24 de novembro de 2014

Estudo Bíblico para Adolescentes e Jovens Lição 8

A Santa Ceia 

Bíblia Onlinedeste site.
Atividade Nº 1 
Ler no grupo Lucas 22:14 a 23. 
a. Versículo 19 

“Depois pegou o ___________ e deu ____________ a ___________. Em seguida partiu o __________ e o deu aos 

apóstolos, dizendo: —Isto é o meu _____________ que é __________ em favor de vocês. ___________ isto em 

_______________ de mim.” 


b. Versículo 20 

“Depois do ______________, do mesmo modo deu a eles o _______________ de ___________, dizendo: —Este cálice é a nova _____________ feita por __________ com o seu povo, aliança que é ______________ pelo meu _______________, __________________ em favor de vocês.” 


Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas todos relatam que, na mesma noite em qual Ele foi traído e preso, o Senhor Jesus celebrou a Ceia da Páscoa com seus discípulos. Depois do jantar, Ele inaugurou o que nós chamamos da ‘Santa Ceia’ - 
convidando os seu seguidores para beber o vinho e comer o pão para lembrar do seu corpo que foi morto e seu sangue que foi derramado para a nossa salvação.
---------------------------------------------------------------------------------
Atividade Nº 2 

Ler no grupo 1 Coríntios 11:23-26. 
Completar: 


a. Versículo 23 e 24 

“Porque eu recebi do Senhor este ______________ que passei para vocês: que o Senhor ___________, na noite em que foi ___________, pegou o ___________ e deu _________ a ___________. Depois ____________ o __________ e disse: “Isto é o meu ___________, que é _____________ em favor de __________. Façam isto em ___________ de___________.” 



b. Versículo 25 

“Assim também, depois do _____________, ele pegou o ____________ e disse: “Este _____________ é a nova _____________ feita por ___________ com o seu __________, aliança que é ______________ pelo meu ____________. Cada vez que vocês ______________ deste cálice, façam isso em ______________ de mim.” 



Nem o Senhor Jesus nem o Apóstolo Paulo falaram sobre quem não poderia participar na Santa Ceia. A única condição imposta a respeito da participação na Santa Ceia é que cada vez que fazemos, lembramos da morte do Senhor Jesus, e examinamos a nos mesmos para ter certeza que estamos entendendo o verdadeiro significado deste ato. 


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade Nº 3 

Ler no grupo 1 Coríntios 11:17 a 22 e 27 a 34. 
Completar: 


a. Versículo 21 
“Pois, na hora de ____________, cada um trata de tomar a sua própria _______________. E assim, 

enquanto uns ficam com ___________, outros chegam até a ficar ______________.” 


b. Versículo 27 

“Por isso aquele que ______________ do pão do ____________ ou ___________ do seu_____________ de modo que ____________a ____________do Senhor estará ______________ contra o __________ e o _______________ do Senhor


A primeira carta que Paulo escreveu à igreja na cidade de Corinto foi escrito para corrigir alguns problemas na Igreja, um dos quais sendo a maneira que as pessoas estavam se comportando durante a Santa Ceia. Vemos que algumas pessoas estavam comendo o pão e bebendo o vinho como se a Ceia fosse uma refeição gratuita qualquer, assim esquecendo que o pão e o vinho representam o corpo e o sangue do Senhor Jesus.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade Nº 4 

a. Versículo 28 

“Portanto, que cada um ________________ a sua ___________________ e então ___________ do pão e _________ do cálice.” 


b. Versículo 31 

“Se _____________________ primeiro a nossa _____________, nós não seríamos _____________ pelo _________________.”


A solução que Paulo deu para a igreja foi que cada um examinasse a sua consciência antes de comer o pão e beber o vinho. Assim, todos lembrem que a Santa Ceia tem o propósito de lembrar e anunciar a morte do Senhor Jesus, e não é apenas uma refeição qualquer. 


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade Nº 5 

Conversar no grupo: 
Você já participou na Santa Ceia?
Se não, você gostaria de participar?
Se o líder do grupo quiser, o grupo pode participar junto numa Santa Ceia. Não esquecem de orar e agradecer o Senhor Jesus por Sua morte para nós na cruz. 

 Estudo Bíblico para Adolescentes e Jovens Lição 1
























 Estudo Bíblico para Adolescentes e Jovens Lição 25




 Estudo Bíblico para Adolescentes e Jovens Lição 30







Nenhum comentário:

Postar um comentário