18 de janeiro de 2016

Missão e Visão: Etapa II

A Bíblia pode ser acessada online 
através deste site.Almeida Revista e Atualizada

--Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil.  através deste site





CONSOLIDAÇÃO OU ETAPA ANANIAS

Tutoriamento


Uma estória:
Imagine que uma mulher grávida de 9 meses andando na rua, de repente ela pára em uma pracinha, debaixo de uma árvore, e ali mesmo dá à luz uma linda criança. Embora seja uma linda criança, a mulher olha um tempo prolongado para ela, embrulha-a em um pano, olha outra vez, e deixa-a na grama, debaixo da árvore. Abandonada à própria sorte, sujeita à chuvas, aos cães que circulam aquela redondeza, ratos noturnos, e frio. U uma hora depois, o choro da criança atrai uma pessoa que passa pela praça, essa pessoa aproxima-se olha o embrulho e afasta-se balançando a cabeça como que reprovando a mãe que fez aquilo.

Mas a estória ainda não terminou, vai anoitecendo, e a praça começa a ficar vazia, e ninguém mais se aproxima, e a criança aumenta o choro e passa a gritar convulsivamente, cada vez mais, até começar a se cansar de tanto chorar, e sem ser alimentada, entra em um estado de prostração e alucinação.

A morte começa a se aproximar, ou pela exaustão e prostração ou pela proximidade das feras e animais noturnos.

Como você se sente com uma situação dessa? Fica tomado de uma ira profunda, misturada com angústia e compaixão? Processaria a mãe? Daria parte na polícia? Gritaria com a pessoa que foi insensível?

Você pode se perguntar: “ Quem seria tão desumano para fazer tal atrocidade?”

A resposta a essa pergunta talvez lhe surpreenda. Tal pessoa pode ser você!

- Aí você pode dizer: “ Eu nunca faria algo assim!”

A questão é a seguinte: Cada vez que você ignorou os recém nascidos em Cristos, aquelas pessoas que levantaram a mão orando pela primeira vez a oração de entrega, que foram gerados por você ou pela igreja, você fez ou como a mãe desnaturada ou como a pessoa insensível.

Aí você pode argumentar: Mas, na parte espiritual as coisas não são bem assim. Ou, as coisas espirituais não podem ser levadas tão a sério assim.

Infelizmente essa é a forma de entender da maioria dos membros da igreja. Para eles basta pregar ou levar um visitante ao culto; aí, se a pessoa se converte a Cristo, está feito o papel deles. Muitos não vêem o recém convertido como recém nascido, um bebê em Cristo, fraco, frágil, exposto a todo tipo de cães, ratos, chuvas e frios espirituais, e que necessita urgentemente de cuidado e alimento espiritual. O recém nascido espiritualmente tem necessidades como o recém nascido natural, ele precisa urgentemente de alguém que cuide dele; alguém que dê proteção, alimento, amor e aceitação.

Então eu sou responsável por cuidar de meu irmão espiritual?

Foi exatamente essa a resposta que Caim deu para Deus no início da história do homem, em Gênesis 4:9. Deus perguntou para ele: “ Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; 

acaso, sou guardador de meu irmão?”






Hoje Deus pergunta: “Onde está o seu irmão fulano?” . Esperamos que você não dê uma resposta como Caim deu. Ignorar as necessidades espirituais do irmão recém nascido é virar as costas para ele permitindo lobos, cães e ratos se aproximarem dele e o devorarem, perecendo por toda a eternidade.

ANANIAS UM EXEMPLO DE CONSOLIDADOR (TUTOR):
Na Bíblia temos vários exemplos de irmãos que foram guardadores, acompanhantes, alimentadores, verdadeiras babás ou mães ou pais de recém nascidos em Cristo. Talvez o exemplo mais interessante seja o de Ananias, que foi aquele que protegeu, alimentou, guardou, acompanhou e ensinou os primeiros passos de Saulo que crescido se tornou o Paulo apóstolo.

Atos 9:3-5 – Mostra que Saulo a caminho de Damasco encontrou-se com Jesus, ouviu o Senhor falando com ele, e se converteu caindo de joelhos, chamando-O de Senhor. Nesse momento nasceu uma nova criatura em Cristo Jesus, e esse bebê não podia enxergar e precisou que o pegassem pela mão e o levassem para a cidade de Damasco (Atos 9:8).

Ao mesmo tempo o Senhor falou com um discípulo (discípulo dos discípulos) chamado Ananias (Atos 9:10), chamando-o para acompanhar (consolidar) Saulo (Atos 9:11-16). No verso 17 Ananias vai em direção a Saulo, embora temeroso, uma vez que Saulo perseguia e mandava matar cristãos, entra na casa em que Saulo estava, chama-o de irmão(At.22:13), sensibilizado com o estado em que Saulo estava, e lembrando o chamado do Senhor, impôs as mãos sobre Saulo, orou por ele para que fosse cheio do Espírito Santo. Em Atos 9:18 pelo poder da oração, Saulo é liberto da cegueira, e logo depois batizado pelo próprio Ananias. No verso 19, vê-se que Ananias levou Saulo para participar de uma reunião em que outros discípulos estavam reunidos, agora de Damasco. Só depois, no verso 20 Saulo começou a ir ao templo onde pregava. Note nos versos 22 e 23 que Saulo ia se fortalecendo, e demorou muitos dias com os irmãos em Damasco, e no verso 25, Saulo chegou ao ponto em que tinha discípulos que o livraram de perseguição e morte.

Podemos destacar que Ananias como servo e discípulo do Senhor:

a) Ouviu o chamado para consolidar a fé de Saulo,

b) Ouviu o endereço dado pelo Senhor, para localizar Saulo (Rua Direita),

c) Embora um pouco contrariado, obedeceu e foi imediatamente,

d) Entrou na sala como autoridade enviada pelo Senhor,


e) Orou por ação do Espírito Santo sobre o Saulo (Deus respondeu com cura e libertação),

f) Batizou Saulo,

g) Levou Saulo para participar de um Grupo de Convivência, onde outros irmãos iriam contribuir para a consolidação da fé de Saulo.

h) E Saulo se fortaleceu estando com os irmãos e fez discípulos que o protegeram e livraram.

Será que se Ananias tivesse ouvido a carne, os temores, e ficado em sua casa apenas orando pelo Saulo, haveria o Paulo apóstolo e autor de vários livros da Bíblia?

Ananias não imaginava quão longe iria aquele recém convertido. Quanto cresceria aquele bebezinho que Deus estava colocando dos seus braços para cuidar e consolidar.

É possível que muitos dos novos convertidos, que estão próximos de você hoje, sejam os apóstolos das próximas gerações. Você já pensou nisso? Já pensou que aquele que levanta as mãos aceitando a Jesus seja um bebê que tem necessidades de bebê e de alguém para acompanha-lo, e você é um dos que viu ele nascer? Você pode estar matando o mover de Deus da próxima geração, simplesmente por não se comprometer em proteger, alimentar, e consolidar esse bebê em Cristo Jesus.
Já é tempo de mudar a história de bebês nascendo e morrendo por abandono!

Estamos lhe convidando para a tarefa muito necessária e empolgante no Reino de Deus: Ser um Tutor ou Consolidador de recém nascidos (fase Ananias).

Segundo os dicionários Michaellis e Aurélio Buarque de Holanda,

Acompanhante é apenas aquele que acompanha e dá assistência a idosos ou enfermos, mas Tutor é mais que acompanhante, é aquele que protege, defende, e é também uma estaca (agronomia) que cravada no solo, apara, segura e ajuda a planta a crescer retamente.

Daí vem também a palavra instrutor, só que o instrutor não tem compromissos além de instruir por alguns momentos em um período de tempo, digamos, como aulas esporádicas ou fixas de uma ou duas horas por semana.

Ser um Tutor é ser mais que um instrutor, é além de ser um instrutor, um amigo, um companheiro que estende a mão para dar os primeiros passos na vida cristã, nos momentos difíceis sustenta, apóia, nos momentos de angustia, é um ombro para apoiar e chorar, alimenta, e ajuda a crescer na direção correta.

Vamos fazer um paralelo entre o trabalho de tutor e de Ananias, e o que Deus espera que façamos na obra dEle, para que as vidas não se percam. Devido ao fato que a palavra tutor tem sido usada de várias formas, algumas vezes deturpando o significado, vamos usar a palavra “CONSOLIDADOR”, com base na passagem de Colossenses 2:6-7

Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.

O pastor César Catellanos comenta em um livro da pastora Claudia Fajardo (Colômbia) que uma das dificuldades mais preocupante que tem encontrado em várias igrejas ao redor do mundo é a necessidade de fechar a porta traseira das igrejas, por onde muitos dos crentes se vão. Diz ele: “essa é uma das dificuldades mais graves da igreja: reter o fruto, mesmo o obtido nas grandes campanhas evangelísticas”. Para Castellanos e outros pastores de grandes igrejas (USA, El Salvador, Brasil) a consolidação é a fechadura da porta dos fundos da igreja. A consolidação é a estratégia necessária para edificar e firmar os novos convertidos.

Veja um exemplo no início da igreja de Atos, no capítulo 2:41,42 e 47b.

1Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. 42E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. ..... tomavam suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

Note que aqui temos uma receita formada de princípios: verificou-se em primeiro lugar a entrega, quantos eram, e logo depois vem o batizar, doutrinar o novo crente, vem também o companheirismo, o comer juntos, santidade, e a oração.

VOCÊ É FUNDAMENTAL NA ETAPA ANANIAS DE CONSOLIDAÇÃO (TUTORIAMENTO):

Note o que Jesus disse sobre o nosso papel no Reino dEle, em João 15:16:

“Vós não me escolhestes a mim, mas eu que vos escolhi a vós, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos conceda”

Aí está explícito o propósito de Deus para as nossas vidas: IR, DAR FRUTOS e FRUTOS PERMANENTES. Aqui estão as bases para os degraus da igreja em Grupos de Convivência: Ganhar e Consolidar.

Com o evangelismo ganhamos vidas para Cristo, saqueando o inferno, e geramos frutos, frutos espirituais, NOVAS VIDAS: CIDADÃOS DO CÉU. Mas é necessário que esses frutos permaneçam e não murchem nem morram, e isso deverá feito na nossa Comunidade, através do processo de Consolidação à partir do momento em que a pessoa levantou as mãos aceitando entregar sua vida a Jesus Cristo.

É interessante notar que Deus não fez o trabalho de consolidação com Saulo, e nem usou anjos para faze-lo. No caso de Saulo, o próprio Jesus apareceu a Saulo e ganhou a vida de Saulo para Ele na estrada de Damasco. Mas o tutoriamento(consolidação) foi delegado a homens. Deus ordenou que um homem, Ananias, fizesse o papel de tutor(consolidador), apesar do medo de enfrentar um assassino de crentes.

Muitas vezes o crente ora pedindo a Deus por um milagre ou conversão, e imagina o milagre segundo o seu ponto de vista, acha que Deus vai responder por um trovão ou raio, ou mandando um anjo pra dar a palavra de salvação. No meio da fornalha Deus não mandou água ou extintor de incêndio (Dn.3). Veja em Atos 22:10,11 que o próprio Jesus falou a Saulo que em Damasco algumas pessoas iriam dizer-lhe o que fazer, e essas pessoas seriam justamente aquelas que ele, Saulo, estava perseguindo. Devemos aprender com isso, que: Deus tem seu modo de tratar a questão, e que eu e você podemos ser muito importantes dentro dos planos de Deus para levar a palavra de salvação e edificar a fé de alguém que pode vir a ser um grande apóstolo de Deus. Não podemos descansar mesmo que a pessoa recém convertida tenha tido uma experiência muito forte com o Senhor.

Estudando a vida de Ananias podemos identificar cinco características do coração e vida de um tutor (consolidador) de recém convertidos.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO CONSOLIDADOR (TUTOR) DE RECÉM CONVERTIDOS:

1) UMA VIDA DE ORAÇÃO E INTERCESSÃO:

Você foi chamado para ser tutor ou consolidador como Ananias, então deve ter uma vida de oração, pois na oração que o Senhor se comunica, dá sabedoria e ouve as petições. Você é o primeiro intercessor diante de Deus como cuidador desse irmão. Interceder é colocar-se no lugar do outro, e como o bebê em Cristo ainda não sabe falar direito, você é o seu intercessor. Deve colocar-se no lugar dele, interessado no seu bem estar, alegria, vitórias. As vezes a intercessão é comparada com dores de parto. Paulo diz em Gálatas 4:19 que ele sofria dores de parto para que Cristo fosse formado em seus filhos espirituais. Isto é, seus filhos fossem fortalecidos e edificados em Cristo, como rocha principal de alicerce, de modo que o caráter de Cristo fosse formado nos filhos espirituais. Sendo assim:

a) faça desse novo convertido uma prioridade nas suas orações. Ore por ele todos os dias.

b) Procure conhecer-lo e saber as suas necessidades para que você possa se colocar no lugar dele em intercessão.

c) Você deve ser modelo, se responsabilizando diante de Deus para ensina-lo a orar. Deixe que ele o veja orando, faça orações para que ele possa repeti-las junto com você.

2) 2) COMPAIXÃO – Amar com intensidade:
A palavra paixão inicialmente significou sofrimento ou padecimento. Depois ao longo do tempo essa palavra foi sendo usada para falar sobre o forte sentimento de abatimento de pessoas interessadas ou atraídas para alguém do sexo oposto, daí surgindo a palavra apaixonada como amando a alguém. O sofrimento de Jesus na cruz por nós é chamado de paixão de Cristo, porque foram momentos de profundo sofrimento, por amor.

A palavra compaixão significa: com+paixão. Ou seja, significa que uma pessoa tem compaixão da outra porque ela está sentindo o sofrimento da outra, ou sofre junto, e chora junto ou toma medidas para minimizar aquele sofrimento.

O amor e a compaixão foram a chave do sucesso de Cristo; e esse amor foi manifesto desde o momento em que Ele deixou o Seu trono na glória para vir à terra, e fazer-se como um de nós, trazer as boas novas do Seu evangelho. Jesus Cristo esqueceu-se de Si mesmo e pôs-Se no lugar das pessoas, vivendo com elas suas aflições ou problemas, identificando-se com elas. Sua prioridade foi amar suprindo as necessidades daqueles que a Ele se achegavam.

Só sabendo o grau de sofrimento de uma pessoa no inferno é que vamos ter misericórdia e grande interesse em resgatar as vidas perdidas. Em João 20:21 Jesus disse: “assim como o Pai me enviou, eu vos envio” ; receba essa incumbência de amar com paixão aos que se aproximam de você. Ame com tal intensidade até que o perdido se interesse em ter uma vida como a sua.

3) 3)TER UMA VIDA DE TESTEMUNHO:

A Bíblia diz que Ananias era “piedoso” e tinha “bom testemunho” (Atos 22:12). Devemos ser assim, se quisermos ser consolidadores (tutores espirituais) dos recém convertidos, uma vez que o consolidador é o primeiro referencial e modelo para o recém convertido.

Neste particular, devemos pedir ao Senhor sabedoria e “pés” firmes para não ser motivo de tropeço, e em vez de atrair, espantar a pessoa da igreja. Sendo assim, devemos procurar ser curados na alma (cura interior), receber a fôrma de Cristo, procurar conhecer quais as manias e costumes que não agradam ao Senhor, rejeitar e lutar contra os velhos costumes que faziam parte do velho homem, se sujeitar à conselhos de irmãos e principalmente à Palavra de Deus.

Sempre perguntar a si mesmo(a): Jesus faria isso que pretendo fazer? Ou Jesus falaria isso que estou falando? Procure ser um exemplo e representante de Jesus com seus vizinhos, amigos, parentes e consolidando.

4) SUBMETER-SE À TRANSFORMAÇÃO DO CARATER:

O cristão deve ter uma vida em constante transformação, buscando cada dia ser mais parecido com Cristo. Devemos procurar tirar da nossa mente e coração costumes, manias, pensamentos, princípios e valores do antigo modo de viver, que não se ajustem ao modelo de Cristo. é o que disse o apóstolo Paulo em Romanos 12:2:

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Temperamento, personalidade e caráter nos formam, e as palavras “nãos vos conformeis com este mundo” se referem a não aceitar o que é comum ou que foi ensinado como verdade na nossa mente, embora tenha vindo muitas vezes dos pais, avós, professores ou outro tipo de autoridade. A verdade vem de Deus e está na Sua Palavra. Por isso o apóstolo fala em irmos atrás de transformação da nossa mente.

Devemos examinar constantemente o nosso caráter, e se houver algo fora da “fôrma de Deus” devemos nos arrepender e adquirir a nova fôrma, agora de Deus. Para examinar o nosso caráter devemos verificar:

a) Simpatia – devemos adotar uma postura amável e simpática, mesmo diante de circunstâncias adversas.

b) Amor – O mundo tem carência de amor, mostre ao recém nascido que você é filho do Deus amor.
c) Atenção – Seja atencioso, preste atenção às conversas, grave nomes importantes para o recém nascido, situações importantes, ouça mais e fale menos.

d) Palavras de valorização – Abençoe, diga palavras que valorizam o recém nascido. Procure características interessantes, e elogie. Pergunte sobre suas predileções, seus parentes, suas coisas e valorize cada uma delas, mesmo que seja profetizando, como por exemplo: Com Deus fulano será uma bênção.

e) Discrição: seja discreto. Peça a Deus controle para não passar os limites. Não invada a privacidade, não pergunte sobre coisas que notar que a pessoa não deseja conversar. Jamais pressione, nem de impressão de bisbilhoteiro!

f) Paciência: Seja paciente para ouvir, mesmo que sejam tolices. Ouça as perguntas, dúvidas conversas sem criticar, nem demonstrar impaciência.

g) Delicadeza: Seja delicado no trato. Palavras como: “por favor”, “da licença”, “obrigado”, “querido(a)” , “é um prazer servi-lo”, devem fazer parte do seu vocabulário, de modo natural. Ore a Deus, submeta-se a ministrações, para que palavras desse tipo saiam naturalmente.

h) Objetividade: Seja claro e objetivo nas suas conversas. Fale de modo direto de modo que a outra pessoa entenda e sem tomar muito tempo. Basta o necessário. Não seja inconveniente, falando à mais, nem em momentos em que o recém convertido estiver ocupado.

i) Respeito: Mantenha respeito aos pontos de vista contrários. Não discuta questões doutrinárias ou religiosas. Ore em silêncio enquanto o outro fala nesse assunto. Honre a dignidade e a individualidade do recém convertido.

j) Interesse espiritual: Cuidado com as tendências da carne e rejeite qualquer interesse desvirtuado (coisas, dinheiro, etc) ; lembre que a maior vitória é você ajudar a levar essa pessoa para o céu.

5) COMPROMISSO COM O REINO - INTERESSE EM SELAR O RECÉM CONVERTIDO COMO FILHO DE DEUS:

Veja que imediatamente após ter orado por Saulo, e o mesmo ter recuperado a visão, Saulo foi convidado a ser batizado (At.9:18). O Batismo é um ato físico que confirma uma disposição e tomada de decisão na vida do novo crente. É como um selo a ser colocado no recém nascido; ou como vestir a camisa de Cristo diante de homens e de anjos. Outros momentos semelhantes em que a pessoa se converteu, e tomou a decisão de ser batizado, e foi batizado, estão em Atos 8:27-39 (batismo do eunuco) e em Atos 16:33(batismo do carcereiro e sua família). Note que o consolidador participou do batismo do recém convertido; assim, aquele que estiver consolidando o recém nascido em Cristo deve participar do seu batismo, tornando-se co-responsável por ele diante de Deus. Deus está lhe confiando uma vida e espera que você cuide dela com carinho e responsabilidade, levando-a a se comprometer com Ele. Por isso:

a) Esteja certo que o recém convertido entendeu o significado do batismo (4ª. Lição da escola Gênesis)

b) Ajude-o nos dias que antecedem ao batismo orando com ele e por ele; e tirando dúvidas com relação a forma e roupas para o momento.

c) Desça junto com ele às águas para ministrar o batismo junto com o pastor.

d) Ajude-o a entrosar-se com os membros do GC.

6) 6) RECONHECER O CHAMADO:

Quando a ovelha ouve a voz do Bom Pastor, e é de fato do rebanho dEle, ela ouve a voz, reconhece e segue ao Pastor, foi o que Jesus falou em João 10:27.

Ananias não teve dúvidas do chamado do Senhor. Teve medo, mas não teve dúvidas que era o Senhor que o estava chamando, e nem teve dúvidas que era para ir até a casa onde estava Saulo.

Jesus, antes de subir ao céu, disse que enviava os discípulos para fazer discípulos, e os discípulos dos discípulos deveriam fazer o mesmo, pois desde que aprenderam dos seus discipuladores o que Jesus ensinou, estariam repassando os mesmos ensinamentos. Se você é filho de Deus, e tem Jesus Cristo como Senhor da sua vida, saiba que Jesus tem uma comissão para você, um chamado:

18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século

Uma comissão para você e para mim, com uma promessa: estarei convosco todos os dias! Não tem jeito de fugir dessa comissão. Se você é cristão, reconhece a autoridade de Jesus, deve encaixar-se nessa engranagem: ser discipulado e fazer discípulos, ensinando o que Jesus ensinou.

7) 7) DISPOSIÇÃO E ZELO:

As palavras do Senhor para Ananias em Atos 9?11 foram? “dispõe-te e vai”, e Ananias imediatamente foi. Isso demonstra que o consolidador deve ser uma pessoa disposta e com zelo para com o comando do Senhor. Colossenses 3:23 fala: “E tudo o que fizer, faça de coração, como para o Senhor, e não para os homens”, isso significa que o Senhor se agrada quando fazemos todas as coisas, tanto no trabalho secular como na Sua obra como se de fato estivéssemos fazendo para Ele, e não para aqueles que nos rodeiam. Devemos faze-lo como se Jesus estivesse conosco, ao nosso lado, abanando a cabeça afirmativamente, em concordância. Não podemos pensar em fazer essa obra imaginando ser elogiados, ou valorizados, ou engrandecidos. Somos apenas servos, e o nosso Senhor é quem deve ser elogiado e exaltado. Animo, Empenho e Paixão devem ser o nosso combustível para caminhar como bons servos, mas lembrando que dependemos dEle inclusive para respirar.

A disposição se reflete na atitude que temos ao escutar a voz de Deus, e sermos sensíveis à direção dada por Ele. Isso não implica que vamos sair por aí impondo as mãos em qualquer pessoa ministrando libertação, guiados por impulso. Isso só traz confusão e medo do novo crente.

Zelo é cuidado, carinho, esmero. O zelo pelas vidas que Deus está dando nas mãos da igreja deve ser muito grande, então deve-se ter o maior zelo e esforço para não perde-las. É bom lembrar que Deus nos alerta para não relaxar no serviço dEle; veja Jeremias 48:10 - “Maldito aquele que é relaxado no serviço de Deus!” . Todo esforço e empenho deve ser dado para que levemos o recém convertido aos pés do Senhor; é como se nossa vida dependesse disso, por isso devemos tomar todo cuidado com a negligência.

Assim, não podemos ser negligentes com os compromissos marcados, nem relaxar na pontualidade. Não desmarque um encontro na última hora, a não ser que haja uma razão muito especial e inadiável.

8) LEVAR A PALAVRA E ESTAR PRONTO PARA RESPONDER A RAZÃO DA SUA FÉ:

Como consolidador você deverá ser um modelo para o bebê em Cristo, e a sede da Palavra de Deus que você tiver, será transmitida para ele. Para ele a Palavra de Deus é um mistério, e muitas coisas são obscuras na Bíblia. Você deve se empenhar por conhecer mais e mais a Palavra de Deus, estudando-a, fazendo cursos e meditando nela. É muito importante você ter consciência do porque das doutrinas cristãs, e porque você crê nelas. Veja I Pedro 3:15

“..estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”

Além de responder a perguntas, e ensinar detalhes do dia-a-dia cristão, provavelmente você será a pessoa que terá a responsabilidade de ensinar a Palavra de Deus ao novo convertido, através do curso Gênesis. Você vai ajudar o recém nascido a conhecer a Deus, e pouco a pouco você será a pessoa que trará a revelação dos princípios do Senhor para ele. Sendo assim,

a) Prepare-se antes de ministrar ao recém convertido conhecendo detalhes de cada lição da semana, sendo ou não você a pessoa que dará a lição.

b) Esteja aberto(a) para ajuda-lo em suas dúvidas, sejam elas de qualquer tipo que for. Pesquise.

c) Certifique-se de que ele está lendo as lições do curso “Gênesis” .

d) Confira se ele já adquiriu a Bíblia, se for o caso de pessoa sem recursos, procure orientação com seu discipulador sobre a possibilidade da compra de uma Bíblia.

e) Oriente-o na leitura de um dos evangelhos, e acompanhe as leituras, tirando dúvidas.

2) 9) GUERREAR PELO RECÉM CONVERTIDO:

Efésios 6:12-18 fala sobre a batalha espiritual que temos que enfrentar no dia-a-dia, e o recém convertido também vai estar passando por lutas, principalmente pelo fato que foi sacado das mãos do diabo recentemente, e o diabo não quer perder ninguém. Então o seu papel como consolidador é também de batalhador pelo recém convertido.

Batalhe em oração e jejum para que o diabo não toque e muito menos arrebate de volta essa vida. A sua intercessão é muito importante. Lute para que o novo convertido fique livre das amarras e cadeias espirituais malignas. O apóstolo Paulo disse em Romanos 15 que todos nós precisamos da oração uns dos outros, e principalmente que outros irmãos entrem em luta, guerra mesmo, contra o inimigo, em favor de nós. Veja

Rom. 15:30 “E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, quecombatais comigo nas vossas orações por mim a Deus,”

Se foi você que apresentou Jesus Cristo para o recém convertido, e ele aceitou a Cristo como único e absoluto Senhor, então você é o pai ou mãe espiritual dele; então nesse caso, além de cuidar como consolidador, você tem a responsabilidade de pai (ou mãe) diante de Deus, e deve lutar por ele como principal intercessor, entrando na brecha entre ele e o diabo, para lutar pelas causas dele.

Oriente para que o recém convertido tenha completo arrependimento, fazendo a quebra de vínculos das trevas, concluindo assim o passado. Oriente para que não deixe de congregar, para que procure reuniões de orações. Oriente também resistir as tentações do diabo com a Palavra e ensine a orar e jejuar.

10) VIGIAR PELO RECÉM CONVERTIDO:

Deus está confiando a vida de uma ovelha nas suas mãos, e por isso você deve lembrar que sua função é muito importante. É como uma mãe ou babá que fica de ouvidos e olhos atentos para quaisquer necessidades do bebê. Todas as características vistas até aqui estão ligadas e podem ser resumidas em duas atribuições: Guardar e vigiar. Você foi escolhido para guardar o recém convertido que lhe foi confiado, e vigiar para que ele não sofra quedas, não seja atacado e não se perca. Assim você deve:

a) Encontrar-se uma vez por semana, para orar e saber de suas necessidades de oração. No caso de ministrar o curso Gênesis você estará alimentando e cuidando.

b) Mantenha contato com ele por telefone, durante a semana. Ligue para abençoa-lo, para transmitir uma passagem bíblica, uma mensagem fonada (use o serviço de telemensagem da igreja), etc.

c) Ligue para ele no dia da reunião do GC, de preferência no período da manhã ou almoço lembrando-o do horário da reunião.

d) Sempre que possível procure leva-lo às reuniões, ou chegar junto, ou combinar para se encontrarem na porta da igreja, para estarem juntos.

e) Observe se antigos amigos o estão procurando, se tem havido tantativas de puxa-lo de volta para o mundo. Guarde-o, aconselhe e proponha alternativas junto com você ou com os irmãos.

f) Seja um canal de amor para ele, pois é através de você que ele vai experimentar o amor de Deus.

g) Ame-o mesmo que ele erre, ame-o incondicionalmente, pois ele é uma criança em Cristo.

PREPARO PARA A PESSOA QUE DESEJA PARTICIPAR

DA EQUIPE DE CONSOLIDAÇÃO
SANTIDADE: Quem aspira ser usado por Deus na Consolidação deve buscar a santidade - ser santo – O consolidador vai transmitir seus valores, unção, e caráter. Deus escolhe instrumentos limpos, para que possa fluir na Obra. Deus não mistura o santo com o profano, nunca derrama de Sua presença e Unção em um vaso sujo. É UMA CARACTERÍSTICA FUNDAMENTAL PARA SER USADO POR DEUS.

COMPAIXÃO: Paixão significa sofrer à compaixão = sofrer junto com. O sucesso do ministério de Jesus foi o amor. Sendo filhos de Deus, devemos esquecer-nos de nós mesmos e por-se no lugar das pessoas, vivendo com elas suas aflições, seus problemas, e identificando-se com elas. O Senhor está lhe chamando para cooperar no suprimento das necessidades dos que se achegam a você. Atos 2:41-47 mostra o início da igreja, com os irmãos comendo juntos, compartilhando necessidades e até vendendo propriedades para ajudar os mais carentes.

CONHECER A PALAVRA: Manter-se em total e completa dependência da Palavra, tanto para alimentar-se como para obter sabedoria e crescimento espiritual, e alimentar o consolidando. Lembrar que as perguntas feitas pelo consolidando só podem ser respondidas com a Palavra (Mt.4:4, IPe 3:15)

DISPOSIÇÃO: Uma das coisas que mais agradam ao Senhor, é que façamos nossa tarefa na Obra, como sendo para Ele, e não como sendo para aqueles que nos rodeiam – Col. 3:23 – “ E tudo que fizerdes, faça de coração como sendo para o Senhor, e não para os homens” . Isso não significa que vamos nos deixar levar pelos impulsos, ou pela voluntariedade da alma. Devemos fazer como Ele faria. Como se Ele estivesse em nosso lugar. Com paixão, fogo, empenho e zelo. Cuidando para que não haja relaxo (Jr.48:10), mas sim com empenho, como se nossa vida dependesse disso.

ORAÇÃO: Se há algo que devemos nos tornar especialistas é na oração. É por meio dela que ganhamos batalhas. Os nossos sonhos e alvos só serão materializados quando primeiro conquistarmos no mundo espiritual. Grandes igrejas no mundo mostram que cresceram porque primeiro deram importância e atenção à oração. Persevere na oração, participe de grupos de oração, incentive outros a participarem, tanto na igreja como nos Grupos de Convivência. – O que vem a mim de modo nenhum o lançarei fora (Jo.6:37) . Clama a mim e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes (Jr. 33:3)

FAZER O SEMINÁRIO DE TREINAMENTO: Cuidar de um recém nascido pode ser feito de várias formas, mas quando a mãe ou babá, tem uma experiência anterior ou treinamento, o cuidado é feito com muito maior eficiência. É ideal que todos os membros da igreja e principalmente pelo menos um do GC sejam treinados para participar de um ou mais passos da “ consolidação”. O seminário deverá ser de um período de um final de semana (?)

LER E ESTUDAR O MANUAL DE CONSOLIDAÇÃO: Fases: Ganhar, Consolidação I, Consolidação II (Acompanhamento Ananias), Batismo, Escola Gênesis, Encontro com Deus.

O disipulado

O Discipulado na realidade começa no momento em que o recém convertido tem uma pessoa o acompanhando para fazer a consolidação. Mas chamamos apenas de discipulado quando termina o período de consolidação, e o consolidando tomou a decisão de ser batizado. Nesse momento deve-se ministrar ao recém batizado algumas lições com base na apostila “Ser e Fazer discípulos”, para que o mesmo tenha noção mais clara do que é ser um discípulo, e oferecendo ao mesmo a opção de escolher ser um discípulo de determinado irmão.
A pessoa só poderá ser discipulada se freqüentar um grupo de convivência e seu discipulador também.

Ninguém poderá ser discipulador se não for discípulo de alguém, oficialmente instituído.

O discipulado deverá iniciar dentro do GC, e sempre visando o crescimento espiritual, emocional e físico do discípulo, e com vistas a gerar novo GC.

A base do discipulado é:
Jesus Cristo é o modelo,
É pegar alguém ao nível de vale e leva-lo ao nível de montanha,
O relacionamento deve ser de amor, dentro dos ensinamentos Bíblicos,
Um caminhar em aliança e fidelidade,
Ensino e instrução visando o crescimento para realizar a obra que o Senhor nos deixou,
Assumir a herança de um manto, andando no mesmo espírito, sempre tomando Jesus como modelo principal.
O discipulador deve evitar a superproteção, e pelo contrário, haver proteção a nível espiritual para que o discípulo cresça. Vigiar o discípulo o tempo todo compromete o crescimento,
Embora deva existir forte vínculo entre discipulador e discípulo, nunca se deve permitir controle da liberdade do discípulo.
Deve haver equilíbrio nos conselhos e tomada de decisões. Evitando dependência, levando o discípulo a tomar decisões pela própria análise do que o modelo Jesus Cristo faria naquela situação. (no início pode haver certa dependência pela ignorância dos princípios bíblicos, mas essa dependência não pode continuar como no início. O nível e intensidade de dependência deve cair ao longo do tempo, mostrando um discipulado sadio e crescimento genuíno do discípulo).
Deus é que é Deus, e o discipulador nunca pode manipular ou se tornar senhor do discípulo.
Nunca violar a privacidade do discípulo. O respeito e amor verdadeiro nos leva a respeitar as privacidades. Essa área é do Espírito Santo de Deus.
Nunca usar conselhos ou filosofias vindas de livros, sem compara-las com a Bíblia. A Bíblia é o prumo a ser seguido.
Outros assuntos estão na Apostila “Ser e fazer Discípulo”

Voltar para página 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário