2 de agosto de 2017

Noticia: Acesso a alimentos em Raqqa chega a um ponto crítico, afirmam organizações humanitárias

E haverá fomes: Mateus 24:7
O acesso a alimentos em Raqqa, reduto do grupo extremista Estado Islâmico (EI) na Síria, chegou a um "ponto crítico" e os civis só podem contar com suas reservas, alertou nesta segunda-feira (31) uma ONG.
Raqqa, no norte da Síria, vive há dois meses violentos combates entre os extremistas do EI e os combatentes curdos e árabes apoiados pelos Estados Unidos.

Segundo a REACH, uma rede de organizações humanitárias que operam ao redor da cidade, a situação dos civis é dramática.

"A maioria das informações indica que os habitantes só podem contar com seus próprios estoques de alimentos", aponta a REACH. "Os mercados e as lojas estão fechadas", acrescentou.

Em toda a cidade é difícil encontrar pão. Há algumas semanas, o alimento podia ser encontrados em 15 dos 24 distritos da cidade, de acordo com a mesma fonte.

O preço dos produtos disparou, obrigando os moradores a comer menos.

O grupo de ativistas Raqqa is Being Slaughtered Silently (Raqqa está sendo massacrada em silêncio, em tradução livre), que publica regularmente informações da cidade, ressaltou os muitos problemas para introduzir alimentos.

"As padarias estão fechadas porque não há mais combustível e farinha, e os proprietários fugiram", indicou recentemente declarou à AFP um membro desse grupo, Husam Issa.

Entre 20.000 e 50.000 civis ainda estariam em Raqa segundo a ONU.

A ONG assegura que apenas uma ala do hospital de Raqqa ainda funciona e apenas para primeiros socorros.

De acordo com Médicos Sem Fronteiras (MSF), os civis feridos praticamente não têm acesso a cuidados médicos.

As Forças Democráticas Sírias (FDS), uma aliança curdo-árabe apoiada pelos Estados Unidos, conseguiram tomar metade de Raqqa, menos de dois meses depois de entrar na cidade.
Fonte: AFP

Mais noticias


Clique nos links abaixo

Facebook Compartillhar.
Arqueologia Bíblica
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário