14 de março de 2018

Lição 11: A amiga que deu uma grande notícia: Maria Madalena - Juniores de 9 e 10 anos










Revista do aluno:

  
INICIANDO A SUA AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:





Momento do louvor
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


Crianças Diante do Trono Sim! Sim! Não, Não! DVD Quem é Jesus





A alegria está no coração - David 





Aquele que está feliz - Lyrics Video





Celebrai a Cristo


É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam conscientizar-se de que Jesus ressuscitou trazendo grande alegria a todos.

Memorizando

  
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 
João 20.1-18.
1 Domingo bem cedo, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi até o túmulo e viu que a pedra que tapava a entrada tinha sido tirada.
2 Então foi correndo até o lugar onde estavam Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse: – Tiraram o Senhor Jesus do túmulo, e não sabemos onde o puseram!
3 Então Pedro e o outro discípulo foram até o túmulo.
4 Os dois saíram correndo juntos, mas o outro correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro.
5 Ele se abaixou para olhar lá dentro e viu os lençóis de linho; porém não entrou no túmulo.
6 Mas Pedro, que chegou logo depois, entrou. Ele também viu os lençóis colocados ali
7 e a faixa que tinham posto em volta da cabeça de Jesus. A faixa não estava junto com os lençóis, mas estava enrolada ali ao lado.
8 Aí o outro discípulo, que havia chegado primeiro, também entrou no túmulo. Ele viu e creu.
9 (Eles ainda não tinham entendido as Escrituras Sagradas, que dizem que era preciso que Jesus ressuscitasse.)
10 E os dois voltaram para casa.
11 Maria Madalena tinha ficado perto da entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, ela se abaixou, olhou para dentro
12 e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus. Um estava na cabeceira, e o outro, nos pés.
13 Os anjos perguntaram: – Mulher, por que você está chorando? Ela respondeu: – Levaram embora o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram!
14 Depois de dizer isso, ela virou para trás e viu Jesus ali de pé, mas não o reconheceu.
15 Então Jesus perguntou: – Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando? Ela pensou que ele era o jardineiro e por isso respondeu: – Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo.
16 – Maria! – disse Jesus. Ela virou e respondeu em hebraico: – “Rabôni!” (Esta palavra quer dizer “Mestre”.)
17 Jesus disse: – Não me segure, pois ainda não subi para o meu Pai. Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles.
18 Então Maria Madalena foi e disse aos discípulos de Jesus: – Eu vi o Senhor! E contou o que Jesus lhe tinha dito.

 Bíblia online
 Bíblia Sagrada Online versão NVI

Maria Madalena
A reação de Maria Madalena diante da crucifixão de Jesus talvez tenha sido a mais comovente de todas. Ao lermos o relato bíblico, podemos visualizar sua face entristecida, a pele marcada pelas lágrimas e ouvir os soluços do choro angustiante.

Ao descrever a ressurreição de Cristo, os Evangelhos apresentam uma face muito humana, a face de Maria Madalena.

Maria Madalena amava muito a Jesus, e por uma boa razão. Marcos 16.9 diz que Jesus expulsou de seu corpo sete demônios. Sem dúvida, esse já é um grande motivo para deixar alguém feliz e grato; mas, além disso, Maria também foi uma prostituta.

Maria externou sua gratidão pelo que Jesus fez em sua vida alguns dias antes de Sua morte. Foi ela quem lavou os pés do Mestre com lágrimas, secou-os com os cabelos e ungiu o Salvador com o perfume mais precioso que havia na época, deixando horrorizados, na ocasião, todos os presentes na casa de Simão (Lucas 7).

Muito lhe havia sido perdoado, por isso amava tanto.


O profundo amor que Maria sentia pelo Salvador fez com que recebesse a maior revelação de todos os tempos. Ela foi a primeira pessoa a ver Jesus após Sua ressurreição. Jesus conversou com ela e a confortou antes de aparecer para qualquer outro ser humano.

Além disso, contrariando a cultura patriarcal, Jesus escolheu revelar Seu estado glorificado a uma mulher. Cristo quebrou muitos tabus sociais de Sua época.

Conclusão
Enfatize aos pequenos que esta lição nos ensina que Deus vê nosso sofrimento e nos oferece a esperança que pode ser encontrada apenas em Seu Filho, Jesus Cristo.


Sugestões:
Recursos Visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.



Maria estava indo para a tumba com algumas amigas.

Elas viram o anjo, e ele falou: “Não tenham medo, Jesus não está mais aqui na tumba, Ele ressuscitou!” “Vão e digam a Pedro e aos outros discípulos que Jesus está vivo”.
Ainda no caminho, as mulheres viram Jesus. Elas caíram ajoelhadas e o adoraram.
Jesus sorriu e disse: “Vão e digam aos outros que Eu os verei na Galiléia”.
Então, elas correram para contar aos discípulos.

Imaginem que notícia surpreendente e maravilhosa: “Jesus está vivo! Jesus venceu a morte!” Jesus disse que apareceria para os discípulos para que cressem que estava vivo.

Você crê que Jesus morreu na cruz para perdoar os seus pecados para que você pudesse viver mais perto de Deus? Deus não pode viver perto do pecado porque é santo, perfeito. Mas Deus nos ama tanto que enviou seu filho Jesus para morrer por nós, perdoar nossos pecados e nos dar vida feliz perto de Deus.
Jesus está vivo! Ele está no céu preparando uma linda morada para nós.





Atividades
Desenhos para colorir evangelicos



  


 
OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história melhor.
Dinâmica: As Folhas da vida 
Objetivo: Refletir sobre a impulsividade ao falar! 
Material: folhas de papel A4 e bastante giz de cera que dê para todos usarem.
Procedimento: 
Peça para que sentem em forma de círculo, dê uma folha de papel a cada participante e ponha bastante giz de cera para que eles possam usar, depois de entregar as folhas a cada um deles, peça duas coisas:
1º) que peguem giz de cera da cor que desejarem e risquem ou escrevam o que quiserem na folha, eles terão 20 segundos para fazer isso, após passar esse tempo;
2º) peça para que amassem bastante a folha.
Depois que todos amassarem bem cada um a sua folha, diga-lhes que agora devem desamassar a folha e limpar tudo que riscaram ou escreveram, deixando a folha igual como era antes. Observe a reação deles nessa hora!
Discussão:
Eles dirão com certeza que isso não será possível e que ninguém irá conseguir deixar a folha como era antes, interaja com eles ouvindo suas argumentações e pergunte por que não será possível deixar a folha como era antes... Então explique a eles que a folha que receberam representa as nossas palavras, e basta que uma vez elas sejam ditas e, dependendo do que dissermos, não podem mais serem consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar e pensar bem naquilo que vamos dizer ao outro (a) para que não venhamos a machucar o próximo, pois uma vez aberta uma ferida será difícil cicatrizá-la.
- Pergunta: se vocês soubessem que essas folhas representariam nossas palavras aos outros, vocês teriam mais cuidado e não amassariam ou selecionariam melhor o que escreveram ou riscaram?







 Brincadeira:
Tomé, onde está a sua fé?
Na brincadeira 'Tomé, onde está a sua fé?' Teremos os personagens: Jesus, Tomé e os discípulos.
Esta é uma brincadeira para ilustrar a mensagem de fé transmitida na passagem bíblica de Tomé. E reforçar que Jesus está vivo entre nós.
Material: Tiras de papel e caneta.
Escreva sobre um papel 'Jesus', sobre outro 'Tomé' e tantos 'Discípulos' quantos necessários para completar o número de crianças. Dobre os papéis e sorteie.

As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, então a criança que é discípulo diz: Jesus está vivo entre nós !
'Tomé não acredita que Jesus está presente no meio dos discípulos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus.
Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo: 

- Mestre, é você mesmo?
Se a criança “Tomé” errou, então a criança “Jesus” se manifesta e diz: Tomé, onde está a tua fé?
Inicia-se a brincadeira novamente!



Lembrancinhas:

Ideia para o ensino:
Jesus morreu, ressuscitou e está vivo!
Você vai precisar de: 

Copinho descartável azul Barbante E.V.A ou papel cartão branco Um pedaço de papel vermelho Canetinhas

Faça um furo no copinho e passe por ele um pedaço de barbante. Na ponta de cima cole uma Nuvem com a frase 'Jesus Vive' Na outra ponta, um recorte representando Jesus, use um pedaço de papel vermelho para fazer a roupa. Recorte nuvens e cole no copinho. Está pronto!!! Quando você estiver contando sobre a Ressurreição de Jesus é só puxar a Nuvem com a frase e Jesus será levado para o Céu!!! E tem mais: Se quiser falar sobre a volta de Jesus, basta puxar o bonequinho e citar os versículos: Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. Mateus 24:27 e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. 



 Oração: 
Querido Jesus, nós te amamos. Ajude-nos a manter nosso foco no Senhor a cada dia. 

Amém.



Alcançando crianças para Jesus

Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


 
Sirva um lanche nutritivo e gostoso. Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.



Ore com as crianças.


Conclusão


Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.



A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Créditos
Revista Cpad - Juniores
sementinhakids.com)
www.ebdanimada.com.br
recursosdeevangelismo.blogspot.com
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com
https://blogtiale.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
pequeninosdejesusblogspot.com
blogtialaila
http://apascentarospequeninos.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
Escola Dominical Infantil
semeandoasalvacao.blogspot.com
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
escoladominicalinfantil.blogspot.
Classe de juniores bd
Ensinoinfantilnum clique.blogspot.com
Blog Trabalhinhos.
blogdaebi.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
www.escoladominical.net
espaço ministério infantil
Adaliahelena.blogspot.com

Alegria em ensinar educação ".
www.escolinhadagraca.blogspot.com
cathiarts.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista juniores Cpad
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Orai em todo tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário