24 de novembro de 2014

Estudo Bíblico para Adolescentes e Jovens Lição 16

Não Seja Enganado
Bíblia Onlinedeste site.
Atividade Nº 1 

Ler no grupo Mateus 24:3 a 14 e 25 a 31.

a. Versículo 5

“Porque ____________ vão aparecer _____________ ser

eu e dizendo: "Eu sou o _____________!" E enganarão

______________ pessoas.”


b. Versículo 11

“Então muitos ____________________ ________________ aparecerão e _________________ muita gente.”


c. Mateus 7:20

“Portanto, vocês ______________________ os falsos _____________ pelas ________________ que eles ________________.”


A Bíblia avisa que precisamos ter cuidado com pessoas que tentarão nos enganar, fingindo ser seguidores de Jesus, mas ensinando e fazendo coisas erradas. Neste estudo nós vamos ver quatro heresias - mentiras - que a Bíblia nos adverta a
rejeitar. Lembre sempre que nossa guerra não é contra as pessoas que ensinam estas coisas, mas sim, contra o engano e as mentiras que estas pessoas pregam.

---------------------------------------------------------------------------------
Atividade Nº 2

a. 1 João 4:2 e 3

“É assim que vocês poderão saber se, de fato, o ____________ é de Deus: quem afirma que ___________ ______________ veio como um ser _____________ tem o Espírito que vem de
______________. Mas quem ___________ isso a respeito de ______________ não tem o _________________ de Deus; o que ele tem é o espírito do _____________ de Cristo. Vocês
ouviram dizer que esse ________________ viria, e agora ele já está no _________________.”


b. 2 João versículo 7

“Muitos ___________________ têm se ___________________ pelo mundo, afirmando que ______________ ______________ não __________ como um ser _____________. Quem faz
isso é o _________________ e o _____________ de Cristo.”


João estava advertindo as igrejas que uma heresia daquela época dizia que Jesus

não veio como um ser humano, um homem. Até hoje algumas pessoas negam que Jesus veio como um ser humano, mas digam que Ele veio somente ‘em espírito’. Outras pessoas negam que Jesus de fato vivia na terra como homem. A Bíblia, porém, afirma, que apesar de ser 100% Deus, Jesus veio em forma de homem, sendo também 100% homem.

---------------------------------------------------------------------------------
Atividade Nº 3

a. 2 Timóteo 2:17 e 18

“As coisas que os _____________ mestres ______________ se espalham como a ______________. Dois desses mestres são Himeneu e Fileto, os quais ______________________ o
caminho da _______________. Eles afirmam que a nossa __________________ já ________________ e assim estão___________________ a _____ cristã de alguns.”

Na sua segunda carta ao Timóteo, Paulo está avisando sobre uma heresia que disse que a ressurreição (e a volta de Jesus) já tinha acontecido. A Bíblia mostra que naquele dia quando Jesus voltará, todos saberão que Ele voltou (Mateus 24:23 a 27) e que nós não devemos acreditar se alguém dizer que Jesus já voltou.

---------------------------------------------------------------------------------
Atividade Nº 4

a. 1 Timóteo 4:2 e 3

“Esses _________________ são espalhados por pessoas hipócritas e ______________, pessoas cuja consciência está ______________ como se tivesse sido ___________________ com ferro em brasa. Essas pessoas ensinam que é errado _____________ e que é errado ____________ certos
_________________. Mas Deus ______________ esses _____________________ para que aqueles que ______________ e conhecem a ___________________ os comam depois de terem feito uma oração de ______________________.”

Aqui Paulo está explicando que as pessoas que proíbam o casamento ou proíbam que a gente coma certos tipos de alimentos, por motivos ‘espirituais’, não estão ensinando a verdadeira mensagem de Jesus. O verdadeiro evangelho não tem estas ‘regrinhas’.

---------------------------------------------------------------------------------
Atividade Nº 5

a. 2 Pedro 2:1 a 3

“No passado apareceram falsos _______________ no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos ______________ entre vocês. Eles ____________ doutrinas _________________ e ____________ e _________________ o _______________ que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida _________________. Mesmo assim, _______________ gente vai imitar a vida __________________ deles, e por causa desses falsos ___________ muitas pessoas vão falar _________ do Caminho da _____________. Em sua ambição pelo ________________, esses ____________ mestres vão ______________ vocês, contando histórias _____________. Mas faz muito tempo que o _____________ está alerta, e o Destruidor deles está bem_____________.”


Nesta carta o Apóstolo Pedro mostra três coisas que identificam os falsos mestres: 


(1) eles não têm Jesus como Mestre (Senhor, dono, patrão) das suas vidas,

 (2) eles vivam uma vida de imoralidade 

(3) Eles estão explorando as pessoas para ganhar dinheiro. Por causa destas pessoas, a igreja de Jesus (“o Caminho da verdade”) está mal-falada pelas pessoas do mundo.




 Estudo Bíblico para Adolescentes e Jovens Lição 1
























 Estudo Bíblico para Adolescentes e Jovens Lição 25




 Estudo Bíblico para Adolescentes e Jovens Lição 30






Nenhum comentário:

Postar um comentário