5 de março de 2018

Noticia: Surto de sarampo na Venezuela preocupa autoridades de saúde no Brasil

E pestes...Mateus 24:7
O vírus está em circulação há mais de seis meses na Venezuela, o que coloca em situação de alto risco todas as regiões vizinhas
Autoridades de saúde brasileira reforçam a vacinação contra o sarampo no norte do país após a confirmação de um surto da doença na Venezuela.

Diante do registro de 857 casos suspeitos de sarampo no estado de Bolivar, na Venezuela, e outros 465 confirmados, o Ministério da Saúdo do Brasil emitiu alertas para Manaus e Boa Vista (Roraima) para que intensifiquem as ações de imunização e prevenção.

Autoridades brasileiras reforçam que pessoas que viajarem para Venezuela fiquem atentas a essa questão e observem possíveis reações no organismo.

Em Manaus, o Ministério da Saúde afirmou que até o momento não há transmissão de sarampo no Brasil e assim o país permanece com certificado de eliminação da doença.

Pelo menos 40 mil migrantes estão morando em Roraima. Só em Janeiro 12 mil atravessaram a fronteira.

A preocupação das autoridades é que com o atual aumento do fluxo migratório um surto da doença possa voltar a ocorrer em território brasileiro. O vírus está em circulação há mais de seis meses na Venezuela, o que coloca em situação de alto risco todas as regiões vizinhas, afirma reportagem da Rádio EBC.

Nos últimos sete anos, toda a Região Norte registrou quatro casos de sarampo, três no Pará em 2010 e um em Roraima no ano de 2015. A vacinação é a melhor forma de evitar a doença. A tríplice viral, que combate sarampo, caxumba e rubéola está disponível no SUS. A vacina é aplicada em crianças de 12 meses e a segunda dose aos quatro anos.
Fonte: BandNews FM e Rádio EBC


Mais noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário