2 de janeiro de 2018

Noticia: Israel dará nome de ‘Trump’ à estação perto do Muro das Lamentações

Muro das Lamentações. Em dezembro, Trump reconheceu Jerusalém como capital de Israel
Israel dará o nome de Donald Trump à estação de trem que será construída perto do Muro das Lamentações, importante lugar do judaísmo situado na Cidade Antiga de Jerusalém Oriental anexada. O anúncio foi feito pelo ministro israelense dos Transportes, Israel Katz.

Na terça-feira (26), o ministro decidiu adotar as recomendações de um comitê, que sugere estender até o bairro judeu na Cidade Antiga a futura linha de alta velocidade entre Tel-Aviv e Jerusalém, além de estabelecer uma estação a algumas dezenas de metros do Muro das Lamentações, de acordo com um comunicado oficial divulgado nesta quarta.

Essa parada se chamará “Donald John Trump”, decidiu o ministro, “em razão de sua decisão histórica e corajosa de reconhecer Jerusalém como a capital do Estado de Israel e de sua contribuição ao reforço do status de Jerusalém como capital do povo judeu e do Estado de Israel”.

Em 6 de dezembro, Trump rompeu, de forma unilateral, uma política externa há décadas estabelecida nos EUA e na comunidade internacional, ao reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

A decisão foi condenada pela comunidade internacional e deflagrou episódios de violência que levaram à morte de 12 palestinos nos Territórios. Já a classe política comemorou o “histórico” anúncio.

Os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental, anexada e ocupada por Israel, como a capital de seu próprio Estado, enquanto Israel proclama Jerusalém como sua capital “indivisível”. Para a ONU, o status de Jerusalém – uma das questões mais espinhosas do conflito – deve ser acertado por uma negociação entre israelenses e palestinos.

O Muro das Lamentações fica no bairro judeu da Cidade Velha, no plano inferior da Esplanada das Mesquitas. A Esplanada é o terceiro lugar santo do Islã e o local mais sagrado para os judeus, que o reverenciam sob o nome de Monte do Templo.

Com 56 quilômetros de extensão, a nova linha de trem deve ligar as duas principais cidades do país em 2018, cobrindo o trajeto em menos de meia hora.

O custo dessa linha, que atenderá a cidade de Modiin e o aeroporto Ben Gourion, é estimado em 7 bilhões de shekels (1,69 bilhão de euros), segundo o Ministério.
Fonte: G1

Mais noticias
Arqueologia Bíblica
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário