferece a esperança que pode ser encontrada apenas em Seu Filho, Jesus Cristo.



 VISUAIS:






Maria estava indo para a tumba com algumas amigas.


Elas viram o anjo, e ele falou: “Não tenham medo, Jesus não está mais aqui na tumba, Ele ressuscitou!” “Vão e digam a Pedro e aos outros discípulos que Jesus está vivo”.

Ainda no caminho, as mulheres viram Jesus. Elas caíram ajoelhadas e o adoraram.
Jesus sorriu e disse: “Vão e digam aos outros que Eu os verei na Galiléia”.
Então, elas correram para contar aos discípulos.

Imaginem que notícia surpreendente e maravilhosa: “Jesus está vivo! Jesus venceu a morte!” Jesus disse que apareceria para os discípulos para que cressem que estava vivo.

Você crê que Jesus morreu na cruz para perdoar os seus pecados para que você pudesse viver mais perto de Deus? Deus não pode viver perto do pecado porque é santo, perfeito. Mas Deus nos ama tanto que enviou seu filho Jesus para morrer por nós, perdoar nossos pecados e nos dar vida feliz perto de Deus.
Jesus está vivo! Ele está no céu preparando uma linda morada para nós.





 ATIVIDADES :
Desenhos para colorir evangelicos


  Revista do aluno:
Atividades


  Lembrancinhas:



  Dinâmica: “As Folhas da vida" 


Objetivo: Refletir sobre a impulsividade ao falar! 
Material: folhas de papel A4 e bastante giz de cera que dê para todos usarem.
Procedimento:
Peça para que sentem em forma de círculo, dê uma folha de papel a cada participante e ponha bastante giz de cera para que eles possam usar, depois de entregar as folhas a cada um deles, peça duas coisas:
1º) que peguem giz de cera da cor que desejarem e risquem ou escrevam o que quiserem na folha, eles terão 20 segundos para fazer isso, após passar esse tempo;
2º) peça para que amassem bastante a folha.
Depois que todos amassarem bem cada um a sua folha, diga-lhes que agora devem desamassar a folha e limpar tudo que riscaram ou escreveram, deixando a folha igual como era antes. Observe a reação deles nessa hora!

Discussão:
Eles dirão com certeza que isso não será possível e que ninguém irá conseguir deixar a folha como era antes, interaja com eles ouvindo suas argumentações e pergunte por que não será possível deixar a folha como era antes... Então explique a eles que a folha que receberam representa as nossas palavras, e basta que uma vez elas sejam ditas e, dependendo do que dissermos, não podem mais serem consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar e pensar bem naquilo que vamos dizer ao outro (a) para que não venhamos a machucar o próximo, pois uma vez aberta uma ferida será difícil cicatrizá-la.
- Pergunta: se vocês soubessem que essas folhas representariam nossas palavras aos outros, vocês teriam mais cuidado e não amassariam ou selecionariam melhor o que escreveram ou riscaram?





Lanche- sirva um lanche nutritivo e gostoso. Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


- Para concluir

 

Oração: faça um pequeno apelo para que as crianças decidam viver ao lado de Deus. Ore com elas agradecendo o amor de Deus por nós.




♥  Lição 11: A amiga que deu uma grande notícia:
♥   Subsidio: Lição 11: A amiga que deu uma grande notícia
♥  Pré - aula: Lição 11: A amiga que deu uma grande notícia



Revista Juniores de 9 e 10 anos: 1° Trimestre 2018 - Tema: Os Amigos de Jesus

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Fontes consultadas:
Atividades extraídos do site escoladominical.net
blogtiale.blogspot.com/
tiasdaescolinha.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
escoladominicalinfantil.blogspot.
(Fonte: Editora Cristã Evangélica) - Quando as famílias aparecem (11)
Trabalhinhos Blog |
Classe de juniores ebd
Ensino infantil num clique
blogtialaila
Pequeninosdejesusblogspot.com
Portal Escola Dominical
Bíblia infantil
Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD


JESUS FAZ A VIDA MELHOR

Deixe ele conduzir sua vida

Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos.
adaliahelena.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário